A multa de licenciamento acontece quando o motorista não paga pela a renovação anual do documento do carro. Ao ser parado em uma blitz, o veículo com licenciamento atrasado pode ser removido de circulação e levado ao pátio. O proprietário é ainda multado em R$293,47 e recebe 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Todo ano, o proprietário deve renovar o documento do seu veículo, o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) para poder circular pelas ruas e avenidas do país.

Para pagar a multa de licenciamento, o motorista pode utilizar o aplicativo Zul+ ou acessar sua conta bancária e procurar pelos débitos do seu veículo através do número do Renavam. Vale lembrar que o licenciamento em atraso também gera cobranças de multas e juros no valor do imposto.

O que é a multa por documento atrasado?

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado configura uma infração de trânsito de natureza gravíssima.

Caso o motorista seja flagrado dirigindo com licenciamento atrasado, seu carro será retido e levado ao pátio até que a documentação seja regularizada.

O IPVA do seu carro está atrasado? Saiba como regularizar o débito em nossa matéria completa sobre o assunto.

Qual o valor da multa por licenciamento atrasado?

A multa por licenciamento atrasado é de R$293,47 e 7 pontos são adicionados à carteira de habilitação do proprietário do veículo. O valor não se difere para carros que estejam com o documento mais atrasado do que outros: a multa é a mesma.

De acordo com resolução do Contran, veículos não licenciado há mais de 10 anos serão considerados como frota desativada – ou seja, não poderão rodar no trânsito.

Veja tudo o que você precisa saber sobre multas de trânsito em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Tem juros para licenciamento atrasado?

Vale lembrar que o licenciamento atrasado também gera multas e juros sobre o valor da taxa. Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o juro por licenciamento atrasado é de 0,33% por dia de atraso até alcançar o limite de 20%, o que ocorre em 60 dias. Além disso, o licenciamento atrasado também sofre juros mensais baseados na taxa Selic.

Dessa forma, quando o motorista for quitar a taxa de licenciamento do seu carro em atraso, notará um aumento no valor fixo cobrado gerado pela multa e juros.

Veja como recorrer a multa de licenciamento atrasado em nossa matéria completa de recursos de multas.

Quanto tempo eu tenho para andar com licenciamento atrasado?

Não há tolerância para licenciamento atrasado. O proprietário deve quitar o licenciamento anual do seu veículo de acordo com o calendário do seu estado. Em São Paulo, o vencimento ocorre de mês em mês conforme o final da placa do veículo, por exemplo.

Placa Quando pagar?
Final 1 Abril
Final 2 Maio
Final 3 Junho
Final 4 Julho
Final 5 e 6 Agosto
Final 7 Setembro
Final 8 Outubro
Final 9 Novembro
Final 0 Dezembro

Muitos motoristas confundem o licenciamento do carro com da renovação da CNH. Nesse segundo processo, há a vantagem do condutor andar com sua CNH vencida por até 30 dias mesmo após o vencimento do documento. Já o licenciamento não permite essa tolerância.

Entenda a diferença entre IPVA e licenciamento do carro em nosso blogpost completo sobre o assunto e veja como pagar os débitos do seu carro com o app Zul+.

Como pagar multa de licenciamento pelo celular?

1. Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;

Acesse a App Store ou Google Play para fazer o download do app.

2. Cadastre o seu veículo no app;

Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;

3. Consulte sua multa de licenciamento;

Após o cadastro do veículo, busque pela multa de licenciamento do seu carro. Caso não encontre, o seu carro deve estar licenciado. Agora, caso a multa de licenciamento apareça, fique tranquilo – você poderá quitar o débito em até 12 vezes.

4. Clique na multa de licenciamento e selecione a forma de pagamento;

Selecione a multa e as condições de pagamento para quitar o débito pendente do seu veículo.

5. Deslize para pagar 😉

Depois de confirmar as informações de pagamento, basta deslizar o dedo para concluir o pagamento da multa de licenciamento do seu carro.

Como pagar multa de licenciamento?

Também é possível pagar a multa de licenciamento atrasado em sua conta bancária.

1. Acesse sua conta bancária;

Acesse sua conta bancária, através do internet banking ou caixa eletrônico. Lá, você encontrará o portal de serviços do Detran. Dessa forma, você consultar o valor da multa de licenciamento e de qualquer outro débito pendente.

Caso esteja com a notificação de penalidade em mãos, é possível informar o código de barras para gerar automaticamente o guia de pagamento eletrônico.

2. Informe o Renavam para adicionar seu carro;

Se o seu veículo ainda não está cadastrado em sua conta, informe o número de Renavam para adicioná-lo.

3. Consulte os débitos relacionados ao seu veículo;

Com o veículo cadastrado, é possível visualizar todos as taxas, tributos e multas que ainda não foram pagas. Para realizar o licenciamento, é necessário quitá-las todas, inclusive a multa de licenciamento atrasado.

4. Clique na multa de licenciamento para pagar.

Consulte o valor da multa de licenciamento e confirme para realizar o pagamento da multa de licenciamento.

Como pagar licenciamento atrasado?

1. Pague todos os débitos relacionados carro;

A principal condição para realizar o licenciamento anual é quitar todos os débitos pendentes do veículo como multas de trânsito, IPVA e seguro DPVAT. Caso o proprietário tenha qualquer um desses débitos em aberto, será necessário quitá-los o quanto antes para permitir o licenciamento do carro.

O app Zul+ permite que o motorista consulte e pague multas e IPVA atrasados do seu veículo em até 12 vezes. Baixe já o aplicativo nas versões para iPhone ou Android e quite todos os débitos pendentes do seu carro para liberar o licenciamento.

2. Acesse sua conta bancária para pagar licenciamento atrasado.

A consulta e o pagamento do licenciamento do carro pode ser feitos, hoje, em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos credenciados.

Basta o motorista acessar sua conta bancária e procurar pela opção de licenciamento. Logo depois, o condutor deve digitar o número do Renavam do seu carro para encontrar o valor do licenciamento e quitar o débito. O número do Renavam pode ser encontrado no parte superior do atual documento do veículo.

banner Zul+ tudo do carro em um único app