A manutenção do veículo é fundamental para que um carro usado funcione praticamente como um novo. De tempos em tempos, é importante que o motorista leve o seu carro a uma oficina mecânica e revise as diferentes partes e sistemas do veículo.
Para o automóvel funcionar da maneira mais eficiente possível, é importante que o motorista realize revisões periódicas e pequenos reparos. Não basta apenas abastecer o carro e dirigir. É preciso cuidar do veículo e se atentar às trocas dos seus componentes, como filtro e óleo do motor, velas de ignição e fluído de freio.
Além disso, a manutenção preventiva prova que pequenos cuidados com o carro ajudam o condutor a reduzir os gastos com consertos e prolongam a vida útil do automóvel. Práticas como a verificação do nível de óleo, calibragem dos pneus e alinhamento, podem prevenir o aparecimento de problemas mais sérios.
Quando devo fazer a manutenção do meu carro?
O prazo para realizar a manutenção depende de vários fatores como: modelo, ano, quilometragem, estilo de direção do motorista, frequência de uso, entre outros. No entanto, para não ter erro na revisão e substituição das peças, o condutor deve se orientar pelo manual do proprietário. Nele, estarão todas as informações importantes relacionadas à manutenção do veículo, como o prazo para as trocas.
Outra recomendação, essa muito mais geral, é realizar a manutenção e conserto do carro pela quilometragem rodada. Por exemplo, ao atingir 10 mil quilômetros, o motorista sabe que deve levar o veículo para sua primeira revisão. Já ao percorrer 20 mil quilômetros, ele deve retornar o carro para uma nova verificação. E assim por diante.
Já os veículos que não rodam muito durante a semana e são mais utilizados para viagens ou eventos especiais adotam, na maioria das vezes, um critério diferente para fazer a manutenção. Nesse caso, o tempo de vida do próprio carro é que irá determinar quando realizar alguma troca ou substituição de componentes.
Seu carro ficou parado por muito tempo durante a quarentena e você precisa utilizá-lo novamente? Saiba o que fazer para ter uma volta às ruas tranquila e sem dor de cabeças com problemas mecânicos em nosso blog.
Como a maneira que você dirige pode influenciar na manutenção do seu carro?
Sim, o modo de direção influencia diretamente na manutenção do veículo. O motorista que dirige de forma mais agressiva, pisando “fundo” no acelerador e no freio, provavelmente terá que realizar a manutenção do seu carro antes de um condutor com um estilo de direção mais defensivo.
Outro fator que influencia a manutenção, é o local por onde o carro circula. Em uma grande cidade, por exemplo, o veículo está submetido a uma rotina exaustiva e diária de longos congestionamentos, o que acaba sendo muito problemático. O “anda e para” provoca maior desgaste das peças do motor e o motorista terá que verificar e até substituir as peças antes do indicado pelo manual do dono.
O modo de direção também afeta o consumo de combustível do veículo. Velocidades mais altas e arrancadas consomem mais. Saiba como economizar combustível enquanto dirige em nosso blogpost completo sobre o assunto.
O que verificar no carro em cada manutenção?
De acordo com informações do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de SP), em matéria ao Uol Carros, as manutenções e substituições de componentes do carro podem ser resumidas em três intervalos: a cada 10 mil km, a cada 20 mil km e a cada 40 mil km. Essa diferença entre as quilometragens surge por conta do desgaste de determinadas peças, o que justifica algumas revisões serem mais caras do que outras.
Revisar a cada 10 mil km:
- Amortecedores;
- Bateria;
- Óleo de transmissão do câmbio;
- Faróis (regulagem e foco);
- Filtro de ar;
- Lataria;
- Cinto de segurança;
- Direção hidráulica;
- Teste de emissão de poluentes;
- Pastilhas, discos e mangueiras do sistema de freio;
- Luzes, lâmpadas e setas;
- Pneus (rodízio);
- Radiador;
- Velas de ignição do motor;
- Alinhamento e balanceamento;
- TROCA: Óleo e filtro de óleo do motor.
Revisar a cada 20 mil km:
- Cabo do acelerador;
- Limpeza do sistema de ar-condicionado;
- Correia dentada;
- Embreagem;
- Escapamento e catalisador;
- Injeção de combustível;
- Rodas;
- TROCA: Filtro de ar;
- TROCA: Filtro de combustível;
- TROCA: Fluído de freio;
- TROCA: Líquido do radiador;
- TROCA: Velas de ignição.
Revisar a cada 40 mil km;
- Óleo da transmissão câmbio automático;
- Sistema de freios;
- Sistema de suspensão.