Não receber infrações dispensa o pagamento de multas e ainda pode fazer você ganhar descontos em inúmeros serviços relacionados ao veículo e à CNH, sabia? Isso é possível com o Cadastro Positivo de Condutores, criado para incentivar a boa conduta dos motoristas.
Ou seja, passa a existir uma relação mais positiva entre os condutores e as autoridades de trânsito, promovendo uma cultura de respeito às normas. Desse jeito, todo mundo sai ganhando: motorista, pedestres e autoridades.
Então, quer aprender mais sobre o Cadastro Positivo de Condutores para tirar melhor proveito deste programa? Continue com a gente e veja:
- O que é o Cadastro Positivo de Condutores?
- Qual é a vantagem do Cadastro Positivo de Condutores?
- Quais são os desafios do Cadastro Positivo de Condutores?
- Para que serve o Cadastro Positivo de Condutores?
- Como fazer o Cadastro Positivo de Condutores?
- É possível ser excluído do Cadastro Positivo de Condutores?
O que é o Cadastro Positivo de Condutores?
O Cadastro Positivo de Condutores é um programa nacional de pontuação que recompensa motoristas sem infrações e com bom histórico de condução. Quer dizer, os cadastrados passam a ter um banco de dados que registra todas as informações sobre o comportamento deles no trânsito. Por exemplo:
- multas;
- envolvimento em acidentes;
- pontos na carteira;
- infrações.
Então, os condutores livres de infrações nos últimos 12 meses acumulam pontos positivos em seu cadastro. Com isso, eles podem servir como descontos em serviços relacionados ao veículo e à CNH, impostos e muito mais.
O Cadastro Positivo de Condutores, ou Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válido desde 13 de outubro de 2022.
Qual é a vantagem do Cadastro Positivo de Condutores?
O Cadastro Positivo de Condutores oferece vantagens financeiras diretas para o motorista. Por exemplo, cashbacks, facilidade ao financiar veículos e conseguir melhores condições e inúmeros descontos, como:
- no IPVA e DPVAT;
- em serviços relacionados ao veículo e à CNH, como renovação da carteira de motorista e cursos de reciclagem;
- no valor do prêmio pago para manter o seguro veicular ativo;
- na locação de automóveis;
- em estacionamentos e pedágios;
- etc.
Além disso, o Cadastro Positivo de Condutores oferece outras vantagens, como:
- estímulo à boa conduta – o sistema incentiva os motoristas a respeitarem as leis de trânsito, promovendo um comportamento mais seguro e responsável nas ruas;
- criação de uma cultura de segurança viária – além das vantagens individuais, o Cadastro Positivo contribui para formar uma cultura de segurança viária, valorizando a conscientização sobre a importância do respeito às normas;
- valorização da reputação do condutor – ter uma boa pontuação no Cadastro Positivo de Condutores valoriza a reputação do motorista, o que é especialmente relevante para quem trabalha com isso, como motoristas de aplicativo, taxistas etc.
Quais são os desafios do Cadastro Positivo de Condutores?
O Cadastro Positivo de Condutores apresenta alguns desafios que você precisa conhecer para se aprofundar no assunto. É o caso de:
- privacidade e segurança dos dados – garantir que as informações dos condutores sejam armazenadas e utilizadas com segurança, protegendo a privacidade dos indivíduos;
- resistência à mudança – introduzir um novo sistema sempre enfrenta resistência e alguns condutores podem se opor ao Cadastro Positivo por desconhecimento ou receio das mudanças. Se identificou?
- critérios de avaliação justos – definir critérios justos e objetivos para avaliar o comportamento dos condutores é um desafio. Assim, é preciso evitar qualquer forma de discriminação e assegurar que o sistema avalie equitativamente os diferentes estilos de condução;
- dificuldades na implementação – colocar o Cadastro Positivo em prática envolve desafios, como coletar e armazenar dados e coordenar esforços entre diferentes órgãos. Isso exige planejamento cuidadoso para garantir que o programa funcione bem.
Para que serve o Cadastro Positivo de Condutores?
O Cadastro Positivo de Condutores serve para incentivar ainda mais os motoristas a terem um bom comportamento no trânsito. Assim, junto com a recompensa, esse programa também educa sobre a importância de respeitar o respeito às leis de trânsito, evitando acidentes nas vias.
Como fazer o Cadastro Positivo de Condutores?
Para fazer o Cadastro Positivo de Condutores, siga os passos:
- acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o Portal de Serviços da Senatran;
- clique em “Acessar Cadastro Positivo”
- forneça uma autorização prévia para liberar o seu nome completo e CPF no sistema ao clicar no ícone “Autorizar Participação”, depois, em “Li e concordo com o termo e condições de autorização”;
- ao concluir esses passos, você se registrou no Cadastro Positivo de Motorista.
É possível ser excluído do Cadastro Positivo de Condutores?
Sim! É possível ser excluído do Cadastro Positivo de Condutores, caso você se encaixe nos seguintes critérios:
- tenha a CNH vencida há mais de 30 dias ou cassada;
- dirija mesmo tendo esse direito suspenso;
- cumpra pena privativa de liberdade pelo condutor.
Então, para ser novamente incluído no RNPC, você deve regularizar a situação da CNH. Porém, se receber alguma infração, como multa gravíssima, é necessário esperar mais 12 meses. A atualização do cadastro ocorre todo mês, sempre no 8.º dia útil, podendo fazer com que alguns condutores fiquem de fora.
Consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo
E aí, você entendeu como funciona o Cadastro Positivo de Condutores? Conforme mencionado, ter um bom comportamento no trânsito, como evitar infrações, pode fazer você ganhar pontos. Como recompensa, é possível ter descontos em impostos, seguros, financiamento de veículo etc. Para ajudar você a acompanhar os descontos que pode ganhar com esse programa, consulte grátis IPVA, licenciamento e multas de seu veículo. O processo é rápido e simples: basta acessar o nosso site e inserir os seus dados!