Em um cenário de muito congestionamento e estresse, os aplicativos de mobilidade urbana surgem como uma solução para otimizar o tempo de quem vive nas grandes cidades. Assim, pessoas que precisam enfrentar o trânsito todos os dias utilizam os apps como grandes aliados.

Nem sempre o motorista sabe qual será a melhor maneira de chegar até o local. Nos centros urbanos, sempre existirão problemas que atrapalharão a fluidez do trânsito, como acidentes, obras e até mesmo excesso de veículos. Embora o uso do celular não seja permitido ao volante, o smartphone já virou o navegador de bordo permanente do motorista.

Além disso, com o trânsito caótico por conta do aumento do número de carros nos principais centros urbanos, não é só quem dirige que utiliza esses aplicativos. Veja as principais dicas de como evitar o trânsito acessando esse blogpost produzido pela equipe do Zul Digital.

Waze

motorista dirigindo com waze ligado
O Waze calcula o horário de chegada de acordo com a situação do trajeto naquele momento e oferece a melhor rota em tempo real.

O Waze é um aplicativo de navegação voltado aos motoristas. Ele funciona como uma espécie de GPS e permite que o motorista veja e escolha o trajeto que deseja fazer antes de sair. O aplicativo pode ser acessado de maneira offline e funciona caso você coloque um destino que já esteja em seu histórico de navegação.

No entanto, o principal serviço que o Waze oferece necessita da conexão com a internet. No app, existe o compartilhamento de informações pelos próprios usuários, em tempo real, sobre as ruas e avenidas da cidade.

Como em comunidade, os motoristas que utilizam o Waze podem informar a outros motoristas se determinada via está congestionada ou não. Assim, o trajeto é calculado a partir desses dados disponibilizados pelos usuários.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android. De acordo com a empresa, existem cerca de 115 milhões de usuários no mundo todo.

Google Maps

google maps no celular
Ele também calcula as melhores rotas para chegar ao local. Após iniciar a viagem, o motorista recebe as instruções de acordo com o mapa.

O app Google Maps também é um aplicativo de navegação, entretanto, ele oferece mais opções de como chegar ao destino desejado. Seja a pé, de bike, transporte público ou de carro, o Google Maps também disponibiliza o serviço de explorar a cidade; apresentando restaurantes, hotéis, lojas, cafés, postos de gasolina, supermercados e muito mais.

O Google Maps está disponível para download nas lojas de aplicativos da Google Play e da App Store.

Zul+

O app Zul+ reúne diversos serviços relacionados ao carro em um único lugar. Estacionamento rotativo, estacionamento de shopping, seguro auto, pagamento de multas, IPVA e licenciamento, tag de pedágio, valor de mercado (compra e venda), localização de concessionárias. Além disso, o aplicativo também funciona como uma rica fonte de informação do veículo para o motorista. Por exemplo, em São Paulo, o app informa ao usuário o dia em que seu rodízio está ativo ou se o estacionamento Zona Azul está suspenso.

aplicativo zul+ seu carro mais completo

UNPark

O UNPark é um aplicativo que conecta motoristas que precisam de uma vaga para estacionar e pessoas que possuam vagas disponíveis em suas garagens, edifícios, estacionamentos ou terrenos.

Assim, por exemplo, um motorista que precise ir até o centro da cidade, pode utilizar o UNPark para estacionar seu carro em uma das vagas disponíveis no app que são mais baratas do que o custo médio de um estacionamento privado.

O app está disponível para as versões Android e iOS.

Waze Carpool

O Waze Carpool é um aplicativo de caronas solidárias e permite que motoristas que dirigem sozinhos disponibilizem vagas em seus carros para pessoas que vão ao mesmo destino. O motorista coloca seu ponto de saída e ponto de chegada para que os passageiros consigam visualizar a quantidade de lugares disponíveis e o custo da carona.

Para os motoristas, a viagem compartilhada se apresenta como uma ajuda para os custos de ter um carro, como gasolina e outras manutenções. Para os passageiros, eles conseguem pagar um preço bem mais em conta do que qualquer outro serviço de transporte.

O aplicativo está disponível para as plataformas iOS e Android.

BlaBlaCar

O BlaBlaCar também é um aplicativo de carona e viagens compartilhadas e funciona de forma muito parecida com o Waze Carpool. No app, você pode oferecer caronas ou procurar por uma. O passageiro insere o local de onde está saindo e para onde vai. O BlaBlaCar irá procurar por uma carona que passe pelo mesmo caminho e informará o preço da viagem.

Vale dizer que o grande objetivo das carona solidárias é reduzir o número de carros nas ruas e avenidas das grandes cidades, com mais pessoas dentro de um mesmo veículo.

O BlaBlaCar está tanto disponível no Google Play e na App Store quanto na versão desktop. Ou seja, ele pode ser acessado diretamente pelo computador.

Não Durma no Ponto

Esse app foi feito para quem costuma gastar muito tempo no transporte público para deslocamentos diários e deseja descansar durante o trajeto. Com o aplicativo, pessoas que ficam horas no trânsito dentro de um ônibus, por exemplo, conseguem cochilar sem o medo de perderem o ponto onde descem.

No Não Durma no Ponto, a pessoa insere o destino e informa quando deseja ser acordada pelo alarme configurado. Assim, o app desperta a pessoa no momento em que ela estiver próxima de descer. Ela dorme tranquila e não se perde no caminho.

Moovit

O Moovit é um aplicativo mundial que mapeia a rede de transportes públicos. Nele, o usuário de determinada cidade consegue acessar as linhas e rotas de ônibus, metrô e trem. Além disso, o app calcula o horário de chegada do transporte público o que facilita a vida do usuário na hora de se planejar.

No aplicativo, a pessoa insere o lugar de saída e o ponto de chegada. Depois disso, o Moovit informa quanto tempo durará a viagem, qual o melhor meio de transporte público e linha para chegar ao destino e em que ponto o usuário deve entrar e descer. O Moovit inclusive avisa ao usuário quando chegou a hora de descer. Envia um alerta antes do ponto.

O aplicativo está tanto disponível no Google Play e na App Store quanto na versão para computadores.

Uber

uber em celular
O Uber é um aplicativo de transporte e viagens sob demanda que permite ao usuário solicitar um motorista baseado em sua localização.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deve pedir uma viagem informando onde está, para onde vai e qual opção de carro deseja. O valor da corrida é determinado pelo aplicativo e pode variar de acordo com a procura por motoristas no momento de pedir pelo serviço.

O app está disponível nas versões Android e iOS, e, em alguns lugares, o usuário pode solicitar a corrida pelo site do Uber.

99

A 99 também é um serviço de transporte em um carro particular. Assim como no Uber, o usuário informa a sua localização e o seu destino e o app oferece categorias diferentes de carros por preços diferentes.

Além do usuário se locomover em um carro privado sem ter que se preocupar onde vai estacionar quando chegar no local, a 99 tem parcerias com restaurantes e bares e entrega benefícios de pagamento e descontos a seus usuários em São Paulo.

O app está disponível para as versões Android e iOS.

cta download zul+