O alinhamento e o balanceamento do carro devem ser realizados quando o motorista nota um desequilíbrio ao dirigir o veículo. Alguns problemas como a trepidação do volante ao atingir velocidades altas ou a direção do carro puxar para um determinado lado, podem indicar a necessidade de realizar os serviços de correção.
Buracos, lombadas, meio-fios e outros impactos até mais fortes comprometem o alinhamento e o balanceamento das rodas e eixos do veículo. Um carro desalinhado e não balanceado tem um desgaste excessivo dos seus pneus e compromete a segurança do motorista e passageiros.
Dessa maneira, é recomendado realizar os procedimentos de alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km. No entanto, dependendo da maneira e frequência que o motorista dirige, o ajuste dos ângulos das rodas podem ser realizados um pouco antes ou depois.
Além de alinhar e balancear o veículo, há outras partes do carro que precisam ser verificadas nas manutenções periódicas. Acesse nosso blogpost completo sobre revisão automotiva e confira o que precisa ser feito no seu carro a cada 10 mil km.
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são fundamentais para o equilíbrio do automóvel enquanto estiver em movimento No entanto, os serviços não dizem respeito a um mesmo procedimento.
Enquanto o alinhamento corrige e ajusta os ângulos das rodas de acordo com as especificações da fabricante, o balanceamento regula a distribuição de peso entre os conjuntos de pneus e rodas do veículo.
Ao realizar o alinhamento, o motorista evita o desgaste excessivo dos pneus do veículo. Já ao fazer o balanceamento, o proprietário distribui o peso do veículo de maneira igual entre as quatro rodas evitando trepidações ao dirigir.
Um carro desalinhado ou desbalanceado aumenta o consumo de combustível do veículo. Acesse nosso blogpost completo sobre como economizar combustível e confira dicas para otimizar o tanque do seu carro.
O que é o alinhamento?
O alinhamento é a correção dos ângulos das rodas do veículo. Elas devem sempre estar alinhadas verticalmente em relação ao solo e paralelas entre si. Dessa maneira, o ângulo das rodas será o mesmo que o do volante.
O principal benefício do alinhamento é contribuir para uma maior durabilidade do conjunto de pneus. Um veículo alinhado andará de maneira mais suave, com menos resistência ao rolamento dos pneus, já que todos eles estarão alinhados perpendicularmente ao asfalto.
Quando devo fazer o alinhamento do meu carro?
- Quando a direção começa a puxar para um lado;
- Após forte impacto em um buraco ou meio-fio;
- A cada 10 mil km.
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Como as rodas são alinhadas?
Para realizar o alinhamento das rodas do veículo, o mecânico utiliza um equipamento que calcula três tipos de ângulos: a cambagem, a convergência/divergência e o caster.
Cambagem
A cambagem é o ângulo de inclinação da rodas na vertical, que podem estar mais para fora ou dentro do veículo. A cambagem positiva é quando o topo da roda está inclinado para fora do carro e sua base para dentro. Quando as rodas se encontram nesta posição, há um desgaste excessivo das bordas externas dos pneus.
Já a cambagem negativa é o contrário: o topo da roda está inclinado para dentro do veículo e a base da roda para fora. Neste caso, o desgaste ocorre nas bordas internas dos pneus.
O ajuste no ângulo da cambagem é realizado para otimizar o comportamento dos pneus em retas e curvas. Sua desregulagem pode levar ao veículo puxar para um lado ou outro.
Convergência/Divergência
O ângulo de convergência ou divergência é a direção para a qual os pneus estão apontando. Na convergência, as rodas estão direcionadas para um mesmo ponto a frente do veículo. Já na divergência, as rodas apontam juntas para um mesmo ponto atrás do veículo.
Caster
É o ângulo de inclinação do eixo de direção interligado à roda em relação à vertical. De acordo com o portal Webmotors, para medir o ângulo de caster do veículo, é feita uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão com o objetivo de criar estabilidade.
O que é o balanceamento?
Já o balanceamento é um procedimento feito para compensar as diferenças de peso entre as rodas do veículo. O balanceamento pretende equilibrar os lados do veículo com o objetivo de evitar vibrações e prolongar a vida útil da banda de rodagem dos pneus.
Ao deixar o carro parado por muito tempo, é preciso adotar alguns cuidados para preservá-lo. Acesse nosso blogpost completo sobre o assunto e confira as melhores dicas.
Quando devo fazer o balanceamento?
- Ao fazer o rodízio de pneus;
- Ao colocar novos pneus;
- Após forte impacto em um buraco ou meio-fio;
- Trepidação no volante em velocidades acima de 50 km/h;
- A cada 10 mil km.
Como o veículo é balanceado?
De acordo com o portal Quatro Rodas, os pneus podem apresentar variação de diâmetro por terem muita quantidade de borracha. Essa diferença provoca a trepidação que se transmite pela suspensão e reflete no volante do veículo. O balanceamento compensa essa variação ao colocar contrapesos de chumbo na banda de rodagem.
Dependendo da oficina mecânica, o balanceamento do veículo pode ser realizado de duas maneiras: sem retirar as rodas do veículo ou através de um equipamento chamada balanceador de coluna, em que rodas são retiradas.
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento?
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Quanto tempo demora?
O alinhamento e o balanceamento são procedimentos mecânicos simples e não costumam demorar tanto tempo. Calcula-se que os serviços de alinhamento e balanceamento levem, em média, de 2 a 3 horas para serem concluídos.
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