A apólice de seguro é o contrato feito entre o segurado e a seguradora. Nesse documento estarão todas as informações importantes sobre o serviço contratado, como também os dados do segurado, do bem segurado e da seguradora.
O contrato descreve todas as garantias, coberturas, direitos e obrigações, tanto da empresa quanto da pessoa que paga pelo seguro. É através da apólice de seguro, que o segurado sabe em quais situações ele terá amparo e poderá contar com algum tipo de indenização da seguradora.
Com o acordo em mãos, o segurado tem a capacidade de provar que tem o direito de receber o reembolso em determinada situação. Sem a apólice de seguro, a pessoa que contratou o serviço não consegue apresentar à seguradora argumentos que provem o direito a indenização.
Dessa maneira, guardar o documento é imprescindível para garantir que tudo aquilo pelo o que você pagou seja oferecido quando surgir algum problema.
O que é uma apólice de seguro auto?
A apólice de seguro auto é o acordo feito entre o proprietário do veículo e a seguradora em que estão determinadas as garantias, coberturas e todas outras condições sobre o serviço contratado.
No documento de apólice, estarão presentes as informações do veículo como placa, modelo e ano. Também devem aparecer na apólice dados sobre o proprietário e, se for o caso, de motoristas que também utilizam o veículo.
Além dessas informações básicas, a apólice do seguro auto determina todas as coberturas contratadas e os serviços de assistência inclusos. Dependendo do seguro contratado, essas garantias podem ser diferentes.
Tipos de assistência de seguro auto:
- Reboque;
- Auto-socorro;
- Chaveiro;
- Pane seca;
- Reparos simples;
- Carro reserva;
- Leva e traz do mecânico;
Tipos de cobertura de seguro auto:
- Roubo e furto;
- Incêndio;
- Alagamentos e eventos da natureza;
- Colisão e batidas;
- Danos materiais a terceiros;
- Perda total;
- Acidentes de passageiros;
- Danos corporais a terceiros;
- Despesas médicas e hospitalares a terceiros.
Quando a apólice é emitida?
As apólices de seguro costumam ser emitidas em até 15 dias após a contratação do seguro. Dentro desse prazo, a seguradora pode acabar rejeitando o contrato por algum motivo de risco. No entanto, até a comunicação da rejeição, o segurado tem a cobertura garantida e poderá ser indenizado em caso de roubo ou furto do veículo.
No verão aumentam os riscos de enchentes e chuvas. Quem tem carro precisa estar atento aos itens que o seguro cobre.
O que deve constar na apólice de seguro auto?
No documento de apólice do seguro auto, devem estar presentes os dados corretos referentes ao segurado, ao tipo de seguro e ao veículo segurado.
- Informações sobre o veículo, como placa, marca, modelo e ano;
- Dados pessoais do proprietário e de outras pessoas que utilizarão o veículo;
- Descrição das coberturas contratadas;
- Indenização para cada cobertura;
- Valor da contratação do seguro, também conhecido como “prêmio”,
- Forma de pagamento.
Veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher o seguro do seu carro no vídeo a seguir.
Alteração na apólice do seguro auto
Caso o segurado pretenda fazer qualquer alteração na apólice de seguro vigente, é preciso realizar o chamado endosso. Ele é fundamental para manter o seguro dentro das condições do contrato e garantir que não ocorra a recusa de uma indenização por conta de dados desatualizados.
Ou seja, qualquer nova informação sobre o segurado ou seu veículo, é necessário realizar o procedimento. O significado de endosso é a transferência de uma propriedade para outra pessoa. No entanto, pode ser entendido aqui como o ato de adicionar informações ao contrato.
Confira alguns casos em que é preciso fazer endosso no seguro:
- Quando o segurado muda de endereço/residência;
- Quando o nome do proprietário do veículo é alterado,
- Quando uma cobertura adicional é contratada.
Entenda o vocabulário da apólice de seguro auto:
Tipo de seguro
Compreensivo: é o seguro completo em que todas as coberturas e garantias estão inclusas.
Terceiros: é o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos contra danos materiais ou corporais (RCFV-DM/DC).
Incêndio e roubo: como o próprio nome já diz, é o seguro que cobre apenas eventos de incêndio ou roubo do veículo.
Fator de ajuste
É o valor percentual que fica ao lado de cada cobertura. O fator de ajuste é aplicado ao valor de referência do veículo segundo a tabela Fipe.
Prêmio
É o valor pago pelo segurado para ter determinada cobertura. Fica ao lado do fator de ajuste. Não é a indenização.
Sinistro
Qualquer evento que represente dano material ao bem segurado.
Franquia
É o valor pago pelo segurado caso ocorra um sinistro parcial.
Classe de bônus
É o desconto dado a cada renovação da apólice em que não tenha ocorrido o acionamento do seguro.
LMI
Limite Máximo de Indenização. É o valor máximo estabelecido no contrato para pagamento de determinada cobertura presente na apólice.
App Zul+: Seguro Auto no seu celular
O usuário do aplicativo Zul+ já consegue consultar o seu seguro pelo celular de maneira muito simples. Caso o motorista já tenha um seguro contratado, ele tem acesso a todos os telefones atualizados de sua seguradora. Desta forma, é possível localizar facilmente o telefone correto quando acontecer qualquer problema com o veículo.
Baixe já o aplicativo Zul+ e tenha a melhor plataforma de serviços automotivos do Brasil em seu celular!