Em novembro, Estocolmo foi eleita a cidade mais inteligente do ano de acordo com o Smart City Expo 2019. Os principais argumentos para a conquista do prêmio mais expressivo de inovação em cidades foram a inclusão digital, sustentabilidade e prosperidade econômica da capital sueca.

Segundo o júri da competição, Estocolmo levou o prêmio por ser uma cidade conectada que oferece ambiente da mais alta qualidade para moradores e negócios.

Exemplo para o mundo, uma das melhores iniciativas implantadas na cidade de Estocolmo diz respeito à mobilidade urbana. Acesse nosso blog, conheça o termo Mobilidade como um Serviço e saiba como o modelo funciona.

O Smart City Expo 2019 aconteceu em Barcelona, na Espanha, e reuniu governantes, grandes empresas, startups, ONGs, consultores e representantes de todo o mundo para discutirem soluções cada vez mais inteligentes que atendam às necessidades das cidades e seus habitantes.

No entanto, não foi só Estocolmo que recebeu prêmio pelas políticas públicas adotadas. Diversas cidades e projetos ao redor do mundo também ganharam reconhecimento do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes por conta da melhoria da qualidade de vida de sua população.

Veja o mais que aconteceu no Smart City Expo 2019, o mais importante evento de cidades inteligentes do mundo:

Caminhão elétrico e auto-eficiente

A primeira plataforma elétrica, auto-suficiente e versátil para diversos serviços urbanos recebeu o prêmio de ideia inovadora do ano. Desenvolvido pela FCC Environment, o projeto é um caminhão totalmente elétrico que pode ser utilizado para qualquer serviço urbano, desde a coleta de lixo até a lavagem das ruas.

Entenda como um veículo movido a eletricidade funciona em nosso blogpost completo sobre carro elétrico.

Yingtan, na China, é uma Digital Twin City

Yingtan, na China, venceu o prêmio na categoria de Transformação Digital por conta do projeto de construção da primeira cidade digital com domínio 5G no mundo. Através da Internet das Coisas, Yingtan quer ter todas as informações mapeadas da cidade armazenadas em uma grande base de dados.

Ao criar uma cidade gêmea digital, que se comporta como a cidade física, as autoridades municipais terão acesso a informações mais específicas e tomarão decisões com maior precisão.

Bairro 31 em Buenos Aires

barrio 31 buenos aires argentina em reforma
Por reestruturar o bairro com obras de integração social e urbana, a prefeitura da capital argentina levou o prêmio de Inclusão no Smart City Expo 2019.

O crescimento da população e a falta de moradias em Bueno Aires levaram ao surgimento de assentamentos informais por toda a cidade. Chamados de “Villas”, elas não são consideradas bairros e sofrem com a falta de serviços básicos como saneamento, luz e água.

A Villa 31 é um dos mais antigos assentamentos irregulares de Buenos Aires e foi criada em 1932 com a chegada de imigrantes europeus que trabalhavam no porto e na ferrovia da capital argentina. Depois de quase 90 anos de sua criação, o governo de Buenos Aires iniciou um programa de real transformação do Bairro 31 com o objetivo de integrar a vila com o resto da cidade.

O projeto de transformação do Bairro 31 leva serviços fundamentais para a população do assentamento, cria novos espaços públicos para convívio e melhora a qualidade de vida na vila.

Los Angeles Data Science Federation

A cidade de Los Angeles recebeu o prêmio na categoria de Finanças Governamentais graças ao lançamento do projeto de análise de dados de sua Agência de Tecnologia da Informação. O Data Science Federation é uma parceria de pesquisa colaborativa entre a cidade e 18 universidades da região de Los Angeles.

O projeto analisa dados com o objetivo de melhorar as operações, serviços e políticas da cidade. O Data Science permite que, ao lado do governo de Los Angeles, estudantes e professores universitários acessem informações valiosas sobre o funcionamento da cidade para que problemas do mundo físico sejam solucionados.

Mi Teleférico em La Paz

rede de telefericos de la paz
La Paz é a primeira cidade no mundo em que o sistema de transporte público é majoritariamente composto por teleféricos.

O sistema de transporte público por teleférico de La Paz, na Bolívia, recebeu o prêmio de mobilidade urbana no Smart City Expo 2019. A iniciativa surgiu em 2014 para conectar a cidade com El Alto, vencendo a geografia da região de altitude elevada, e solucionar o trânsito caótico. Atualmente, a rede Mi Teleférico conta com 10 linhas, 37 estações e 31,6 quilômetros de extensão.

Os teleféricos na Colômbia também são uma solução para o deslocamento urbano da população. Conheça essa e outras 9 iniciativas no Brasil e no mundo que contribuem para a mobilidade urbana.

Meio ambiente urbano e o sistema de esgoto

Na categoria de Meio Ambiente Urbano, o sistema inteligente de prevenção e manutenção de problemas na rede de esgoto da Hexagon venceu o prêmio.

A solução utiliza inteligência artificial para monitorar o sistema de esgoto sanitário a partir de satélites combinando as imagens com informações operacionais para reduzir custos de manutenção. Dessa forma, a empresa consegue prever caso o sistema de esgoto corra o risco de apresentar alguma falha ou instabilidade.

Siga o Zul Digital no Facebook e no Instagram e fique por dentro das principais novidades sobre mobilidade urbana e cidades inteligentes no Brasil e no mundo.