O licenciamento 2023 RS começa a vencer no final de junho, mas você já pode realizar o pagamento de maneira antecipada com o Zul+. Pelo app, é possível pagar e regularizar a documentação do veículo via Pix ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples, rápido e inteligente.

Pagamento de tributos pelo Zul+ chega ao RS

O pagamento da taxa é fundamental para autorizar a circulação do veículo e deve acontecer até a data limite para sua placa. Vale lembrar que é necessário quitar todos os débitos pendentes do veículo, como IPVA e multas em aberto para realizar o licenciamento.

Quando vence o licenciamento 2023 RS?

No Rio Grande do Sul, o vencimento do licenciamento em 2023 ocorre nos meses de junho e julho, dependendo do final da placa do seu veículo. Confira o calendário completo na tabela abaixo.

Final da placaData de Vencimento
1 e 230/06
3 e 430/06
530/06
631/07
7 e 831/07
9 e 031/07

Qual o valor do licenciamento 2023 RS?

O valor do licenciamento 2023 no Rio Grande do Sul foi de R$ 94,10 para pagamentos realizados até 31 de janeiro. A partir de fevereiro, a taxa sofreu correção automática da UPF. O valor do Seguro Obrigatório (DPVAT) se manteve zerado em 2023, assim como vem ocorrendo nos últimos anos.

Vale lembrar que a taxa de licenciamento diz respeito à renovação do registro e documento do carro. Do valor pago, 50% é destinado para o governo estadual e 50% para os municípios. Cidades com mais carros licenciados recebem verba diretamente proporcional.

Para entender a diferença entre licenciamento e IPVA, assista ao vídeo abaixo:

Como consultar o licenciamento 2023 RS?

Você pode consultar o licenciamento do seu carro no portal do Detran-RS ou no app Zul+, que é muito mais rápido e simples. Pelo aplicativo também é possível quitar a taxa à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito.

Como pagar o licenciamento 2023 RS?

  1. Consulte o vencimento do licenciamento
    O primeiro passo é checar a data de vencimento do licenciamento do seu veículo. O calendário de pagamento varia de acordo com o mês e também o final da placa do carro. Consulte a tabela alguns parágrafos acima para saber.

  2. Pague todos os débitos pendentes do veículo
    O pagamento do IPVA e das multas pendentes é obrigatório. Se existir algum débito do veículo ainda em aberto, você não vai conseguir licenciar o seu carro.

  3. Pague a taxa de licenciamento 2023 RS
    Após quitar as multas e o IPVA do veículo, basta pagar o licenciamento 2023 RS. No app Zul+, é possível realizar o pagamento de tudo junto usando as opções: Pix; em até 12x no cartão de crédito; Apple Pay; e Google Pay.

Veja a seguir o passo a passo:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro e adicione seu veículo pelo número de Renavam;
  3. Toque em “IPVA, Multas e Licenciamento″ e consulte o valor;
  4. Escolha a melhor opção de pagamento: à vista com Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
  5. Deslize o dedo para pagar.
  6. Pronto! Você já pode emitir o CRLV-e 2023 – veja como fazer o download do documento do seu carro atualizado.

O que acontece se você não pagar o licenciamento?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Mas se o seu carro for retido, também é necessário pagar os custos relacionados à apreensão, incluindo guinchamento e diárias no pátio do departamento de trânsito local, assim como outras pendências (multas e IPVA).

Licenciamento RS atrasado tem juros?

O licenciamento atrasado RS tem juros sobre o valor da taxa. No Rio Grande do Sul, o juro é de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20%, o que ocorre após 60 dias. 

Depois disso, o débito é inscrito na dívida ativa. Além do juro por dia de atraso, o licenciamento RS atrasado também sofre com juros mensais baseados na taxa Selic.

Saiba mais sobre licenciamento atrasado em nosso post completo.