Afinal, idoso paga Zona Azul? Esta questão é muito frequente entre os motoristas e usuários do estacionamento rotativo e que respondemos aqui na publicação.
Para adiantar a resposta: sim, idosos precisam pagar Zona Azul na maioria das cidades que gerenciam o sistema de estacionamento público rotativo.
A seguir, a política de Zona Azul quanto a isenção na capital paulista. Confira!
Idoso paga a Zona Azul em SP?
Sim, idosos (todos com mais de 60 anos) devem pagar a tarifa da Zona Azul para estacionar nas ruas de São Paulo. Isso é necessário mesmo com a autorização especial chamada Credencial do Idoso visível no para-brisa do carro.
Idoso tem vaga reservada na Zona Azul?
Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há 2.833 vagas rotativas destinadas a pessoas idosas no sistema da Zona Azul. Elas podem estar sinalizadas com pintura no chão e devem ser respeitada por todos os motoristas. Há também 409 vagas destinadas aos mais velhos em áreas fora da Zona Azul.
Para utilizar tais vagas é indicado o uso da Credencial do Idoso. Trata-se de uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.
Como solicitar a Credencial do Idoso?
A melhor forma de solicitar o documento é pelo site 156 da Prefeitura de São Paulo, que informa que a autorização “é válida para todo território nacional”. Também é possível requerer a credencial nas praças de atendimentos das Sub-prefeituras. Clique aqui para ver os documentos demandados.
Isenção do rodízio para idosos
Alguns públicos específicos podem requisitar isenção do cronograma de rodízio de São Paulo, como taxistas, médicos e Pessoas com Deficiência (PcDs).
Não há isenção específica para idosos, mas PcDs e pessoas em tratamento de doença grave com veículo registrado na Capital e nas cidades da Região Metropolitana podem requerer o direito através do portal 156.
Leia mais sobre isenção de rodízio para PcDs em São Paulo.
Como pagar a Zona Azul?
A melhor forma de pagar a Zona Azul em São Paulo é usando o aplicativo Zul+, solução digital da Estapar. A plataforma permite a ativação da Zona Azul com poucos cliques, sem a necessidade de comprar talão. Uma funcionalidade interessante da ferramenta é a possibilidade de estender o período de estacionamento diretamente pelo app.
Clique aqui para fazer o download.
Métodos de pagamento disponíveis na Zona Azul
Com o Zul+, os motoristas podem ativar a Zona Azul de forma simples e sem talão. Basta adicionar tempo e os créditos compatíveis, que podem ser pagos da maneira mais conveniente para cada pessoa.
São as formas de pagamento aceitas: cartão de crédito e débito, Pix, boleto bancário, carteiras digitais (Apple Pay e Google Pay) e apps de banco.
Idoso tem isenção de Zona Azul em algumas cidades
Como as regras de estacionamento rotativo municipal são definidas por cada prefeitura do Brasil, algumas permitem, sim, que idosos estacionem em vagas de Zona Azul sem a necessidade de pagamento. É o caso de Santo André (SP), por exemplo. O município da Grande São Paulo demanda registro prévio dos condutores mais velhos para tal benefício.
O app número 1 para quem dirige
Baixe o Zul+, o app número 1 para quem dirige. Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 12 municípios paulistas: Americana, Araraquara, Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e São João da Boa Vista.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, acesso ao CRLV Digital, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil.