Você sabe o que é Renavam? Nesta publicação falamos um pouco mais sobre esse código essencial para os donos de veículos!
Afinal, o que é Renavam?
O Renavam, sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, é um sistema que reúne todas as informações sobre os veículos que circulam no Brasil.
Ele registra a “biografia” do veículo, desde os dados iniciais fornecidos pelo fabricante ou importador, até eventos como emplacamento, troca de proprietário, mudanças de estado e alterações estruturais, entre outras.
A base é gerenciada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e alimentada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de cada estado do Brasil.
Para que serve o código do Renavam?
O Renavam reúne todas as informações relevantes sobre a trajetória de um veículo, o que assegura sua procedência e oferece segurança tanto para proprietários quanto para os órgãos de fiscalização.
Esse registro é especialmente útil para quem deseja comprar um carro usado ou seminovo. Com o número do Renavam em mãos, é possível verificar se o veículo tem débitos pendentes, como multas ou impostos (IPVA, licenciamento) atrasados, e assim evitar surpresas desagradáveis na negociação.
Além disso, código de Renavam costuma ser solicitado pelos governos estaduais para acertar o pagamento de IPVA e também o licenciamento.
Como encontrar o código Renavam?
Cada veículo no Brasil possui um registro único chamado Renavam, certo? Esse registro é identificado por um número de 11 dígitos, que aparece no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), popularmente chamado de “documento do carro”.
Se o carro foi fabricado antes de 2013, o número do Renavam pode ter apenas 9 dígitos, pois o formato foi alterado após essa data.
Renavam no e-CRLV
Atualmente, o CRLV está disponível também em versão digital, que pode ser baixada pelo aplicativo Zul+.
Renavam no CRLV impresso
O Renavam fica disponível no canto superior esquerdo do documento do impresso, o tal CRLV, conforme a imagem:
Curiosidades sobre o Renavam
O Renavam é um documento fundamental para a organização do trânsito no Brasil, o que garante segurança tanto para os proprietários quanto para o mercado de veículos usados.
Veja algumas curiosidades sobre o código:
- O Renavam foi criado em 1986 para padronizar e organizar as informações dos veículos no Brasil;
- A alteração de 9 para 11 dígitos aconteceu para permitir mais combinações, já que o número de veículos registrados cresceu exponencialmente;
- Além das multas e impostos, o sistema registra casos de roubo, sinistro e até a troca de motor,
- Quem deseja comprar um carro seminovo deve sempre consultar o Renavam para garantir que não há pendências ou irregularidades associadas ao veículo.
Baixe o app número 1 para quem dirige
O app Zul+ é a plataforma digital da Estapar, a maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em 93 cidades, oferecendo mais de 468 mil vagas em aproximadamente 700 locais. Além disso, gerencia o sistema de estacionamento rotativo em 18 cidades, incluindo São Paulo. Com uma história de mais de quatro décadas de prestação de serviços ao público brasileiro, a companhia iniciou suas operações em 1981, em Curitiba (PR), e rapidamente se expandiu para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil.