No dia 29 de março de 2020, Curitiba comemora mais um aniversário. Fundada em 1693 como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a cidade só recebeu o nome de Curitiba em 1721.
De lá para cá, o cuidado com o meio ambiente e o planejamento urbano foram as principais orientações durante a construção da atual capital paranaense. E graças à essa histórica preocupação, Curitiba é, hoje, referência internacional em planejamento e mobilidade urbana.
Para celebrar o 327° aniversário da capital paranaense, o Zul Digital traz a evolução do transporte em Curitiba e mostra como políticas como o EstaR Digital e o BRT contribuíram para a cidade. Confira a linha do tempo com as principais mudanças:
Evolução do Transporte em Curitiba
1955 – Transporte coletivo é regulamentado em Curitiba
O serviço de transporte coletivo de passageiros é regulamentado através do decreto 503/55. A cidade seria atendida por 50 ônibus e 80 lotações.
1974 – Criação do ônibus expresso
Considerado um dos mais importantes projetos de mobilidade urbana no mundo, o BRT de Curitiba foi implantado em 1974 e tinha como objetivo facilitar o deslocamento da população pela cidade com faixas exclusivas. Primeiro transporte rápido por ônibus da história, o BRT prometia a mesma eficiência do metrô, mas com um custo menor.
1977 – Primeiras ciclovias da cidade
A capital paranaense começou a construir sua rede cicloviária em 1977 com 118 km. Atualmente, Curitiba conta com mais de 208 km de faixas para bicicletas. No final de 2019, a prefeitura anunciou medida que prevê duplicar a extensão de ciclovias na cidade até 2025.
1980 – Início do Estacionamento Regulamentado (EstaR)
O sistema de estacionamento rotativo de Curitiba, conhecido como EstaR, foi criado e regulamentado em 1° de julho de 1980 pelo decreto de n° 569/1980. Na época de sua implementação, apenas 22 ruas faziam parte da área de abrangência do sistema.
Saiba mais sobre o funcionamento do Estacionamento Regulamentado de Curitiba aqui.
1991 – Início das estações em tubo
O começo da década de 1990 em Curitiba foi marcado pela implantação do pagamento antecipado da Rede Integrada de Transportes. Até hoje, quem quiser utilizar o sistema, precisa acessar uma estação de BRT e pagar antes de entrar. A cobrança feita fora do veículo reduz o tempo de espera dos passageiros a cada parada.
2000 – Integração dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste
Com a Praça Eufrásio Corrêa como ponto central, foram integrados os eixos de deslocamentos em Curitiba. O eixo Leste/Oeste foi remodelado para aceitar veículos biarticulados.
2005 – Tarifa Domingueira
Foi instituída a chamada “tarifa domingueira” na Rede Integrada de Transporte em Curitiba. O valor da tarifa passaria a ser de R$1,00 aos domingos. A proposta não está mais em vigor e durou até 2017, quando já havia sido aumentada para R$2,50. Atualmente, o valor da passagem é de R$4,50.
2009 – Implantação da Linha Verde
Com faixa central exclusiva para ônibus e avenidas paralelas para trânsito rápido de veículos, a linha verde é uma das principais vias da cidade, conectando o sul de Curitiba com o norte do município.
2012 – Implantação de ônibus híbridos
Em Setembro de 2012, a prefeitura de Curitiba substitui 10 veículos da frota de transporte coletivo por Ônibus híbridos para reduzir a emissão de poluentes. Atualmente, a Rede Integrada de Transporte da cidade conta com 30 veículos desse tipo.
2020 – Início do Est@R Digital
Em março de 2020, e no mesmo mês de aniversário da cidade, foi lançado o novo modelo de estacionamento regulamentado da capital paranaense. O EstaR Digital, também conhecido como Est@R Eletrônico, permite que o motorista estacione o carro na vaga rotativa pelo celular. E com o app Zul Est@R Digital, o condutor conta com a melhor solução para regularizar seu carro em Curitiba.
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