Atualmente, você pode consultar as Multas Detran SP de duas formas diferentes: pelo próprio portal do departamento de trânsito ou com o Zul+, o app n°1 pra quem dirige hoje no Brasil. 

A principal diferença está relacionada à praticidade. No Zul+, você realiza a consulta de multas rapidamente direto no seu smartphone e ainda tem a possibilidade de escolher como deseja quitar o débito: à vista com Pix ou parcelado em até 12x no cartão de crédito.

Mas fique tranquilo! Aqui, o time do Zul+ vai te explicar melhor como funciona a mecânica do app e ainda te mostra o passo a passo para realizar a consulta de multas no Detran SP.

Como consultar multas no Detran de São Paulo?

A consulta de multas no Detran de São Paulo pode ser feita no portal do Detran ou no aplicativo Zul+. Veja como fazer em cada um deles:

Consulta no Detran SP

1) Acesse o site do Detran SP;

2) Clique em “Veículos”;

3) Acesse o serviço de “Consulta de débitos”;

4) Informe seu CPF e senha de cadastro;

5) Confirme a placa do veículo;

4) Pronto! O Detran SP irá apresentar a consulta completa de débitos.

Consulta no app Zul+

1) Baixe o app Zul+ no seu celular;

2) Faça seu cadastro e adicione seu veículo, informando placa e Renavam;

3) Acesse a função de “Multas, IPVA e Licenciamento”;

4) Selecione “Multas” e faça a consulta;

5) Pronto! O app informará todas as multas registradas do veículo.

Como pagar multa de trânsito no Detran SP?

O pagamento de multas de trânsito em São Paulo pode ser realizado em um dos bancos credenciados pelo Detran SP, no app Zul+ ou mediante a geração do boleto bancário.

Pagamento em um dos bancos credenciados

Os bancos credenciados no Detran SP são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Daycoval, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander e Sicoob.

1) Vá em um caixa eletrônico do banco de sua preferência;

2) Informe a placa e o Renavam do veículo para a consulta dos débitos;

3) Selecione a multa de trânsito que você deseja pagar;

4) Após o pagamento, a multa é compensada imediatamente no sistema do Detran SP.

Pagamento no app Zul+

1) Baixe o app Zul+ no seu celular;

2) Faça seu cadastro e adicione seu veículo, informando placa e Renavam;

3) Acesse a função de “Multas, IPVA e Licenciamento”;

4) Toque em “Multas” e faça a consulta;

5) Selecione a multa que deseja quitar e escolha o melhor meio de pagamento: à vista no Pix ou em até 12x no cartão de crédito;

6) Pronto! O app te enviará o comprovante de pagamento via e-mail

Como transferir multa Detran SP?

A transferência de multa do Detran SP é simples. Tudo o que você precisa fazer é aguardar o envio da Notificação de Autuação para sua casa. 

Após o recebimento da carta, você tem até 30 dias para enviar o formulário de indicação do condutor infrator para o endereço informado. Veja o passo a passo completo abaixo:

1. Recebimento Notificação de Autuação

A Notificação de Autuação ainda não é a multa e tem a função de informar o proprietário do veículo sobre a infração registrada.

Nesta carta, estarão presentes apenas informações básicas sobre o descumprimento da regra de trânsito como: o veículo, a data, o horário, o tipo e natureza da infração e o protocolo para a identificação do condutor infrator, caso não seja você.

2. Confira as informações da notificação

Antes de transferir a multa do Detran SP, é muito importante você confirmar as informações presentes no documento. Caso exista algum dado errado na notificação, você deve apresentar sua defesa prévia e possivelmente a infração será anulada.

Agora, caso você não seja o condutor infrator, você poderá indicar o motorista responsável pela infração. Para isso, basta enviar ambas assinaturas e cópias da CNH ao endereço informado na carta. Caso não tenha o formulário, você pode encontrá-lo aqui.

Valor, calendário e desconto. Veja tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2022 SP.

Documentos necessários para transferir multas Detran SP

Para transferir as multas do Detran SP, é necessário a assinatura de ambos motoristas. Além disso, também são muito importantes os seguintes documentos:

  • Cópia da CNH ou Permissão para Dirigir do proprietário do veículo;
  • Documento que confirme a assinatura do dono do veículo e do condutor infrator;
  • Cópia do documento de identificação do proprietário;
  • Formulário de indicação do condutor.

Recebeu uma multa e não foi você quem cometeu? Veja como indicar o condutor infrator em nosso blogpost completo sobre como transferir os pontos da multa.

Mas quem paga pela multa?

Mesmo com a transferência de pontos para a CNH do condutor infrator, o proprietário do veículo continua responsável pelo pagamento da multa. 

Atualmente, a pontuação máxima permitida da CNH é de 20, 30 ou 40 pontos, dependendo da quantidade de infrações gravíssimas cometidas, e a da Permissão Para Dirigir (PPD) é de 4 pontos. 

Quando o limite é atingido, você recebe uma notificação em sua casa informando sobre a suspensão do direito de dirigir.