Cuidados com o carro no inverno são fundamentais. Afinal, não é só você que sofre com o frio. A baixa temperatura é capaz de aumentar o desgaste de algumas partes do veículo e a má manutenção durante os dias mais frios do ano pode comprometer seu funcionamento para sempre.
Por esse motivo, o time do Zul+ montou essa lista com 8 cuidados básicos para se ter com o carro no inverno.
1. Bateria em dia
Independente do dia ou do tempo, a bateria é um dos itens mais importantes para qualquer veículo. É ela que fornece a energia necessária para dar partida no motor. No entanto, durante o inverno, seu trabalho fica mais intenso e o motivo é a baixa temperatura.
Com o frio, o óleo do motor fica mais viscoso. E, dessa maneira, o propulsor do motor de partida precisa de mais energia do que de costume para movimentar as engrenagens.
Por isso, é importante que a bateria do seu carro não esteja comprometida. Caso ela tenha descarregado mais de uma vez nas últimas semanas, a hora de substituí-la pode ter chegado. A validade de uma bateria é de 2 a 3 anos, dependendo do carro.
2. Ligue o veículo, mas não saia acelerando de uma vez
Sair andando com o veículo segundos após ligá-lo é uma das coisas para nunca fazer com o seu carro. A temperatura baixa e a falta de lubrificação levam ao desgaste prematuro dos componentes, principalmente dos pistões.
Nesse caso, um bom cuidado com o carro no inverno é aguardar de 3 a 5 minutos até que o motor aqueça e esteja em sua temperatura ideal de funcionamento (entre 80° C e 100°).
Uma dica importante é progredir a velocidade do veículo aos poucos, para que o motor não seja sobrecarregado logo no início.
3. Pneus sempre calibrados
Que os pneus do seu carro não podem estar desgastados você já deve saber. Agora, é imprescindível também mantê-los calibrados de acordo com o manual do veículo.
Lembre-se: os pneus são o único ponto de contato da estrutura do automóvel com o solo. Caso eles apresentem algum defeito, pode acabar comprometendo a segurança de todos na via.
Seu pneu já está próximo do fim? Saiba como identificar a vida útil da borracha e veja também como escolher o melhor pneu para o seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.
4. Carro Flex? Cheque sempre o tanque de partida a frio
A partida a frio em um carro flex é fundamental nos dias de frio porque, caso o veículo esteja abastecido com etanol, o álcool sozinho não será capaz de gerar os primeiros vapores necessários para iniciar a combustão no motor.
Por esse motivo, manter o tanque da partida a frio sempre abastecido com gasolina, que tem o ponto de fulgor (menor temperatura em que um combustível libera vapor) muito menor do que o álcool, é um dos melhores cuidados com o carro no inverno.
Veja de quanto em quanto tempo você deve abastecer o reservatório de combustível em nosso blogpost completo sobre a partida frio em um carro flex.
5. Cheque o funcionamento das luzes diariamente
Ter as luzes e os faróis funcionando corretamente também é importante para a segurança do motorista, passageiros e todos os outros presentes na via. Dessa maneira, verifique sempre que puder se elas estão funcionando corretamente. Priorize as luzes de freio, setas e faróis de iluminação.
Caso alguma delas esteja queimada e não acenda, vá até uma auto elétrica e peça para realizar a troca da lâmpada. O serviço é rápido e não custa caro.
Veja o significado das luzes do painel do seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.
6. Mesmo no frio, ligue o ar-condicionado
Ligar o ar-condicionado, mesmo em dias frios, é fundamental para evitar o ressecamento do sistema e também a proliferação de bactérias. Por isso, o recomendado é ligar o ar nem que seja por apenas 15 minutos.
Além disso, o ar-condicionado também ajuda a desembaçar os vidros, o que é muito útil em dias de chuva.
7. Limpador do para-brisa ressecado
É muito comum que a borracha do limpador do para-brisa resseque com o frio. Dessa maneira, vale você checar as condições do limpador do seu carro. Avalie também se o item está realmente funcional ou se já perdeu sua capacidade de limpeza.
Veja tudo o que você precisa trocar em seu veículo a cada 10 mil km em nosso blogpost completo sobre conserto do carro.
8. Pintura
A lataria do seu carro também deve sofrer no inverno. Os ventos, as chuvas e as geadas são capazes de danificar a pintura ao longo do tempo. Dessa maneira, um dos cuidados com o carro no inverno é lavar o veículo a cada 2-3 semanas. Além disso, você pode também realizar o procedimento de polimento para proteger ainda mais a pintura do veículo.
No verão aumentam os riscos de enchentes e chuvas. Quem tem carro precisa estar atento aos itens que o seguro cobre