As luzes do painel do veículo servem para informar ao motorista sobre o funcionamento do carro. São elas acesas que indicam as principais funções do automóvel.

É claro que cada veículo tem um painel diferente. Carros mais completos oferecem um computador de bordo mais sofisticado, inteligente e com mais informações do que o painel de um modelo popular ou econômico.

E as luzes do computador de bordo sempre aparecem no momento em que a chave do veículo entra em contato com a ignição e desaparecem quando a partida é dada. O indicador que permanecer aceso no painel de instrumentos deve ser verificado pois pode indicar um problema ou defeito no veículo.

Por esse motivo, é importante o motorista conhecer o significado de cada uma das luzes do painel. Dessa maneira, o diagnóstico do problema pode ser facilitado e resolvido o mais rápido possível.

Confira 10 coisas para você nunca fazer com o seu carro em nosso blogpost completo sobre hábitos e manias erradas de motoristas brasileiros.

O que querem dizer as cores das luzes no painel?

Na maioria dos modelos, a cor da luz do painel de instrumentos representa a gravidade do problema. Ou seja, dependendo da cor da luz no painel, o grau de perigo para o motorista e passageiros do veículo pode ser maior ou menor.

As luzes vermelhas significam emergência e o motorista deve levar o veículo ao mecânico o quanto antes para resolver o problema.

As luzes amarelas alertam para defeitos não tão graves mas que merecem, também, devida atenção.

E as luzes verdes/azuis/brancas servem para informar o motorista, como indicar que o farol alto está ligado ou que a seta foi acionada.

Saiba de quanto em quanto tempo você deve fazer a manutenção do seu carro acessando nosso blogpost sobre tudo o que precisa ser feito em uma revisão.

Luz do Freio

imagem do símbolo de luz do freio

A luz do freio indica que há algum problema no sistema hidráulico do freio. O mais comum é o freio de mão estar acionado. Caso o freio de mão já esteja abaixado, o problema pode ser o baixo nível de fluído no freio. Assim, é aconselhável que o veículo seja examinado por um mecânico, uma vez que o sistema de frenagem é um dos principais itens de segurança de um veículo.

Luz de Injeção Eletrônica

imagem do símbolo da luz de injecao eletronica no painel do veiculo

Após dar partida no carro, a luz de injeção eletrônica deve desaparecer. Caso ela não se apague, o veículo pode estar com problemas no sistema de alimentação do motor influenciando no aumento do consumo e emissão de poluentes.

O sistema de injeção eletrônica substitui o carburador e sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro do motor. Sempre que o motorista insere a chave na ignição e gira, a luz da injeção eletrônica acende e apaga segundos depois.

Caso ela permaneça acesa ou fique piscando, os problemas podem estar nas velas, cabos de velas, bobinas, bicos injetores do motor ou até mesmo no catalisador, que pode estar emitindo uma maior quantidade de gases poluentes.

Outro motivo para o aparecimento desse tipo de luz no painel do veículo é o abastecimento com combustível adulterado. Para resolver o problema, é preciso levar o veículo ao mecânico para análise.

Na dúvida de onde levar seu carro para arrumar? Acesse nosso conteúdo completo com dicas de profissionais sobre como escolher uma oficina mecânica de confiança.

Luz da bateria

imagem da luz da bateria no painel do veículo

A luz da bateria acende sempre antes da partida do motor. No entanto, caso ela permaneça acesa ou acenda durante o percurso, significa que a bateria não está sendo carregada pelo alternador. Dessa forma, a perda de tensão pode fazer com que o carro fique sem energia e não ligue na próxima vez.

Problemas na bateria costumam aparecer quando o veículo fica parado por muito tempo. Veja aqui o que fazer caso você vá deixar o carro na garagem por um longo período.

Luz de pré-aquecimento da velas

luz de pre aquecimento das velas

Caso esse indicador acenda no painel do veículo, o proprietário pode ter que trocar as velas do automóvel. Os motivos podem ser o desgaste ou a corrosão causada por componentes de combustível de má qualidade.

Luz de controle de tração

luz de controle de tracao acesa no painel do carro

Em veículos com tração 4×4, existe o sistema de controle de tração. Ele é responsável pela melhora da distribuição de força do motor entre as rodas garantindo maior estabilidade quando ativado. Essa luz acenderá assim que o sistema for acionado.

Luz de combustível

luz de combustivel acesa

Ela representa falta de combustível e aparece no painel assim que o veículo entra na reserva do tanque de combustível.

Você sabia que caso acabe o combustível do veículo e ele fique parado na via atrapalhando o trânsito, o motorista pode ser multado? Veja essa e mais 5 infrações fáceis de se evitar aqui nessa matéria.

