Você quer acompanhar o status de entrega da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Pois saiba que é muito simples ter acesso a informação sobre o seu documento pelo computador ou pelo celular.
A seguir, veja como rastrear a entrega CNH:
Como rastrear a CNH no Portal dos Correios
Ao entrar no site dos Correios, procure pela opção “Acompanhe seu Objeto”. Essa opção costuma estar na página inicial. Informe o código requerido ou o número do seu CPF, complete a verificação de segurança e depois escolha “Consultar” para obter as informações sobre a entrega da CNH. Clique aqui e acesse a plataforma de rastreamento dos Correios.
Como rastrear entrega CNH pelo Detran
Você só conseguirá rastrear a entrega da CNH no portal dos Correios se o documento já estiver em processo de envio. Caso contrário, verifique no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que você mora em que fase está a emissão da sua CNH.
Os Detrans de São Paulo e do Paraná, por exemplo, disponibilizam páginas exclusivas para a consulta da entrega de CNH. Confira, a seguir, mais detalhes.
Consulta entrega CNH SP
O Detran de São Paulo tem uma página dedicada ao acompanhamento da emissão da CNH ou Permissão Internacional para Dirigir (PID). Informa o órgão que após três dias da data de emissão do documento, o motorista já pode verificar a entrega por meio do código de rastreio. Dados como CPF, data de nascimento, número de registro da CNH e CEP são requeridos. Clique aqui para acessar.
Consulta entrega CNH PR
O Detran do Paraná tem um um sistema para acompanhar a emissão da CNH. Para consulta, o condutor deve informar o CPF e o número do processo. Clique aqui para acessar.
Passou o prazo de entrega informado. O que devo fazer?
Em alguns casos, os Correios não conseguem entregar a CNH dentro do prazo. Isso pode ocorrer por diversos motivos: endereço desatualizado no sistema do Detran, tentativas frustradas de entrega ou extravio de correspondência. Nos dois primeiros casos, o documento será entregue na agência dos Correios mais próxima do endereço cadastrado e ficará lá por até 20 dias. Quando isso ocorrer, você deve ir pessoalmente retirar a CNH.
Os Correios podem avisar sobre a necessidade de retirada do CNH em uma agência por meio de uma guia impressa deixada no endereço informado e até mesmo por SMS. Caso o documento não seja retirado pelo responsável dentro do prazo, ele será devolvido ao remetente, que, no caso, será o Detran.
O que fazer em caso de extravio?
Rastrear a entrega CNH é simples, como você viu, porém imprevistos podem acontecer. No caso de os Correios sinalizarem o extravio da sua habilitação, será necessário solicitar uma segunda via junto ao Detran.
Consulta da CNH pelo CPF
Quer consultar sua CNH pelo número do CPF? Com a Carteira Digital de Trânsito (CDT), app do governo federal, você pode fazer isso facilmente pelo celular.
Disponível para Android e iOS, a plataforma permite acessar sua CNH em poucos passos. Após fazer login no app, clique em “Condutor”, depois em “Habilitação” e “Baixar CNH-e”. Você precisará informar o número de registro da sua carteira de motorista e o código de segurança, encontrados no próprio documento. Em seguida, cadastre uma senha de 4 dígitos e, por fim, selecione “Exportar”.
Importante ressaltar dois aspectos da CNH Digital: sua adesão não é obrigatória e a emissão é completamente gratuita, caso o condutor já esteja com a carteira de habilitação renovada e dentro do prazo.
Documentos digitais são válidos no Brasil
O uso de documentos digitais no Brasil tem ganho espaço nos últimos anos, sobretudo por conta da praticidade de emissão e mecanismos de segurança que ajudam a garantir a veracidade das informações apresentadas. A CNH eletrônica e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) digital, por exemplo, podem ter a veracidade atestada pelas autoridades de trânsito graças ao QR-Code que cada uma delas possui.
Leia “CNH Digital: veja como fazer pelo celular“
Baixe o app número 1 para quem dirige
O app Zul+ é a plataforma digital da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais. Além disso, gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 18 cidades, incluindo São Paulo. Com uma história de mais de quatro décadas de prestação de serviços ao público brasileiro, a companhia iniciou suas operações em 1981, em Curitiba (PR), e rapidamente se expandiu para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui para fazer o download!