Com o número de roubos e assaltos no trânsito em alta, a película para vidros é um dos acessórios automotivos que ajuda a aumentar a privacidade de quem está dentro do veículo. E, consequentemente, a segurança dos ocupantes.
No entanto, existem algumas regras que o proprietário do carro deve levar em conta antes de instalar o acessório nas janelas. O uso da película é regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o órgão máximo normativo e consultivo do Sistema Nacional de Trânsito.
Para você não ter dúvidas sobre qual película escolher, o time do Zul+ preparou este post, no qual explicamos:
- O que é a película automotiva?
- Qual a película automotiva permitida?
- Tipos de película automotiva
- Quanto custa inserir a película nos vidros?
Principalmente quem vive nas grandes cidades precisa tomar cuidados para evitar roubos no trânsito. Por isso, separamos estas 12 dicas.
O que é a película automotiva?
Conhecida mais popularmente no Brasil como Insufilm (que na verdade é uma das marcas no mercado), a película automotiva é uma lâmina feita de material poliéster disponível em vários modelos, com cores e níveis de transparência diferentes.
Além de garantir mais privacidade e segurança para os ocupantes do veículo, o acessório oferece outros benefícios como: bloquear raios UV, reduzir a absorção do calor externo e evitar que os vidros sejam estilhaçados em caso de acidente ou tentativa de arrombamento.
Qual a película automotiva permitida?
O uso da película está regulamentado na resolução 960/2022 do Contran. De acordo com a legislação, a transparência permitida é de:
- 70% para os vidros dos para-brisas e laterais dianteiros;
- 28% para os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.
O que acontece quando chega para você uma multa do antigo dono do carro? Saiba o que fazer.
Tipos de película automotiva
Os tipos de película automotiva disponíveis no mercado variam de acordo com a transparência, cor (por exemplo, preta, verde ou grafite) e qualidade do material. Dentre as opções, temos:
- A película fumê traz mais privacidade para os ocupantes do veículo, redução da luminosidade e ajuda moderadamente no controle da temperatura interna;
- A chamada película fotocromática remete às lentes de óculos que escurecem conforme a luminosidade do ambiente. Mas, na verdade, essa versão se destaca por ser escura para quem está do lado de fora e clara para os ocupantes do veículo;
- Já a película antivandalismo (ou película de segurança) é aplicada nos vidros para evitar que eles sejam estilhaçados caso bata uma pedra neles ou alguém tente quebrá-los com algum objeto. Contudo, vale lembrar que ela não é uma blindagem, então não protege contra armas de fogo.
Como calcular o preço da película automotiva?
- Qual o tipo de efeito desejado;
- Escolha um produto que fique dentro das diretrizes estabelecidas pela legislação de trânsito;
- Pesquise bons estabelecimentos para garantir que o serviço não fique aquém do esperado.
Dúvidas sobre como escolher a oficina mecânica? Veja as dicas em nosso post a respeito.
O valor também vai depender do tamanho do seu carro e da área abrangida (m²). Por exemplo, veículos menores do tipo hatch têm janelas menores. E você também pode optar por não colocar a película em todos os vidros.
Além disso, se o veículo já possui película, o serviço para retirá-la e instalar o novo produto vai custar mais.
É muito comum também encontrar à venda na internet kits de aplicação de película para que o próprio dono do carro faça a instalação. No entanto, se você não tem prática com esse tipo de serviço, as chances de o resultado ficar ruim são maiores. E você ainda corre o risco de danificar os vidros do veículo