Luz de portas abertas

luz de portas abertas acesa no painel do carro

Alerta para que alguma porta do veículo não foi fechada corretamente

Luz do arrefecimento

luz do arrefecimento acesa no painel do veículo

A luz do arrefecimento refere-se à temperatura do líquido de refrigeração do motor. Quando este indicador aparece no painel pode significar alguma falha na refrigeração do veículo, como a falta de água ou o superaquecimento do motor.

A primeira coisa a se fazer quando a luz do arrefecimento acender é desligar o veículo e aguardar até que o motor esfrie para verificar o nível de água. Se ela continuar no painel, é necessário ir a uma oficina mecânica para uma análise mais detalhada porque há o risco do motor fundir.

Luz do pisca alerta

luz do pisca alerta

A luz aparece no painel assim que o motorista aciona o pisca alerta. Em alguns modelos, ela pode aparecer como se as duas setas fossem ativadas.

Luz do desembaçador de para-brisa

luz do desembacador de para brisa acesa no painel do veiculo

Assim que o desembaçador é ligado, a luz aparece no painel de instrumentos do carro.

Conheça os melhores acessórios automotivos que facilitam o dia a dia do motorista em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Luz do airbag

luz do airbag acesa no painel do carro

Ao aparecer no painel, a luz pode indicar algum problema sério no airbag do veículo. Essa falha pode fazer com que o airbag não funcione em caso de acidentes, comprometendo a vida do motorista e dos passageiros. A recomendação é levar o quanto antes o veículo ao mecânico.

Luz do cinto de segurança

luz do cinto de seguranca

Caso o motorista ou passageiro não coloque o cinto ou afivele ele direito, o sensor do veículo informará. A luz indicadora no painel alertará para sua necessidade, muitas vezes com a ajuda de um aviso sonoro.

Dirigir sem o uso do cinto de segurança é uma infração de trânsito de natureza grave e o motorista é multado. Conheça mais infrações de trânsito em nosso artigo completo sobre multas.

Luz de pressão do pneu

luz de pressao do pneu

Alguns modelos de carros têm sensores que monitoram a pressão dos pneus. Caso a calibragem esteja errada, como pneus murchos ou excesso de pressão, o sensor informará o motorista sobre o problema através da luz no painel.

Veja os tipos de pneus que existem e saiba qual é o melhor para o seu carro em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Luz de farol de neblina

luz de farol de neblina acesa no painel do veiculo

Caso os faróis de neblina sejam ligados, a luz de neblina aparecerá no painel. Ela deve ser utilizada apenas em situações em que a visibilidade do motorista está comprometida, como é comum em estradas em serras ou montanhas.

Na cidade, o farol de neblina não é tão útil assim e pode acabar prejudicando a visão de outro motorista. Este tipo de farol ilumina o asfalto e sua luz passa por debaixo da neblina.

Luz do óleoluz do oleo do motor acesa no painel do veiculo

Quando existe algum problema no sistema de lubrificação do motor, a luz de óleo acende no painel de instrumentos do veículo. Essa luz pode indicar que o nível de óleo no cárter está abaixo do necessário. Caso seja esse o defeito, ao completar com mais óleo, o problema será resolvido.

No entanto, ao acender a luz do óleo, fazer com que ela desapareça pode ser mais complicado do que apenas completar o nível do cárter. A luz informa que há falta de pressão na lubrificação do motor, e isso pode ser causado pelo entupimento da bomba de óleo ou por conta da formação de uma borra. A falta de lubrificação pode levar o motor a fundir.

Assim que a luz do óleo acende, é recomendado parar o carro e levá-lo a uma oficina mecânica.

A troca do óleo do motor é recomenda a cada 10 mil km rodados. No entanto, fatores como muito tempo parado ou problemas mecânicos podem alterar essa média. Acesse nosso blogpost completo sobre revisão e saiba quando levar o veículo para manutenção.

Luz de ABS

Luz do freio ABS

Assim como a maioria das luzes do painel do veículo, a luz de ABS acende assim que o carro é ligado, mas apaga após alguns segundos. Caso ela não desapareça, pode existir algum problema no sistema ABS de freio como pastilhas gastas, mau contato ou montagem errada. Por esse motivo, o carro deve ser levado à oficina mecânica para verificação do problema.

Vale dizer também que mesmo que a luz de ABS acenda, não significa que o veículo ficará sem seus freios. O carro ainda poderá frear, no entanto, sem a ajuda do ABS. Assim, caso o motorista pise fundo no pedal de freio, as rodas travarão como qualquer veículo que não tem a redução de pressão no sistema hidráulico de freio.

Quer ficar por dentro das melhores dicas sobre como cuidar do seu veículo? Baixe o Zul+ em seu Iphone ou Android e siga o app no Facebook e no Instagram.