Comprar um carro novo nunca é uma tarefa simples, e muitos são os pontos de atenção que o consumidor precisa ter em mente, seja um veículo usado ou um 0km. Um automóvel que saiu direto da concessionária para a garagem de casa costuma ser garantia de menos dores de cabeça, já que não teve nenhum dono anterior e conta com as condições mecânicas em perfeito estado.
A taxa do IPVA já paga, juros baixos, tanque de combustível cheio ou acessórios complementares também são alguns benefícios utilizados para fisgar o comprador. Mas é importante negociar tudo certinho com o vendedor para depois não se decepcionar caso algo não tenha ficado claro.
Se você optou por comprar um carro 0km, veja a seguir essas dicas que podem te ajudar a fazer um bom negócio:
Pesquise o carro mais adequado para você
E quando falamos isso, queremos dizer o veículo que vai atender às suas necessidades e caber no seu bolso. Você vai usar o carro para se deslocar para o trabalho todos os dias? Tem família grande ou é solteiro(a)? Vai usá-lo para viajar regularmente? Além disso, faça uma estimativa dos custos com impostos, combustível, seguro e troca de peças. Existem marcas cuja manutenção é mais cara que as outras.
Vale ainda lembrar que a internet está aí para te ajudar nesse caso. Pesquise em sites, fóruns e aqui no nosso blog se o modelo que você tem em mente é bem avaliado por outros motoristas.
Faça um test drive
Uma vez considerados esses pontos, é hora de pesquisar o modelo mais adequado de cada montadora. E quando começar a visitar as concessionárias, peça sempre um test drive. Você precisa ter certeza se vai se sentir confortável no veículo que deve ficar um bom tempo na sua vida.
Não tenha pressa para fechar negócio
Os vendedores sempre vão tentar convencer o cliente a efetuar a compra na hora, faz parte do trabalho deles. Mas atualmente nenhuma promoção é tão incrível que você não possa esperar pela próxima. Além disso, uma loja pode ter condições melhores que outra, então vale ter certeza de que você encontrou o melhor negócio.
Negocie
Uma vez encontrado o carro ideal, é hora de negociar os descontos. Não tenha vergonha! Uma dica importante é se informar se o veículo está saindo de linha ou se o modelo foi fabricado no ano anterior. Aqui você pode conseguir um bom abate no valor total.
Pesquise as opções de financiamento
Muitas vezes, as condições de financiamento com seu próprio banco podem ser melhores que as da instituição da concessionária. Por último, nunca é demais lembrar que, quanto maior o valor da entrada, menores serão as parcelas.
Pretende incluir o seu usado na negociação? O aplicativo Zul+ permite que o motorista consulte o valor de mercado do seu carro e faça simulações de compra e venda com outros modelos. Baixe já o Zul+ na App Store ou Google Play.
Veja também
Como decidir se devo comprar um carro novo ou usado?
10 dicas para fazer a melhor troca de carro
10 dicas para vender bem o seu carro