Escolher o melhor pneu para o seu carro é fundamental para sua segurança ao dirigir. Afinal, o pneu é o único ponto de contato entre o asfalto e a estrutura do veículo. E, mesmo que todos os pneus sejam fabricados para rodar em pistas secas e molhadas, a grande diferença entre eles está na maneira em que a água é escoada.

Além disso, cada pneu suporta cargas e velocidades diferentes. Por esse motivo, na hora de escolher um pneu, é imprescindível que você saiba qual o melhor tipo para o seu carro.

Como escolher o melhor pneu para o seu carro?

1) Consulte o manual do veículo

Quando você tem alguma dúvida em relação ao seu carro, a primeira coisa que você deve fazer é consultar o manual do veículo. É nele onde estão contidas as principais informações, incluindo assuntos ligados à manutenção.

O prazo para a troca do pneu e o modelo indicado vão estar presentes no manual. Ao consultar o guia da fabricante, você vai saber exatamente qual o melhor pneu para o seu carro e não vai depender da opinião de terceiros, o que poderia gerar algum erro na hora da compra do pneu. Dessa forma, consulte o manual do veículo para descobrir o melhor pneu para o seu carro.

2) Escolha a melhor banda de rodagem

Se engana quem pensa que pneu é tudo igual. Como dissemos anteriormente, uma das principais diferenças entre os modelos é a banda de rodagem: a parte do pneu que fica em contato com o asfalto e é responsável por expulsar a água.

Atualmente, existem três tipos de banda de rodagem: simétrico, assimétrico e direcional.

banda de rodagem de pneu simetrico assimetrico direcional

Pneu simétrico

O pneu simétrico é o modelo mais popular e econômico do mercado. Recomendado para pistas secas, esse tipo de pneu apresenta maior durabilidade e pode aguentar temperaturas mais elevadas.

Para identificar um pneu simétrico, basta o motorista dividir a banda de rodagem em duas. Se ambos os lados forem idênticos, o pneu é simétrico. Caso você pretenda fazer o rodízio de pneus, não há nenhuma restrição para a prática. No entanto, o modelo apresenta baixo desempenho em pistas molhadas.

Pneu assimétrico

A principal característica do pneu assimétrico é a diferença entre o lado de dentro e do lado de fora do pneu. Assim, para reconhecer um pneu assimétrico, o primeiro passo é verificar se existe alguma indicação de posição para montagem. Nesse tipo de pneu, há uma identificação escrita que informa o lado que deve ficar virado para dentro do veículo (INSIDE) e o que deve ficar para fora (OUTSIDE).

Eles são reconhecidos por suportar mais peso e apresentar maior resistência em altas velocidades. Essa reputação somada a maior estabilidade, principalmente em curvas, é explicada pela borda do lado de fora do pneu ser mais reforçada do que a borda interna.

Os pneus assimétricos são modelos de pneus mais caros. O rodízio entre eles é mais complicado e depende da tração do veículo. Se a tração for dianteira, os dois pneus da frente passam para trás, e os que estão atrás, passam em “x” para a frente.

Pneu direcional

O pneu direcional tem desenho único e fácil de ser identificado. Muito utilizado em carros esportivos, sua banda de rodagem aponta para o sentido de rotação que deve ser instalada no veículo. Caso os pneus sejam montados no sentido inverso indicado pelo pneu, o desempenho do carro será comprometido assim como a autonomia do pneu.

Super indicado em pistas molhadas, o pneu direcional tem um objetivo: facilitar o escoamento da água. Sua banda de rodagem apresenta um desenho que aponta para a direção em que o pneu sempre deve rodar. Quase como uma flecha, os sulcos dos pneus direcionais cortam a água da pista e a jogam rapidamente para fora impedindo a aquaplanagem.

Para quem deseja fazer o rodízio de pneus direcionais, basta trocar o pneu da frente com o de trás, mas, sempre mantendo-os em seus lados corretos. Ou seja, pneu dianteiro esquerdo troca com o pneu traseiro esquerdo, e a mesma coisa do lado direito.

3) Confira se o código de identificação do pneu se adequa ao seu carro

Além da banda de rodagem, você também deve se atentar ao código de identificação do pneu. Ele é formado por aquelas letras e números na parte lateral do pneu. Lembre-se de que o código de indentificação do pneu que você for comprar deve estar de acordo com o indicado no manual do veículo.

Vamos pegar a etiqueta do pneu na imagem abaixo (205/50R17 93H) como exemplo para explicar melhor o que esse código significa.

Largura do pneu

Os primeiros três números representam a medida da largura da banda de rodagem do pneu em milímetro. Ou seja, no caso acima, a largura do pneu é de 205 mm ou 20,5 cm.

Altura do pneu

O número depois da barra informa a altura do pneu através da porcentagem da largura. Isso significa que 50% de 205mm (ou 102,5mm) é a altura do pneu.

Composição

O “R” informa que o pneu é radial, isto é, foi feito com cordonéis de aço. Em pneus que a letra expressa for “D” são os pneus diagonais em que os cordonéis são feitos de nylon.

