Carros com manutenção barata são excelentes opções para quem deseja economizar seus gastos com o automóvel. Os custos de documentação, revisão, seguro e combustível costumam pesar bastante no bolso do proprietário. Por esse motivo, um veículo mais simples e econômico pode ajudar o motorista a equilibrar seu orçamento.
E para ajudar o condutor a fazer a melhor escolha, o blog do Zul+ preparou uma lista de 10 carros com manutenção barata no Brasil. A seleção a seguir foi realizada a partir do custo benefício de cada um dos veículos mais vendidos no país.
Depois de conhecer alguns dos modelos mais econômicos do país, entre no aplicativo Zul+ e compare o valor de mercado desses veículos com o seu carro. O Zul+ está disponível nas versões para iPhone e Android.
Chevrolet Celta 1.0
Mesmo saindo de linha em 2015, o Chevrolet Celta 1.0 continua como uma das melhores opções econômicas do mercado. Sua versão mais completa e recente (LT 1.0 2014) oferece painel e grades renovadas, direção hidráulica, airbag duplo e freio ABS no valor entre R$23 mil e R$26 mil.
Além do ótimo preço de compra, o baixo custo de manutenção do Chevrolet Celta é outro ponto positivo do carro. O valor de uma revisão de 60 mil quilômetros custa, em torno de, R$800. De acordo com o Uol Carros, a média estimada em gastos com manutenção do Chevrolet Celta é de R$9,5 mil a R$10 mil até os 100 mil quilômetros rodados.
Precisa levar o carro ao mecânico e não sabe onde ir? Acesse nossa matéria sobre como escolher sua oficina e confira as dicas de mecânicos profissionais.
Renault Kwid Life 1.0
Ao substituir o Clio, o Renault Kwid é o grande carro de entrada da montadora francesa atualmente. Apelidado pela fabricante como o “SUV dos compactos”, sua versão 0km mais barata (Life 1.0) custa R$34.990.
De acordo com a Renault, a revisão dos primeiros 10 mil quilômetros do Kwid custa, em média, R$400. A manutenção do veículo ao atingir 40 mil quilômetros rodados fica no valor de R$780. Já as revisões a partir dos 50 mil até os 100 mil quilômetros custam, em média, R$500.
Ford Ka 1.0
Em 2018, o Ford Ka 1.0 foi apontado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor como o carro mais barato de se manter. Atualmente, a versão mais básica do modelo é vendida a partir de R$45.990.
O valor de suas revisões também se encontra dentro dos orçamentos mais econômicos. A manutenção dos 10 mil quilômetros sai por volta de R$449,00. Já a revisão nos 60 mil quilômetros custa R$900,00.
Segundo levantamento da Uol Carros, o gasto médio do proprietário do Ford Ka com manutenção é de R$10.5 mil a R$11 mil até os 100 mil primeiros quilômetros.
Os proprietários do Ford Ka foram convocados 3 vezes em 2019 para o conserto de defeitos de fábrica no veículo. Acesse nosso blogpost e confira a lista de carros com mais recalls registrados.
Volkswagen Up!
O Volkswagen Up! 0km pode ser encontrado a partir de R$49.500 em sua versão de entrada (1.0 MPI) que já oferece ar-condicionado e direção elétrica. Já os valores de sua manutenção estão na média se comparados com outros modelos populares.
De acordo com a concessionária alemã, a revisão nos primeiros 10 mil quilômetros custa R$515. Já a manutenção dos 40 mil quilômetros rodados fica na casa dos R$737. A revisão dos 90 mil km custa R$505.
Fiat Mobi
O Fiat Mobi é um dos carros mais baratos à venda no Brasil. Sua versão de entrada 0km (1.0 Evo Easy) está na casa dos R$35.990. Seu baixo custo de aquisição ao lado dos valores da sua manutenção tornam o Fiat Mobi 1.0 Easy uma das opções mais econômicas do mercado.
A revisão dos 10 mil quilômetros é uma das mais baratas até aqui e custa, na média, R$250. Já a revisão dos 60 mil quilômetros é uma das maiores, também saindo por volta de R$1.500. No entanto, a soma dos gastos entre a primeira e sexta manutenção não passa de R$4.200.
Toyota Etios 1.5
Lançado em 2012, o Toyota Etios teve uma boa aceitação dos motoristas brasileiros graças ao seu custo/benefício. Um carro moderno, seguro e confortável, ao mesmo tempo econômico e compacto. O seu modelo manual X Plus sai da concessionária no valor de R$59.990.
Sua primeira manutenção, ao atingir 10 mil quilômetros rodados, custa, em média, R$250. A revisão dos 40 mil quilômetros sai na faixa dos R$780. Já a dos 60 mil quilômetros custa, por volta de, R$740.
Chevrolet Joy 1.0
O Chevrolet Joy 1.0 oferece itens de série como airbag duplo, direção elétrica e ar condicionado já na sua versão de entrada. Para a compra, o modelo 0km pode ser encontrado por R$52.150.
A primeira revisão – dos 10 mil quilômetros – custa aproximadamente R$260. A revisão dos 30 mil quilômetros já é um pouco mais alta e custa R$704. Já a manutenção dos 60 mil quilômetros sai na faixa de R$1.232.
Chevrolet Onix 1.0
Um outro carro da Chevrolet que tem custo de manutenção baixo é o Onix 1.0. Sua versão mais barata 0km (MT 1.0) custa na concessionária R$53.050. E, embora seja pouco mais caro que o Joy, os valores das revisões mecânicas do Chevrolet Onix são mais baratos.
Sua primeira revisão, ao atingir 10 mil quilômetros, tem um custo de R$290. Já o valor da manutenção ao chegar aos 30 mil quilômetros é de R$490. E a revisão dos 60 mil quilômetros rodados fica na casa dos R$580.
As luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro. São elas acesas que indicam as principais funções do automóvel. Acesse nosso blogpost completo sobre o assunto e descubra o que elas significam.
Fiat Grand Siena 1.0
O Fiat Grand Siena 1.0 é o único sedan desta lista. Embora também seja compacto, o modelo oferece mais espaço no porta malas do que os outros veículos. Sua versão de entrada (Attractive 1.0 EVO) custa por volta de R$50.000 e vem com ar-condicionado, direção hidráulica e câmbio manual.
Os valores de revisão também se encaixam em um perfil mais econômico. Ao chegar aos 10 mil quilômetros, a manutenção custa cerca de R$250. Aos 30 mil quilômetros, o valor é de R$800. Já ao atingir 60 mil quilômetros, a revisão sai por R$1.452.
Hyundai HB20 Sense 1.0
O Hyundai HB20 é um dos carros compactos mais populares no Brasil. Após o modelo ser repaginado, a versão de entrada (1.0 motor Kappa manual) sai da concessionária por volta dos R$46.000.
O valor da primeira revisão, ao rodar 10 mil quilômetros, custa cerca de R$210. Já a manutenção dos 30 mil quilômetros é de R$450. Ao atingir 60 mil quilômetros, a revisão sai por R$600.
Segundo matéria da Uol Carros, a média de gastos com a manutenção do HB20 1.0 está estimada entre R$10.5 mil e R$11 mil até os 100 mil quilômetros rodados.
No app Zul+, o motorista tem na palma da mão diversos serviços relacionados ao seu carro como: pagamento de estacionamento, multas, IPVA, seguro, valor de mercado e pedágio. Baixe já em seu iPhone ou Android e tenha o app que deixa qualquer carro mais completo.