Está pensando em comprar ou vender um carro? Então, acompanhe este guia de como transferir veículo em 2025.
A transferência de veículo pode parecer complicada, mas na verdade, foi pensada para garantir segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor.
O primeiro passo, de acordo com o Detran-SP, é garantir que o veículo esteja livre de débitos, impostos e multas.
Para tornar tudo mais simples e evitar imprevistos, reunimos o que você precisa saber. Siga as orientações e faça a transferência do seu veículo de forma tranquila e sem stress!
Como passar o carro para o nome do novo proprietário?
Siga os 5 passos listados a seguir e, na dúvida, procure orientação no Detran do seu estado.
Passo 1 – Consulta de débitos
Antes de iniciar o processo, certifique-se de que o IPVA, a taxa de licenciamento, as multas em aberto e o DPVAT de anos anteriores a 2021 estão quitados. Você pode consultar todas as pendências de forma integrada pelo número da placa no app Zul+, da Estapar.
Para débitos recentes, vencidos há poucos dias ou meses, o Zul+ permite o pagamento à vista ou parcelado em até 12x no cartão de crédito.
Se houver dívidas antigas, elas já podem ter sido inscritas na dívida ativa estadual. Nesse caso, é necessário negociar o pagamento junto à Secretaria da Fazenda ou à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Saiba o que é e como funciona o sistema de dívida ativa para IPVA.
Passo 2 – Vistoria veicular
A vistoria é obrigatória para garantir que o veículo está em condições legais de circulação. O proprietário deve levar o automóvel a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV), que emitirá um laudo em caso de aprovação. A oficina de inspeção pode recomendar ajustes antes da transferência de titularidade do veículo caso irregularidades sejam identificadas.
Os Detrans normalmente divulgam uma relação de empresas de vistoria credenciadas. Em São Paulo, as ECVs podem ser pesquisadas por nome e município.
Passo 3 – Preencha o CRV ou ATPV
Consulte o Certificado de Registro do Veículo (CRV) para saber se o processo de transferência deverá ser feito da maneira convencional ou com ajuda das plataformas digitais.
- Veículos com CRV anterior a 2021: A transferência deve ser realizada em cartório. Dados do comprador e do vencedor devem ser preenchidos manualmente no CRV impresso em papel moeda e as assinaturas reconhecidas em firma.
- Veículos com CRV posterior a 2021: A transferência pode ser feita online por meio da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que oficializa a venda e registra as assinaturas digitalmente.
Passo 4 – Ida ao cartório
Mesmo para veículos registrados após 2021, as partes envolvidas devem ir a um cartório.
Como preencher o ATPV-e corretamente
- O vendedor deve acessar o site do Detran (ou o app do Poupatempo no caso de transferências em São Paulo) e inserir os dados do comprador (RG, CPF e endereço);
- Após o preenchimento, o sistema disponibilizará o ATPV-e, que deve ser impresso em folha branca A4,
- Vendedor e comprador devem assinar o documento manualmente e reconhecer firma em cartório.
Passo 5 – Comunicação de transferência ao Detran
Para finalizar a transferência, a via assinada do CRV ou do ATPV-e com assinaturas autenticadas e o laudo de vistoria devem ser entregues em uma unidade ou posto de atendimento do Detran.
No caso de veículos registrados a partir de 2021, os documentos podem ser enviados pelo site do Detran. Conforme orientação do Detran-SP, as imagens precisam ser dos documentos originais e estar com todos os campos legíveis, sem redimensionamento ou alteração das características do documento digitalizado.
Dúvidas sobre o processo de compra e venda de um veículo
1. Quanto custa fazer a transferência de um carro?
O valor da transferência de um veículo varia de acordo com o estado e deve ser consultado diretamente no Detran local. A taxa de transferência de veículo em São Paulo, por exemplo, é de R$ 285,05 caso o licenciamento do ano em curso tenha sido realizado e R$ 452,79 em caso de licenciamento pendente.
Custos adicionais, como vistoria e troca de placa, podem ser aplicados conforme as regras de cada estado.
2. É necessário fazer uma vistoria para transferir o veículo?
Sim, é necessário submeter o veículo a uma vistoria para transferir um veículo de dono. A vistoria verifica a documentação do veículo, confere se ele possui os itens de segurança exigidos por lei e se não houve alterações nas características de fábrica.
3. Quanto tempo demora para fazer a transferência de um veículo?
O novo proprietário tem até 30 dias corridos para registrar o veículo em seu nome. Se o processo não for concluído dentro desse prazo, haverá uma multa de R$ 130,16 e o acréscimo de 4 pontos na carteira de habilitação. Trata-se de uma infração de gravidade média, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
4. Como emitir o CRLV do novo proprietário após a transferência?
Após o cumprimento de todas as etapas, o CRLV estará disponível para download e impressão em até três dias no app Carteira Digital de Trânsito, do governo federal, ou pelo app Zul+, que facilita a emissão em poucos toques. Clique aqui para download gratuito.
5. Documentos necessários para transferência de veículo
No geral, os documentos solicitados são: RG, CPF, comprovante de endereço, laudo de vistoria de empresa cadastrada no Detran, ATPV-e ou Documento de Compra e Venda com todos os campos preenchidos, assinados pelo vendedor e comprador com firma reconhecida em cartório e nota fiscal da venda (para veículos adquiridos de concessionárias ou revendedoras). Procure confirmar as exigências do Detran da sua localidade.
O app número 1 para quem dirige
Agora que você sabe tudo sobre “como transferir veículo em 2025”, que tal baixar o app Zul+? O app da Estapar te ajuda a planejar as finanças, se organizar e a resolver burocracias!
Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 18 municípios do país, como Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 7 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.