A valorização do veículo na hora da venda é fundamental para não perder dinheiro. Na maioria das vezes, o preço anunciado pelo proprietário nem sempre é o valor pelo qual o veículo será vendido. No entanto, existem alguns truques que fazem com que o valor do carro não sofra tanta depreciação em relação ao valor pretendido. Assim, o proprietário e o interessado saem satisfeitos da negociação.

Veja como valorizar o carro na hora da venda

Manutenção em dia, tirar boas fotos para anunciar e estar com os débitos veiculares quitados são algumas dicas para valorizar o seu veículo na hora da venda. Confira!

1. Cuide bem do seu carro

A primeira dica para valorizar seu veículo na hora da venda é básica: zelar pelo estado e condição do carro desde o momento que você o compra. Caso você deixe para cuidar do veículo apenas quando desejar vendê-lo, ele provavelmente estará em má condições de uso, apresentando problemas mecânicos e falhas na lataria.

Evite deixar o carro superexposto à luz do sol ou à chuva porque podem danificar a pintura do automóvel. Realize também manutenções cotidianas, como a checagem do nível de óleo do motor e calibragem dos pneus. Faça também revisões periódicas para colaborar com a vida útil do veículo.

Todos esse cuidados são importantes, pois o veículo sofrerá desvalorização caso exista alguma imperfeição, mecânica ou visual.

2. A aparência é importante

carros novos e usados a venda em feira automotiva
Lavar todo o carro antes de anunciá-lo é fundamental para impressionar possíveis compradores

A primeira impressão de um possível comprador vem da aparência do veículo. Um carro com um visual bem cuidado é melhor avaliado do que um veículo com a lataria suja e danificado.

Pneus desgastados ou sujos podem remeter a um carro velho. Caso eles já estejam carecas, troque-os por novos de alguma marca reconhecida no mercado. Caso não precise trocá-los, basta uma boa lavagem neles e nas rodas. Após secá-los, aplique silicone em gel para revitalizar os pneus.

Entenda o passo a passo de como lavar um carro da maneira certa em nosso blogpost completo sobre lavagem automotiva.

3. Pequenos detalhes

Além de uma lavagem completa, encerar o veículo pode ajudar a dar uma aparência mais nova. A cera funciona como um hidratante à pintura do carro protegendo a última camada que dá o brilho, o verniz. É um jeito simples e barato de melhorar a aparência do carro. O preço varia de R$100,00 a R$150,00 em média.

Há também o polimento, recomendado para pinturas manchadas, e a cristalização, processo em que se aplica uma camada protetora sobre a pintura do carro. Embora esses serviços consigam retirar manchas e riscos mais profundos, ambos são mais caros e mais delicados do que o enceramento.

4. Interior de carro novo

Uma boa lavagem do carro deve incluir o interior do veículo, e o primeiro passo é retirar os tapetes e limpá-los. Depois disso, remova a poeira dos bancos e do assoalho do carro com um aspirador de pó. A maioria da sujeira visível do interior do veículo vai sumir nesse momento. Após aspirar, passe um pano úmido limpo em outras partes do veículo como no painel de instrumentos e nos vidros. Dessa forma, a sujeira mais densa sairá.

Além disso, o cheiro do interior do automóvel diz muito sobre o cuidado que o proprietário tem. Ao mostrar o carro para um possível comprador ou levá-lo para uma feira de usados, é muito importante o veículo trazer um perfume agradável que remeta a um carro novo e, principalmente, limpo. No mercado de acessórios, existem diversas opções de aromatizantes e perfumes automotivos.

5. Mantenha as características originais do veículo

Para facilitar na hora da venda, é importante que o proprietário mantenha a identidade visual da marca e do modelo no veículo. Carros personalizados ou customizados costumam levar mais tempo para vender, e dependendo da aparência, ele pode sofrer desvalorização. Logo, remover customizações pode fazer com que mais pessoas se interessem pelo veículo.

6. Histórico do carro documentado

Comprovar que o veículo passou por revisões e manutenções periódicas ajuda a valorizar o preço do carro na hora da venda. Por esse motivo, é fundamental que o proprietário guarde comprovantes e documentos de manutenção e apresente-os na hora da venda. Além deles, ter o manual e a chave reserva bem guardados também é importante e demonstra o zelo do atual dono pelo veículo.

7. Anuncie na Internet

Anunciar o veículo na internet é a melhor maneira para quem deseja vender seu carro usado já que o proprietário tem a liberdade de negociação do preço. Ele coloca o valor que deseja no anúncio e pode optar por baixar ou aumentar o preço quando quiser. Caso a oferta respeite o valor de mercado, é bem provável que a venda ocorra em algumas semanas.