Diâmetro interno

O número seguinte informa, em polegadas, o diâmetro interno do pneu e o tamanho da roda. É o chamado aro. No caso do pneu acima, o diâmetro é de 17 polegadas.

Capacidade de carga

O próximo número representa a capacidade de carga do pneu e deve ser associado pelo índice de carga. O número 93 significa capacidade de carga de 650 kg/pneu. São cerca de 120 indíces diferente. Para ver o indíce do seu pneu, acesse aqui.

Velocidade máxima

A última letra informa a capacidade de velocidade daquele pneu. Assim como o item anterior, também tem seu próprio índice. A letra H representa capacidade de velocidade máxima de 210 km/h. Confira abaixo a tabela.

  • Q: velocidade máxima de até 160 km/h
  • R: até 170 km/h
  • S: até 180 km/h
  • T: até 190 km/h
  • H: até 220 km/h
  • V: até 240 km/h

4) Compre o pneu e vá até uma oficina mecânica para realizar a troca

Depois de escolher o modelo correto do pneu para o seu carro, basta realizar a compra e ir até uma oficina mecânica para realizar a troca.

O que acontece se você comprar o pneu errado?

Comprar o pneu errado pode dar uma grande dor de cabeça. Por exemplo, em carros populares 1.0, o jogo de pneus é pequeno e apropriado para a dimensão do veículo. No entanto, caso você troque por pneus maiores e mais grossos sem qualquer critério, o veículo sofrerá com desgaste e consumo excessivo, além da direção e o freio ficarem mais pesados. Então, não são todos os tipos de pneus que podem ser colocados em seu carro.

Veja 10 hábitos comuns entre motoristas mas que podem danificar e muito o veículo.

E qual pneu indicado para os carros off-road?

O pneu indicado para estradas de terra e lama é o off-road. Ele é capaz de resistir a terrenos e estradas irregulares sem se deformar além do normal graças a uma banda de rodagem mais espaçada, uma carcaça reforçada e sulcos mais largos. Tudo isso para oferecer maior estabilidade e alta frenagem.

As funções do pneu off-road são fundamentais à tração do veículo. Ele consegue escavar e se autolimpar já que sua banda de rodagem é feita para que o barro ou sujeira acumulada entre os sulcos do pneu sejam expulsos. Dessa forma, o carro não derrapa e não perde o contato e a aderência com o solo.

Existe algum pneu que reduz o consumo de combustível?

O pneu verde é conhecido por sua eficiência energética e redução no consumo de combustível e emissões de gases. Embora a aparência seja similar à de um pneu convencional, o pneu verde tem baixa resistência ao rolamento e consegue vencer o atrito do solo com mais facilidade.

A principal diferença desse tipo de pneu para o pneu comum está na composição. Os pneus convencionais utilizam negro de fumo (carbono) para fortalecer a borracha. Já os pneus verdes substituem o pó escuro fabricado através da queima de óleo por sílica (dióxido de silício), elemento responsável por diminuir a resistência ao solo.

Outra medida que contribui com o meio ambiente e vem crescendo nos últimos anos é a lavagem ecológico, que reduz em 99% o consumo de água. Acesse nossa matéria completa sobre o assunto e conheça a lavagem ecológica automotiva. 

Qual o tempo de vida útil de um pneu?

O tempo de vida útil de um pneu depende de diversos fatores mas principalmente da condição do terreno em que ele for rodar. Ou seja, pode durar de 20 mil km até 100 mil km dependendo do lugar e da frequência de uso do veículo. Por esse motivo, os pneus devem ser frequentemente checados pelo motorista. Na cidade, um pneu dura, em média, 60 mil km.

A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) esclarece que os pneus não têm data de validade. Entretanto, existe uma garantia contratual de 5 anos oferecida pela fabricante que diz que após esse período os pneus podem não oferecer tanta eficiência como antes e que a troca pode ser a solução mais segura.

Como saber se devo trocar o meu pneu?

A melhor maneira do motorista descobrir se precisa ou não trocar os pneus é verificar o limite de segurança da banda de rodagem. Chamado de TWI (Tread Wear Indicator), o limite é indicado pelo sulco do pneu, que vêm de fábrica com cerca de 6mm. Com o tempo e o desgaste, o tamanho do sulco diminui. Caso a profundidade seja inferior a 1,6mm, o pneu será considerado careca e sua troca é fundamental.

Uma forma prática e bem comum de medir a profundidade dos sulcos do pneu é encaixar uma moeda de R$ 1,00 entre eles. Caso a borda dourado não apareça, o pneu ainda pode ser utilizado. Mas, caso a parte dourada fique visível é recomendada a troca do pneu o quanto antes.

Buracos, lombadas, produtos químicos, frenagens fortes e má calibragem são todos fatores que podem danificar a vida útil do pneu. Caso ele apresente alguma bolha ou perfuração, é recomendado realizar uma avaliação em uma oficina mecânica. Pneus carecas ou com bolhas nas laterais podem estourar a qualquer momento, ocasionando um acidente.