“Como proteger a bateria do carro no frio?” é uma dúvida muito comum entre motoristas, especialmente no início do inverno.
A resposta para a questão não é única, pois vários fatores contribuem para que uma bateria fique arriada — os carros demandam mais energia da bateria em dias frios devido ao uso de componentes elétricos, as baixas temperaturas podem reduzir a capacidade da bateria de fornecer energia e pode haver também fuga de corrente elétrica.
Algumas boas práticas, no entanto, podem ser observadas por motoristas que querem proteger a bateria do carro no frio.
Como proteger a bateria do carro no frio
Veja a seguir 5 dicas preparadas pelo time do Zul+ para você não passar sufoco de ter a bateria do carro descarregada. Confira!
1. Verifique a situação da bateria
Primeiro, garanta que a bateria não esteja vencida. Você pode também inspecionar e limpar os terminais de ligação e remover qualquer corrosão ou sujeira visível e verificar se os cabos estão corretamente conectados. Se a bateria for antiga, considere fazer um teste de carga para avaliar seu estado em um estabelecimento especializado.
2. Não dê partida com o sistema elétrico ligado
Como já mencionado, a bateria do carro depende de reações químicas, que são influenciadas pela temperatura e quanto mais frio, mais difícil é para essas reações ocorrerem. Portanto, mantenha os acessórios elétricos (aquecedores, rádio, ar condicionado) inativos no arranque. Isso evita a necessidade de a bateria precisar trabalhar mais que o necessário e, por consequência, pifar.
3. Desligue o rádio do carro quando parado
Manter o rádio ligado com o carro parado pode drenar a bateria em questão de minutos, especialmente em temperaturas frias. Sempre que desligar o motor opte por também desligar o rádio.
4. Evite deixar o carro muitos dias inativo
Manter o carro em movimento ajuda a recarregar a bateria, garantindo que ela permaneça em boas condições. Mesmo uma breve circulação pelo bairro pode evitar que essa peça fundamental do automóvel perca sua força.
5. Faça manutenção preventiva
A duração de uma bateria não é fixa, mas costuma durar em torno de dois a quatro anos. Portanto, fique de olho.
Como carregar a bateria do carro
A bateria do carro descarregou? Calma, não entre em pânico! Alguns seguros automotivos cobrem esse problema e se disponibilizam a enviar um técnico para te dar uma carga instantânea e fazer o carro voltar a pegar. Pedir uma carga de um outro veículo, no entanto, costuma ser a solução mais frequente para a questão.
Se você é uma pessoa que prefere se prevenir de problemas assim, além de seguir as dicas recomendadas acima neste post, ter uma bateria automotiva portátil poderá te ajudar em momentos de apuros. O equipamento pode ser encontrado por menos de R$ 200 em lojas e sites especializados.
Você sabe como pagar os pedágios free flow? Leia nesta publicação!
Mais cuidados com o carro no inverno
Como você deve saber, não é só a bateria que merece uma atenção especial quando o clima está gelado. O carro todo merece cuidados especiais no inverno, com os seguintes detalhes: mantenha os pneus bem calibrados, ligue o ar condicionado mesmo em temporadas geladas para manter o sistema funcionando, verifique o limpador do pára-brisa regularmente e estacione em locais cobertos ou use proteção caso more em locais com geadas frequentes.
Seguro auto para emergências
Ter um seguro automotivo é importante para que os motoristas se protejam de imprevistos, como no caso de uma bateria arriada. O suporte 24 horas por dia, por exemplo, é um dos serviços mais úteis para todos os perfis de motorista e costuma, sim, estar incluído na apólice.
Aliás, se você tem interesse fazer cotação de seguro auto, use o app Zul+, a plataforma digital da Estapar, para verificar valores com as principais companhias de seguro do país, como Porto Seguro, Tokio Marine e BB Seguros, em instantes. Baixe o app agora mesmo e solicite um orçamento. Clique aqui para fazer o download.