O CRLV Digital é o modelo de documento eletrônico para veículos de todo o Brasil, incluindo São Paulo. Você já consegue baixá-lo pelo app Zul+ de forma totalmente descomplicada e sem burocracias.
Nesta publicação explicamos diferentes maneiras de acessar o documento e se é necessário imprimi-lo. Confira!
O que é CRLV?
Trata-se do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, popularmente também chamado de “documento do carro”. Até 2020, a documentação era impressa em papel moeda e enviada pelo Departamento de Trânsito (Detran) ou retirada em uma das unidades do órgão após efetivação do licenciamento anual obrigatório.
Com o processo de digitalização de diversos serviços públicos, o documento passou a ser expedido de forma 100% digital em todos os estados brasileiros.
CRLV Digital e CRLV-e
O certo é CRLV Digital, CRLV-e ou e- CRLV? O CRLV na versão digital tem diferentes denominações: CRLV Digital, CRLV-e, e-CRLV. Todas estão corretas. Trata-se sempre do mesmo documento.
Como ter acesso ao CRLV Digital?
Após realizar do licenciamento anual, o proprietário de um automóvel registrado no Estado de São Paulo pode acessar o documento pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal, pelo site do Detran-SP ou ainda pelo app Zul+, da Estapar.
Como baixar CRLV Digital no Zul+?
A melhor forma de baixar o CRLV Digital é com o Zul+, o aplicativo número 1 para quem dirige.
Confira o passo a passo:
- Baixe o app Zul+ (clique aqui para o download);
- Cadastre o seu automóvel;
- Escolha o menu “CRLV Digital”;
- Clique em “Solicitar documento”,
- Pronto! Você consultar sempre que precisar pelo app, inclusive quando sem internet, salvar o documento no seu aparelho ou ainda mandar por WhatsApp
São Paulo já tem o CRLV Digital?
Sim, desde o dia 8 de maio de 2020, proprietários de veículos de todo o Estado de São Paulo já conseguem baixar e imprimir o CRLV Digital, muitas vezes chamado também de CRLV-e.
Como usar o CRLV Digital?
Não é obrigatório imprimir o CRLV, porém, quem mesmo assim desejar ter uma versão física da documentação pode realizar a impressão em casa ou em uma copiadora ou lan-house de sua preferência. Em caso de blitz, o QR Code que consta no arquivo atesta a sua originalidade.
Pode imprimir CRLV SP?
Sim, é possível imprimir o CRLV. A orientação das autoridades é que a impressão seja feita em uma folha sulfite A4 preferencialmente.
Mais de uma pessoa utiliza o mesmo veículo. Posso compartilhar o documento?
Sim, vocês conseguem compartilhar o documento. No Zul+, cada pessoa pode ter sua própria conta para baixar e utilizar o mesmo documento. Ou se preferirem, podem emitir o CRLV e compartilhar o arquivo em PDF via WhatsApp ou e-mail quantas vezes quiser.
O que acontece se dirigir sem o CRLV Digital?
De acordo com o artigo 133° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é permitido dirigir sem o documento do carro desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar a documentação do veículo. No entanto, como o CTB não esclarece a relação entre a autoridade de trânsito e o sistema de consulta, a recomendação é que os motoristas continuem andando com o documento, seja ele na versão impressa ou digital.
É importante dizer que a versão eletrônica do CRLV dispensa o porte obrigatório do documento em papel. O CRLV Digital impresso só será necessário caso o motorista viaje com o veículo para outro país.
Licenciamento 2024 SP
O CRLV só é emitido aos proprietários de veículos após o licenciamento ser efetivado. O trâmite pode ser feito de forma descomplicada pelo app Zul+, mediante o pagamento da taxa de R$ 160,22. Para licenciar um veículo é necessário saber o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no CRLV de 2023 ou de anos anteriores.
Confira o calendário de licenciamento em São Paulo nesta publicação.
O app número 1 para quem dirige
O app Zul+ é a plataforma digital da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais. Além disso, gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 18 cidades, incluindo São Paulo. Com uma história de mais de quatro décadas de prestação de serviços ao público brasileiro, a companhia iniciou suas operações em 1981, em Curitiba (PR), e rapidamente se expandiu para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil.