Quer saber como consultar o CRV? Ficou em dúvida se CRV e DUT são a mesma coisa? Neste post, vamos explicar tudo sobre a documentação veicular necessária para realizar a transferência de propriedade. 

Confira mais informações ao longo do texto!

O que é CRV?

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o que antigamente era conhecido como Documento Único de Transferência (DUT). Embora o nome oficial tenha mudado para CRV em 1985, muitas pessoas ainda usam a nomenclatura antiga.

Independentemente do nome, o documento cumpre a mesma função: ele reúne todas as informações que identificam o veículo, como o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), nome do proprietário, placa, chassi, marca, modelo e ano de fabricação.

O que é CRV-e?

O CRV-e trata-se da versão eletrônica do CRV, que existe apenas no formato digital desde 2021.

Como emitir o CRV-e?

É possível emitir o CRV-e pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal. Para isso, baixe o app, faça o login, acesse o menu “Veículos” e siga as instruções para ter acesso ao documento.

Como consultar o CRV-e

Se você quiser verificar a autenticidade de um CRV-e, acesse o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e escolha a opção “Validar CRV”. Será necessário informar o CPF, placa, Renavam e número de segurança do CRV. O governo federal informa que são liberadas apenas 5 consultas diárias por cidadão.

Código de segurança CRV

O código de segurança do antigo CRV está localizado na parte superior direita do documento impresso em papel moeda. Confira o exemplo a seguir.

CRV é totalmente digital desde 2021. Imagem: Reprodução Detran/RS

Já no documento digital, o código do CRV pode ser encontrado logo abaixo das informações “Marca/modelo/versão” do automóvel, que, por sua vez, fica abaixo do espaço destinado ao “Código do Renavam”.

Ainda na dúvida em como consultar o CRV? O time do Zul+ indica a localização exata do código no documento verde. Assista e tire suas dúvidas.

Como usar o CRV na transferência

Se o seu carro foi comprado antes de 2021, o processo se mantém o mesmo. Você deve preencher a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV) no verso do CRV impresso em papel moeda. Já para aqueles que compraram um veículo em 2021, será necessário preencher a ATPV digital, também chamada de ATPV-e.

Importante ressaltar que os documentos digitais, como a CNH-e, estão cada dia mais seguros graças a protocolos de segurança.

Emissão da ATPV-e

Para solicitar a emissão do ATPV-e, basta entrar no site do Detran da sua região. Em São Paulo o link direto é este aqui.

Diferença entre CRV e CRLV

As siglas podem ser similares, mas CRV e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) são documentos veiculares com diferentes funções. O CRV é o documento que registra a propriedade do veículo e é exigido no momento da venda ou transferência do automóvel. Já o CRLV é o documento que comprova que o veículo está regularizado para circular, ou seja, que todos os impostos e taxas (como IPVA e licenciamento) foram pagos. Além disso, o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, enquanto o CRV só é utilizado em transações de venda ou mudança de propriedade.

telas do app zul+ em crlv digital
É possível baixar o CRLV-e diretamente pelo app Zul+ de forma totalmente simples

Como consultar o CRLV

Consultar o CRLV pelo aplicativo Zul+ é prático. Primeiro, faça o download do app Zul+ na loja de aplicativos do seu celular e faça o cadastro com seus dados pessoais e os do veículo. Com essas informações, o aplicativo irá conectar o seu veículo aos sistemas do Detran, permitindo o acesso ao CRLV digital.

O app número 1 para quem dirige

O Zul+ é a plataforma digital da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais. Além disso, gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 18 cidades, incluindo São Paulo. Com uma história de mais de quatro décadas, a Estapar iniciou suas operações em 1981, em Curitiba (PR), e rapidamente se expandiu para o Rio de Janeiro e São Paulo. Clique aqui para fazer o download do app Zul+ no seu aparelho.