A correia dentada é um dos principais componentes de um veículo e a revisão do item é fundamental para evitar o “óbito” do motor, que pode parar de funcionar caso o equipamento estoure.
Mas para te ajudar a entender melhor de quanto em quanto tempo você deve trocá-la, o time do Zul+ reuniu aqui as principais informações sobre a correia dentada, incluindo como identificar os possíveis problemas.
O que é a correia dentada?
A correia dentada é uma tira de material emborrachado (ou de nylon) bastante flexível. Composta por pequenos dentes, a correia se fixa nos componentes do motor para sincronizar o movimento.
Qual é a função da correia dentada?
A principal função da correia dentada é controlar os movimentos das válvulas e pistões, sincronizando o virabrequim e o eixo-comando das válvulas. Com isso, ela protege a válvula dentro do cilindro, evitando problemas no funcionamento do motor.
Caso ela não esteja funcionando corretamente, as válvulas podem empenar, furar a cabeça do pistão, quebrar o bloco, entortar o cabeçote e, até mesmo, causar a retífica do motor.
Como evitar problemas com a correia dentada?
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
Veja abaixo o que fazer para evitar problemas.
1) Faça a revisão do veículo corretamente
Mesmo cuidando muito bem do seu carro, é fundamental fazer as manutenções preventivas segundo o programado pela montadora, que acontecem a cada 10 mil km. Assim, o mecânico será capaz de identificar possíveis sinais de desgaste ou até mesmo a necessidade de troca do equipamento antes que seja tarde demais.
2) Cuidado ao trocar as marchas
Ao demorar para acelerar após trocar de marcha, o motor sofre com um tranco que afeta diretamente a correia dentada. Isso ocorre pois o motor está em giro alto e, se a frenagem não for a correta, a correia sofre com uma distensão que, se acontecer com frequência, pode gerar o rompimento da correia.
3) Não faça o carro pegar no tranco
Ao forçar o giro com mais intensidade do motor, a correia dentada também é forçada e pode arrebentar. Além disso, fazer o carro pegar no tranco faz com que haja uma injeção maior de combustível no catalisador e também pode danificá-lo.
4) Troca preventiva
Como dito anteriormente, caso a correia dentada não esteja funcionando de maneira correta, o prejuízo pode ser bastante grande, já que o funcionamento do motor é interrompido assim que ela se estoura.
Desta forma, não é recomendável esperar que o item se rompa ou esteja bastante desgastado. Fazer a troca preventiva pode evitar muitos problemas.
Vai viajar? Veja todos os itens que você precisa revisar no seu carro em um check-up.
Quando trocar a correia dentada?
Sinais visuais de desgaste são, obviamente, uma maneira de verificar que a hora da troca da correia dentada chegou. Porém, esta não é a única forma. O carro também dá pequenos indícios de que o item pode estar próximo do rompimento. Veja abaixo quando trocar.
Vibração anormal do motor
Como a principal função da correia dentada é sincronizar o movimento das válvulas, quando ela não está funcionando a dessincronização pode gerar uma vibração anormal do veículo. Este é um sinal claro de que há alguma coisa errada com a correia.
Trancos ao mudar de marcha
Mais um problema gerado pela dessincronização das válvulas é possíveis pancadas e trancos ao mudar a marcha. Além de ser um sinal de problema com o item, se ocorrer em velocidades muito altas, este tranco gerará um esticamento muito grande da correia, podendo resultar no seu rompimento.
Mudar a marcha no momento errado aumenta o consumo do veículo. Veja dicas de como economizar combustível.
Ruídos
Ruídos e sons estranhos são sempre um sinal de alerta para seu veículo. Se for possível escutar um som de deslizar, é sinal de que a correia está desajustada e necessita de reparo. No pior dos casos, pode ser necessário trocar o equipamento.
Motor superaqueceu
Sempre que há o superaquecimento do motor, muitos itens podem ser prejudicados, e a correia dentada é um desses. Por ser, na maioria dos casos, feita de material emborrachado, a alta temperatura pode causar sérios danos ao item.
Quanto custa uma correia dentada?
A correia dentada é diferente para cada modelo de veículo e, portanto, pode ter diferentes preços. Em uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar modelos à venda com preços entre R$100 e R$500. O valor, claro, vai depender do material e para qual veículo o item é compatível.
O que acontece se a correia dentada estourar?
Na prática, se o item estourar com o motor em funcionamento, as válvulas param de se movimentar e se chocam com os pistões, gerando ruídos.
O impacto pode ser tão violento que é capaz de danificar completamente o motor, que só voltará a funcionar após a retífica em uma oficina mecânica. O valor do reparo pode chegar a R$4 mil.