Quem dirige de carro pela capital paulista precisa sempre estar atento ao rodízio SP. Na capital paulista, a restrição de circulação varia de acordo com o dia da semana e o final da placa do automóvel. Mas durante o feriado tem rodízio de carros em São Paulo?
Para saber qual o dia do seu rodízio e não sair despreparado, o time do Zul+ preparou este conteúdo respondendo a uma pergunta muito comum: o rodízio de carros em São Paulo vale durante os feriados?
O que é o rodízio de carros em São Paulo?
O rodízio SP é uma política de mobilidade urbana adotada na capital paulista com o objetivo de reduzir o número de congestionamentos na cidade durante os horários de pico.
Criada no dia 3 de outubro de 1997, a lei n° 12.490 do rodízio SP tem como objetivo melhorar o trânsito da capital paulista por meio da redução do número de veículos em circulação ao mesmo tempo nas ruas e avenidas da cidade.
Com isso, aproximadamente 20% da frota de carros e caminhões da Grande São Paulo fica proibida de circular na cidade de segunda a sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Como funciona o rodízio SP?
O rodízio em São Paulo funciona de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Caso a placa do veículo termine com o número do dia de rodízio, ele é proibido de circular dentro do horário e zona de rodízio.
Quais os dias das placas de final 1 e 2?
Quais os dias das placas de final 3 e 4?
Quais os dias das placas de final 5 e 6?
Quais os dias das placas de final 7 e 8?
Quais os dias das placas de final 9 e 0?
De acordo com cada dia da semana, duas placas são impedidas de transitar pelo centro expandido da cidade de São Paulo durante boa parte da manhã e da tarde/noite, conforme a tabela abaixo.
Dia da semana | Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
Finais de placas que não podem circular | 1 e 2 | 3 e 4 | 5 e 6 | 7 e 8 | 9 e 0 |
Qual é o horário do rodízio SP?
O rodízio de veículos em São Paulo também leva em consideração o horário do dia, funcionando das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h, à noite.
Ou seja, mesmo sendo o seu dia de rodízio SP, você ainda pode circular pela região do centro expandido da cidade durante os intervalos de livre circulação.
Rodízio | Horário |
Livre circulação | Das 20h01 às 6h59 e das 10h01 às 16h59 |
Rodízio ativo | Das 7h às 10h da manhã e das 17h às 20h da noite |
Feriado tem rodízio em SP?
Não. Feriado não tem rodízio em São Paulo. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso para caminhões e automóveis. Ou seja, no feriado não tem rodízio na capital paulista e esses veículos podem circular livremente pela cidade.
É importante ressaltar que não são todas as ruas e avenidas de São Paulo que fazem parte do rodízio. A zona de rodízio é na região do centro expandido da capital paulista, conforme a figura abaixo.
Qual a área de rodízio?
Todas as ruas e avenidas de São Paulo dentro da zona de rodízio (mapa acima) têm restrição de circulação. A zona de rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul). As avenidas limites são: Marginal Pinheiro (Zona Oeste), Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste), Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul) e Marginal Tietê (Zona Norte).
Quais veículos estão isentos do rodízio em feriados?
Como já dissemos, todos os veículos são isentos em feriados, pois o rodízio é suspenso nesses dias. Além disso, carros híbridos e elétricos são sempre isentos do rodízio, não importando se é um dia da semana regular, final de semana ou feriado.
Multas por descumprimento do rodízio
Nunca é demais lembrar: desrespeitar o rodízio SP pode gerar multa de gravidade média, no valor de R$ 130,16 e -4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Embora a medida seja exclusiva no município de São Paulo, circular no dia do seu rodízio, ainda que a placa de seu veículo seja de outro município, é considerada uma infração.
Como sei se tomei multa por descumprir o rodízio?
Há diversas maneiras de descobrir se você foi multado por rodízio em São Paulo, mas a mais fácil delas é com o app Zul+, disponível na App Store e no Google Play. Com o aplicativo, você pode consultar se levou uma multa de rodízio ou outra qualquer. Tudo de maneira simples, rápida e segura.
Para isso, adicione seu veículo no app e consulte se possui infrações de trânsito. Se você encontrar alguma, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x.
Outra maneira de descobrir se você tomou multa de rodízio é acessar o portal do Detran-SP ou esperar receber em casa a carta de aviso da autuação.
Como sei se hoje é o dia do rodízio do meu carro?
Pelo aplicativo Zul+, você pode consultar o dia da sua placa. É só cadastrar seu veículo no app para saber quando a circulação do seu veículo tem restrição. Além disso, o Zul+ disponibiliza um mapa indicativo da área de rodízio para consulta.