No Brasil, diversas empresas contam com veículos registrados em seu nome para serem utilizados por seus funcionários. Porém, não faz sentido transferi-los para cada um deles, por conta de tempo e burocracia. Assim, o veículo permanece no nome da empresa que o comprou.
Como consequência, surgem algumas dúvidas em relação à utilização de um carro registrado por uma Pessoa Jurídica, principalmente por conta da documentação e no caso de possíveis infrações de trânsito, já que não há nenhuma Carteira Nacional de Habilitação registrada naquele veículo.
O que é o CRLV Digital?
O CRLV Digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Na prática, ele é o documento do carro que deve ser renovado anualmente. Também conhecido como CRLV-e, ele contém todas as informações do antigo CRLV impresso, porém em um novo layout.
Vale lembrar que licenciar o veículo é fundamental para obter o CRLV Digital.
O porte do documento do carro é obrigatório?
Sim, o porte do CRLV é obrigatório. Segundo o artigo 133 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é obrigação de todo motorista sempre portar o documento atualizado.
A infração por não portar o CRLV (impresso ou digital) é de gravidade leve, como prevê o artigo 232 do CTB. A multa é de R$ 88,38 e 3 pontos acrescentados à CNH. O veículo também fica retido pela polícia até a apresentação do documento.
Atualmente, há duas formas possíveis de obter o CRLV-e tanto para PF quanto PJ: pelo smartphone ou impresso em qualquer impressora caseira.
Como baixar o CRLV Digital de Pessoa Jurídica pelo Zul+?
Ao contrário do veículo registrado em nome de Pessoa Física, o CRLV-e de Pessoa Jurídica não pode ser obtido por meio da CNH Digital – que você baixa pelo aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Mas, se você for de um Estado em que o serviço esteja disponível pelo Zul+, pode baixar o CRLV-e de Pessoa Jurídica pelo aplicativo. Atualmente, é possível emitir o CRLV no app nos seguintes Estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.
Em breve, a funcionalidade também estará disponível para outros Estados.
Para baixar o CRLV-e de Pessoa Jurídica, você pode fazer de duas maneiras pelo Zul+. Acompanhe a seguir:
Cadastro pelo CPF
- Baixe o app Zul+;
Busque por “Zul+” na loja de aplicativos do seu dispositivo ou baixe o app aqui com o link direto: iPhone ou Android. - Faça o cadastro e registre o veículo;
Insira seu nome, CPF e e-mail para criar uma conta no app. Adicione também o veículo em questão. O número do Renavam, presente no CRLV atual, será fundamental para realizar a emissão do novo documento na base de dados do Detran. - Toque em “CRLV Digital”;
Depois de concluir o cadastro, toque em “CRLV Digital” na home do Zul+. Também é possível acessar o documento clicando na aba de “IPVA, Multas & Licenciamento”. - Solicite a emissão do CRLV;
Clique em “Emitir documento”. O aplicativo vai perguntar se o veículo está registrado em seu nome. Aqui, você marca o CPF ou CNPJ do proprietário. - Pague a taxa de emissão;
Pague a taxa de emissão do CRLV Digital. Vale dizer que o custo varia de acordo com a localidade. Para saber o valor em seu Estado, consulte no aplicativo. Após o pagamento, o documento ficará disponível no app entre 1 e 5 dias úteis, caso não exista nenhuma pendência para a emissão. - Caso você já tenha um CRLV no seu app Zul+, você deve clicar nos três pontos no canto superior direito e clicar em “Emitir novo documento”.
- Também é possível anexar o CRLV Digital no Zul+ de maneira gratuita caso você já tenha emitido o documento anteriormente. Para isso, basta você baixar o CRLV no site do Detran ou app CDT, enviar o arquivo para o seu celular e depois anexá-lo no app Zul+ clicando em “Anexar documento”.
- Pronto! Consulte o documento quando quiser.
Depois da emissão do documento no Zul+, você poderá consultar o documento em qualquer horário do dia, mesmo se estiver sem acesso à internet.