As placas de trânsito estão espalhadas pelas ruas de todas as cidades do país. São elas que informam ao motorista o que pode ou não fazer naquele exato local.
Desta forma, é fundamental saber o que cada uma delas significa. Caso contrário, será muito fácil cometer uma infração e ser punido por isso.
As placas de trânsito organizam e controlam todo o tráfego de veículos. Sem elas, as ruas e avenidas seriam um verdadeiro caos, principalmente nos horários de pico.
Para ajudar você e todos os motoristas do país, o time do Zul+ preparou uma lista com as principais placas de trânsito e os seus significados. Confira a seguir.
O que são placas de trânsito de regulamentação?
As placas de regulamentação são aquelas que indicam as obrigações, limitações e proibições do motorista no trânsito. Como características, elas possuem as cores branca e vermelha para chamar a atenção.
O desrespeito a elas é uma infração de trânsito, gerando ao motorista multas e outras penalidades. Veja abaixo as principais placas de trânsito desta categoria:
Parada obrigatória
Ao avistá-la, você deve parar o veículo por um instante antes de prosseguir.
Dê a preferência
Esta sinalização indica que o veículo que está vindo na outra via tem prioridade para avançar. Dessa maneira, você deve deixá-lo passar primeiro.
Velocidade máxima permitida
Esta placa mostra a velocidade máxima permitida na via. Veja aqui quanto custa a multa por excesso de velocidade máxima e saiba o que pode acontecer com você.
Sentido obrigatório
Esta placa pode ter variações. É possível encontrá-la indicando: siga em frente, vire à esquerda ou à direita.
Sentido proibido
Como a anterior, esta placa de trânsito também pode ter variações: proibido ir em frente, proibido virar à esquerda ou à direita, proibido retornar ou mudar de faixa.
Proibido estacionar
Esta sinalização indica que é proibido estacionar no local. Porém, é permitido parar o carro rapidamente, como nos casos de embarque e desembarque de passageiros. Conheça a Zona Azul, a política de estacionamento rotativo no Brasil e no mundo.
Proibido parar e estacionar
Ao contrário da anterior, esta placa indica que é proibido parar o veículo em qualquer ocasião ou período de tempo. Saiba aqui quanto custa a multa por estacionamento irregular.
Proibido trânsito de veículos automotores
Esta placa informa a proibição da circulação de automóveis na via.
Ultrapassagem proibida
A placa informa a proibição de realizar a ultrapassagem no trecho regulamentado. Veja quanto custa a multa por ultrapassagem em faixa contínua aqui.
Alfândega
Indica a presença de uma repartição alfandegária. Ao avistar esta placa, saiba que a parada é obrigatória.
Foi viajar e ficou parado no congestionamento do pedágio? Saiba quanto tempo você pode perder por não usar a faixa de cobrança automática em nosso blogpost sobre fila do pedágio.
O que são placas de trânsito de advertência?
As placas de advertência indicam condições da pista ou possíveis obras. Elas servem apenas como um alerta aos motoristas sobre o que ele encontrará pela frente.
Elas têm coloração amarelada ou alaranjada com preto e, em sua maioria, formato de losango.
Lombada
Esta placa de trânsito indica a presença de lombadas na via. É possível que haja uma sinalização de distância junto.
Estreitamento da faixa
Indica que a pista será estreitada, seja na direita ou na esquerda. Também pode possuir indicação de distância.
Obras
Esta sinalização mostra que a via está em obras. Pode ou não conter a distância.
Desvio
Mostra uma alteração no caminho, normalmente causado por obras na pista. Pode conter uma seta ou indicativo da distância.
Início de pista dupla
Esta placa indica a existência, adiante, de pista em que os fluxos opostos passam a ser divididos por um canteiro ou outro obstáculo.
Animais selvagens
Indica a possibilidade do motorista se deparar com animais selvagens na via.
Altura máxima
Esta sinalização adverte a altura máxima permitida na via.
Largura máxima
Já esta placa indica a largura máxima permitida na via.
Curva acentuada em “S”
Pode ser à direita ou à esquerda.
Declive acentuado
Indica uma via com inclinação acentuada. Pode ser aclive ou declive.
Rua sem saída
Como o nome diz, esta placa indica que a rua não possui saída.
Passagem sinalizada de pedestre
Esta placa de trânsito mostra a existência da faixa de pedestres no caminho.
Saiba como consultar e emitir o documento do carro, também conhecido pela sigla CRLV, pelo app Zul+ nesta publicação.
E o que são placas de trânsito de indicação?
Há ainda outras placas, como as de indicação. Estas indicam e orientam o motorista a chegar ao seu local ou destino.
Placa de fundo azul
As placas de local possuem fundo azul e indicam onde o condutor está.
Placa de fundo verde
Já as placas de destino possuem fundo verde e sinalização com setas e distância.
Placa educativas
Ainda existem as placas educativas, que visam ensinar o motorista um comportamento adequado no trânsito. Elas possuem fundo branco.
Placas de fundo marrom
Outro tipo de placa são as de Atrativo Turístico. Com fundo marrom, elas mostram locais turísticos na região e, além do nome, possuem um símbolo que mostra a característica do local. Elas podem ou não conter indicativos de setas e distância.
Serviços auxiliares
Por fim, existem as placas de Serviços Auxiliares. Elas indicam e orientam o motorista onde estão serviços que ele pode precisar, como hotéis, postos de gasolina e restaurantes.
O app número 1 para quem dirige
Baixe o Zul+, o app número 1 para quem dirige. Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade, emissão do documento do carro e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 17 municípios do país, incluindo São Bernardo do Campo e Santo André (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, cotação e contratação de seguro auto, alerta de rodízio, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com cerca de 6,5 milhões de usuários em todo o Brasil.