A Ford anunciou que vai sair do Brasil e encerrar completamente a fabricação de veículos no país até dezembro de 2021. Duas de suas três fábricas já estão fechadas.
A fabricante norte-americana justifica sua saída como parte do movimento de reestruturação global da empresa. No Brasil desde 1919, a Ford foi a primeira montadora a fundar uma fábrica no país.
Atualmente, a Ford é considerada a quinta maior montadora em território brasileiro. Em 2020, a vendeu 119 mil carros. No entanto, em 2019, a montadora havia vendido mais de 218 mil unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece com o seu carro? Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android e tenha o app mais parceiro de quem dirige.
Por que a FORD vai sair do Brasil?
A Ford vai sair do Brasil porque o funcionamento das fábricas no país é economicamente inviável. Desde 2013, a matriz da montadora nos Estados Unidos precisa financiar as atividades por aqui.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) preferiu não comentar a saída da Ford do Brasil. Porém, a entidade afirmou que vem alertando há mais de um ano sobre a falta de medidas que reduzam o custo de produção no Brasil.
De acordo com entrevista do ex-secretário de política econômica do Brasil e presidente do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Marcos Lisboa, à Folha de S. Paulo, o Brasil é refém de subsídios fiscais oferecidos às empresas quando, na verdade, deveria apresentar uma solução concreta para o sistema tributário nacional.
O que acontece com quem tem carro da Ford?
Absolutamente nada. A empresa encerra apenas a fabricação de veículos por aqui. As vendas, a assistência técnica e a reposição de peças continuarão funcionando normalmente. A única diferença é que os carros da Ford passarão a ser importados.
O Ka e o EcoSport também deixam de ser fabricados. Porém, há estoque disponível para venda destes dois modelos durante os próximos meses.
Em comunicado oficial, a montadora dos EUA afirma que vai continuar comprometida com os clientes no Brasil atendendo ativamente cada um deles. Além disso, a montadora promete novos lançamentos para 2021, como a família Bronco, o Transito, a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ford Ranger Black, ao lado do Territory e Edge.
Em seu site oficial, a Ford afirma que o objetivo da empresa nos próximos anos é encontrar um modelo de negócios ágil e sustentável impulsionado pelas tecnologias de eletrificação e automação dos veículo.
A Ford está em crise?
A grande verdade é que a montadora passa por um processo de reestruturação global, que iniciou em 2018 com o fim da linha Fusion e Fiesta. De lá para cá, a Ford passou a ter uma linha com 90% dos modelos sendo SUVs, picapes e veículos comerciais.
E não é só o Brasil que está sentindo os reflexos da reestrutução da Ford. Funcionários foram demitidos em vários países da Europa e também no Estados Unidos. Fábricas importantes na Austrália e França foram fechadas em 2019. No mesmo ano, a montadora fechou sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), onde se fabricava caminhões e o Fiesta. Cerca de 600 funcionários brasileiros foram demitidos.
Por que a Ford está indo para a Argentina?
Você deve ter visto que a Ford vai sair do Brasil mas com um destino já definido: a Argentina. Em dezembro de 2020, a montadora norte-americana já havia anunciado investimento de US$580 bilhões de dólares a partir de 2021.
Porém, a Argentina vive uma crise econômica mais grave do que a brasileira e teve a quarta moeda que mais perdeu valor frente ao dólar em 2021. Dessa maneira, a custo de produção menor e a mão de obra mais barata em Pacheco, na província de Buenos Aires, são atrativos para a empresa.
Além da Argentina, o Uruguai e o México também são países que ganham espaço com a reestruturação da Ford.
No Brasil a montadora estadunidense vai manter no Brasil: o Centro de Desenvolvimento de Produto, no estado da Bahia, e o Campo de Provas e Sede Administrativa para América do Sul, ambas em São Paulo.
Quero desistir da compra do veículo Ford mas já dei entrada. O que devo fazer?
Segundo a empresa, Você deve dirigir-se a concessionária onde a compra foi efetuada e solicitar o cancelamento da mesma de acordo com a regulamentação prevista no Código de Defesa do Consumidor.
Perguntas Frequentes
A saída da Ford do Brasil foi motivada por questões relacionadas à viabilidade econômica, incluindo altos custos de produção, baixa demanda por determinados modelos e dificuldades de competir no mercado automotivo brasileiro.
Após a saída da Ford do Brasil, a situação da empresa no país permanecerá com encerramento das operações de produção e vendas, com foco em serviços de pós-venda e suporte aos clientes.
As possibilidades da Ford voltar para o Brasil dependem de mudanças nas condições econômicas e de mercado, bem como de decisões estratégicas da empresa no futuro.
Os carros da Ford continuarão sendo comercializados e terão suporte para peças de reposição e serviços de pós-venda, mesmo após o encerramento das operações de produção da empresa no Brasil.