Mas não é tão fácil quanto parece. Em meio a milhares de ofertas anunciadas, ganha destaque nos sites de venda quem encarar o anúncio online com seriedade e dedicação. Para conseguir vender o usado no tempo e preço desejado, é preciso uma descrição ideal e qualidade na galeria de imagens.

A descrição precisa ser real e objetiva em no máximo 5 linhas. Em um bom anúncio de um veículo online, é necessário boas fotos de ângulos diferentes. Aqui a regra é: quanto mais imagens, melhor. Mas não pode ser de qualquer jeito, elas precisam ter qualidade para que chamem a atenção de possíveis compradores.

Para tirar uma boa foto, a câmera precisa estar focada no veículo. Além disso, a luz e o fundo são importantes para a composição da imagem que deve trazer o carro como elemento principal. Fotos na diagonal mostrando toda extensão do carro são exemplos de uma boa imagem. Para mostrar a parte interna do veículo, é importante fotografar os bancos, painel e porta-malas.

8. Saiba o valor de mercado do carro

Por fim, como valorizar o carro na hora da venda? Conhecer o preço médio do seu carro na hora da venda é importante para ter uma noção do quanto você poderá cobrar por ele. E, para descobrir esse valor, existe a Tabela Fipe. Ela é a principal referência no mercado de carros e revela o preço médio de cada carro. Ou seja, a Tabela Fipe reflete os preços anunciados pelos vendedores e é calculada a partir do maior e menor valor encontrados.

Em São Paulo, os usuários do Zul+ já conseguem consultar o valor de mercado de seus carros através do aplicativo. Um jeito bem mais simples e prático de descobrir o valor do seu veículo. Acesse o app Zul+ e baixe já o app que vai mudar a forma que você se relaciona com seu carro.

Agora, em outros lugares do Brasil, para consultar o valor de mercado do veículo, é necessário acessar a página da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Ao entrar na página, o primeiro passo é inserir o período de referência. Nesta fase, quanto mais recente for a tabela, mais preciso será o resultado. Após escolher o período de referência, informe a marca, o modelo e o ano modelo do veículo. Depois disso, basta clicar em “buscar” para encontrar o resultado.

A Fipe explica que a tabela é uma índice de referência e que ninguém é obrigado a segui-lá ao pé da letra. De acordo com a Fundação, os valores da tabela podem receber fatores de correção para cima ou para baixo dependendo do estado de conservação de cada carro. A tabela também é utilizada como base para a contratação do seguro de automóvel e na cobrança de impostos, como o IPVA.

Quais os documentos necessários para venda do carro?

Para realizar a transferência do veículo, o novo proprietário deve apresentar os seguintes documentos na unidade de atendimento do Detran em seu município de residência:


  • Documento de identificação – original e cópia simples
  • CPF – original e cópia simples
  • Comprovante de residência recente – original e cópia simples
  • CRV preenchido com firma reconhecida – original
  • Laudo de vistoria de identificação veículo – original
  • Comprovante de pagamento de débitos pendentes – original
  • Formulário RENAVAM – duas vias originais preenchidas

Após a data da venda do veículo, o novo proprietário tem o prazo de até 30 dias úteis para transferir o carro para o seu nome a partir do preenchimento do CRV.

Quais cuidados ao vender o carro?

1. Marque o ponto de encontro em um local público

Ao combinar um local para mostrar ou entregar o veículo para o comprador, marque um ponto de encontro em um lugar público, de preferência, com movimento de muitas pessoas. Assim, tanto o vendedor quanto o comprador terão a sensação de segurança. Estacionamentos de parques ou shoppings centers são exemplos de bons lugares.

2. Só entregue o veículo ao receber o pagamento integral

Não aceite propostas parceladas e não faça um empréstimo por conta própria. Caso o comprador deseje financiar, recomende procurar um banco. Dessa forma, você não criará nenhum problema maior e fica fora do risco de um golpe.

3. Faça a checagem do carro junto do comprador

Antes de fechar a venda, combine com o comprador de visitar uma oficina mecânica para esclarecer a condição do veículo. Assim, tudo ficará às claras. Você não corre o risco do comprador quebrar alguma coisa e voltar atrás afirmando que o problema já existia.

4. Preencha o CRV

Complete corretamente o CRV (Certificado de Registro do Veículo) para não correr o risco de o documento ser preenchido com informações falsas. No CRV, é preciso colocar os dados do comprador e reconhecer firma em cartório. Saiba mais sobre o processo de transferência de veículo em nosso blogpost completo sobre o assunto.

5. Guarde cópias de todos os documentos

Tenha com você cópias de todos os documentos do veículo caso algum problema apareça. Com eles em mãos, algumas dores de cabeça podem ser evitadas.