Para muitos motoristas, a dúvida sobre a diferença entre IPVA e licenciamento é comum. Embora os dois temas estejam ligados e façam parte das obrigações anuais de quem possui um veículo, eles não são equivalentes. Cada um tem uma função específica e envolve processos distintos, o que costuma gerar confusão.
Confira mais detalhes a seguir!
IPVA e licenciamento é a mesma coisa?
Não. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento são coisas diferentes, em todos os estados do Brasil.
De forma resumida, podemos dizer que o IPVA é um imposto estadual cobrado sobre o valor de mercado do veículo, com o objetivo de arrecadar recursos para os cofres públicos. Seu pagamento é obrigatório, mas, por si só, não autoriza o veículo a circular legalmente.
Já o licenciamento é a regularização do veículo, que gera o “documento do carro”. Esse documento é essencial para que o carro possa circular em conformidade com a lei. Ou seja, enquanto o IPVA se refere a um imposto, o licenciamento garante que o veículo esteja apto a trafegar nas ruas e rodovias.
O que é o IPVA?
O IPVA é um imposto estadual calculado com base em uma porcentagem (alíquota) aplicada sobre o valor de mercado do veículo.
Uma informação importante é que o valor do IPVA varia de acordo com o tipo e o preço do carro. Ou seja, quanto mais caro o veículo, maior será o imposto. Isso explica por que diferentes motoristas pagam valores diferentes.
O pagamento pode ser feito de uma vez ou parcelado, seguindo as datas estipuladas pelo calendário de vencimento. Embora não haja multa de trânsito por IPVA atrasado, o veículo não poderá ser licenciado enquanto o imposto não for quitado.
É bom saber também que cada estado tem autonomia para definir a alíquota do IPVA. Por exemplo, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a alíquota é de 4% para carros de passeio, enquanto em Santa Catarina e Espírito Santo é de 2% para a mesma categoria.
Como calcular o IPVA
Para calcular o IPVA do seu carro, faça a seguinte operação:
Valor do IPVA = valor venal do veículo definido pela tabela Fipe x alíquota estadual
O que é o licenciamento?
Já o licenciamento é a emissão de um novo documento do carro. Todo ano, o proprietário deve renová-lo para poder circular pelas ruas e avenidas do país.
Para licenciar o veículo, o motorista deve pagar pela emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que é conhecido também por CRLV. Assim, ao ser parado em uma blitz, o motorista não irá correr o risco de ter o carro retido, o que pode acontecer se o veículo apresentar algum risco à segurança.
Andar sem o licenciamento atualizado é considerado infração gravíssima. Como penalidade, o proprietário tem que pagar multa de R$ 293,47, com 7 pontos na CNH e apreensão do automóvel.
Como pagar o IPVA?
Você pode pagar o IPVA em cota única, parcelado com o governo ou parcelado em até 12x com ajuda do app Zul+, a plataforma digital da Estapar.
Veja como é fácil usar o app para quitar o IPVA:
- Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android (clique aqui para download);
- Faça o cadastro no app;
- Adicione o veículo e informe o Renavam;
- Selecione o menu “IPVA, Multas & Licenciamento”;
- Consulte o valor do seu IPVA;
- Escolha a melhor opção de pagamento, do Pix ou em até 12x no cartão de crédito,
- Pronto! IPVA pago.
Como pagar o licenciamento?
Assim como o IPVA, o licenciamento têm seu próprio calendário. Esse calendário varia por região e também de acordo com os números finais das placas.
Confira a tabela de licenciamento 2024, com prazos e valores, nesta publicação.
Veja como é fácil pagar o licenciamento:
- Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android (clique aqui para download);
- Faça o cadastro no app;
- Adicione o veículo e informe o Renavam;
- Selecione o menu “IPVA, Multas & Licenciamento”;
- Pressione a opção “Licenciamento”;
- Escolha a melhor opção de pagamento, do Pix à vista ao parcelamento
- Pronto! Veículo regularizado. Se preferir, emita o documento do carro diretamente no app.
O app número 1 para quem dirige
Baixe o Zul+, o app número 1 para quem dirige. Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 17 municípios do país, incluindo São Bernardo do Campo e Santo André (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com cerca de 6,5 milhões de usuários em todo o Brasil.