O IPVA 2023 está chegando e você deve se preparar para pagar o tributo. Porém, é importante saber algumas coisas antes de quitar o imposto para o seu carro.
Por isso, a equipe do Zul+ preparou este conteúdo trazendo as principais dúvidas para você não ser pego de surpresa na hora de pagar o IPVA 2023. Veja a seguir.
Veja o vencimento do IPVA 2023 no seu Estado
1) Qual o valor do IPVA 2023?
A primeira coisa que você precisa entender sobre o IPVA 2023 é que seu valor não é o mesmo para todos os motoristas nem para todos os carros.
O IPVA é um imposto estadual cobrado a partir de uma porcentagem (alíquota) sobre o valor de mercado de um veículo. Por isso, carros mais caros têm IPVAs mais caros. Ou seja, o preço influencia diretamente no valor do tributo.
Vale ressaltar que cada Estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota. Por exemplo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro cobram uma alíquota de 4% sobre o valor de mercado do veículo, enquanto Santa Catarina e Espírito Santo cobram 2%.
2) Prepare o bolso! O IPVA 2023 será mais caro
E isso já é um fato. Por conta da valorização dos carros usados no Brasil nos últimos anos, o IPVA 2023 será mais caro. Por isso, é muito importante se planejar financeiramente para que o imposto não comprometa seu bolso.
Economizar o quanto antes, saber exatamente o valor do imposto para o seu carro e procurar por programas estaduais de desconto, como a Nota Fiscal Paulista em São Paulo ou o programa Bom Motorista no Rio Grande do Sul, são algumas dicas que podem te ajudar a se organizar para quitar o IPVA 2023.
3) Quando vence o IPVA 2023?
Assim como o valor, o vencimento do IPVA 2023 também não é o mesmo para todos os motoristas. Neste caso, tudo vai depender do Estado onde o seu carro está registrado e o final da placa.
Na maioria das regiões do Brasil, o pagamento do IPVA começa a vencer logo no início do ano, como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E então, o final da placa do veículo indicará qual o dia exato em que o tributo vence.
Por esse motivo, é importante conhecer o calendário do seu Estado.
4) Como você pode pagar o IPVA 2023?
Hoje, no Brasil, existem três possibilidades para você pagar o IPVA 2023: em cota única, parcelado com o governo ou parcelado em até 12x.
Cota única com desconto
A primeira opção é a cota única com desconto que acontece no primeiro mês de vencimento do seu IPVA. Como forma de incentivo para que os motoristas quitem o tributo de uma vez no início do ano, a maioria dos Estados oferecem descontos no pagamento à vista.
No Espírito Santo, por exemplo, você tem direito a até 15% de desconto no valor do IPVA caso pague em cota única. Já no Rio Grande do Sul, quitar o tributo ainda em 2022, de 14 a 29 de dezembro, garante um desconto de antecipação de 10%.
Motorista sem multa já pode se cadastrar para receber benefícios; conheça o RNPC
Parcelado com o governo
A segunda forma de pagar o IPVA 2023 é parcelar o tributo seguindo o calendário de vencimento do governo do seu Estado. O parcelamento pode variar entre 3x até 6x, dependendo do Estado, e ainda garantir desconto se pago até a data limite estipulada.
Mas atenção: se houver atraso em alguma das parcelas, o desconto é automaticamente suspenso. Inclusive para as parcelas seguintes.
Ou seja, se você perdeu o prazo de pagamento de qualquer parcela do IPVA, o restante da dívida deverá ser quitado à vista.
Parcelado em até 12x
Uma outra possibilidade é parcelar o IPVA 2023 em até 12x pelo aplicativo Zul+. O serviço está disponível para veículos registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná ou Santa Catarina. Tudo de maneira muito simples, rápida e segura. Veja o passo a passo abaixo:
- Baixe o Zul+ no seu iPhone ou Android;
- Faça seu cadastro pessoal no app;
- Adicione seu veículo e informe o Renavam;
- Consulte o valor do seu IPVA;
- Escolha a melhor opção de pagamento (Pix ou em até 12x no cartão de crédito) e deslize para pagar.
5) O que acontece se atrasar o IPVA?
Caso você não pague o IPVA 2023 dentro do calendário de vencimento, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias.
Em paralelo, o IPVA vencido também acumula juros mensais baseados na taxa Selic e entrará na dívida ativa, sujando o seu nome.
Além disso, com o atraso no pagamento do IPVA, você não conseguirá licenciar o veículo e renovar o CRLV Digital.
IPVA atrasado dá multa?
IPVA atrasado não dá multa de trânsito. Na verdade, a multa por IPVA atrasado está relacionada ao acréscimo de juros no valor do imposto atrasado, mas não representa uma infração de trânsito.