Tem um carro ou moto registrado em Mato Grosso? Então atenção ao valor da taxa, o calendário de licenciamento 2025 e uma dica para emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com grande facilidade.
A seguir, o time do Zul+ explica os detalhes do Licenciamento Mato Grosso 2025. Confira!
Taxa de licenciamento Mato Grosso
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) é o responsável pelo recolhimento da taxa de licenciamento, que em 2025 é de R$ 189,34. A informação foi anunciada oficialmente pelo órgão de trânsto.
Calendário de licenciamento Mato Grosso 2025
Calendário de vencimento do licenciamento em Mato Grosso varia entre os meses de março e outubro, sendo que automóveis com placa final 1, 2 e 3 têm o mesmo prazo para o licenciamento: 31/03.
- Veículos com placa final 1: 31/03;
- Veículos com placa final 2: 31/03;
- Veículos com placa final 3: 31/03;
- Veículos com placa final 4: 30/04
- Veículos com placa final 5: 31/05;
- Veículos com placa final 6: 30/06;
- Veículos com placa final 7: 31/07;
- Veículos com placa final 8: 31/08;
- Veículos com placa final 9: 30/09,
- Veículos com placa final 0: 31/10.
Como pagar o licenciamento no Mato Grosso
O licenciamento pode ser feito pelos canais do Detran-MT, app MT Cidadão, app Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal, ou pelo app Zul+, da Estapar.
O jeito mais fácil de licenciar o automóvel é pelo app Zul+, que realiza o trâmite em instantes. Veja o passo a passo a seguir.
- Baixe o app (clique aqui);
- Selecione o menu “IPVA, Multas e Licenciamento”;
- Pressione a opção “Licenciamento”;
- Informe os dados requeridos;
- Escolha a melhor condição de pagamento;
- Confirme a operação,
- Pronto! O veículo está de acordo com a legislação de trânsito.
Requisitos para fazer o licenciamento MT 2025
Ter quitado o IPVA MT de 2025 e ter pago eventuais multas são os requisitos para licenciar um carro ou moto em Mato Grosso. Em caso de IPVA parcelado, o licenciamento só será permitido caso nenhuma das parcelas esteja atrasada. Veículos equipados com o sistema GNV, informa o Detran-MT, deverão ter o Laudo CSV periódico.
Documentos necessários para o licenciamento MT 2025
O número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é requerido na hora de fazer o licenciamento. O código pode ser consultado no CRLV de 2024.
Acesso ao CRLV digital no Mato Grosso
Os proprietários dos automóveis devem, após o pagamento da taxa de licenciamento, emitir o CRLV-e. Para isso, é possível escolher entre a plataforma do Detran local, app Carteira Digital de Trânsito do governo federal ou app Zul+.
Veja como é simples acessar o “documento do carro” pelo app Zul+.
- Faça o download do app (clique aqui);
- Selecione “CRLV Digital”;
- Escolha a opção “Emitir Documento”;
- Pague a taxa correspondente,
- Pronto! Agora você pode acessar o documento sempre que quiser e/ou salvar no seu celular.
Licenciamento atrasado dá multa
O motorista que for flagrado dirigindo um veículo com o licenciamento MT 2025 atrasado pode ser notificado por infração gravíssima de trânsito, que rende multa de R$ 293,47 e adição de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O automóvel também pode ser apreendido e guinchado até o pátio até que os débitos sejam regularizados.
Dúvidas e Respostas Frequentes sobre o licenciamento MT 2025
1. É preciso pagar o DPVAT para fazer o licenciamento?
Não é preciso pagar o DPVAT para licenciar o veículo em 2025. O seguro DPVAT tem valor igual a zero desde 2021 em todo o Brasil.
2. O IPVA 2025 está em aberto, o que devo fazer?
Pague o quanto antes. Ter o imposto regularizado é requisito para fazer o licenciamento MT 2025. Pelo app Zul+ você pode parcelar o valor integral do IPVA atrasado em até 12x, desde que o imposto não tenha ido para a dívida ativa.
3. Qual a validade do licenciamento?
O licenciamento deve ser realizado todos os anos conforme o calendário de licenciamento anual estabelecido pelo Detran-MT. A responsabilidade é do dono do veículo.
4. É possível parcelar a taxa de licenciamento?
Sim, é possível pagar a taxa de licenciamento 2025 do Mato Grosso em 12x. Para isso, basta utilizar o app Zul+ e escolher a melhor opção para o seu caso.
5. Posso andar com o IPVA vencido? E o licenciamento?
O ideal é que todos os débitos veiculares sejam pagos na data correta. Rodar com o IPVA vencido não é infração de trânsito. Um único dia de licenciamento vencido, no entanto, é o suficiente pode ocasionar até guinchamento do bem.
Baixe o app número 1 para quem dirige
Agora que você já sabe tudo sobre o licenciamento MT 2025, aproveite e baixe o app Zul+.
Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 18 municípios do país.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 7 milhões de usuários em todo o Brasil. Clique aqui e faça o download.