Saber a hora certa de trocar os pneus do carro é fundamental para evitar acidentes. Afinal, cada pneu é muito importante para o funcionamento do veículo e segurança no trânsito.
Caso você deixe de trocar os pneus e ande com eles carecas, você está cometendo uma infração grave de trânsito. Além de colocar em risco a vida dos passageiro, você será multado em R$ 195,23, 5 pontos na CNH e o veículo ainda será retido pela polícia.
Portanto, é essencial que você vá conferir as condições do pneu do seu veículo após ler este post. Aqui, a equipe do Zul+ irá te ensinar a hora certa de trocar os pneus do seu carro.
Quando tem que trocar um pneu?
A troca do pneu deve ser realizada de acordo com as condições da borracha já que sua vida útil depende diretamente da maneira como você utiliza o veículo. Porém, no geral, a recomendação é trocar os pneus a cada 60 mil km rodados.
Qual o limite de uso dos pneus?
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.
Com o passar do tempo, esses sulcos se desgastam e diminuem, reduzindo também a aderência. Desta forma, é recomendável que o motorista troque os pneus quando esses sulcos chegarem a uma profundidade igual a 1,6 milímetros.
Para facilitar a medição, os pneus têm o chamado Tread Wear Indicator (TWI), pequenos ressaltos nos sulcos que apresentam exatamente essa medida. Quando a borracha chegar a este nível, está na hora certa de trocar os pneus do carro.
Qual a durabilidade de um pneu novo?
Uma informação que muitos não têm conhecimento é de que os pneus têm data de validade. O item pode ser usado por no máximo 5 anos após a sua fabricação, que pode ser verificada no próprio pneu. Na lateral dele, é possível ler a sigla “DOT”, de Department of Transportation. Próximo a ela, uma marcação de quatro dígitos indica a semana e o ano de fabricação do pneu.
Por exemplo, se no seu pneu estiver escrito “DOT – 1416”, a marcação mostra que ele foi fabricado na 14ª semana do ano de 2016. Desta forma, ao chegar na mesma semana de 2021, o motorista deverá fazer a troca dos pneus independente do seu desgaste.
Existe três tipos de banda de rodagem (parte do pneu que fica em contato com o solo): assimétrica, simétrica e direcional. Para entender melhor o que cada uma significa, acesse nosso post sobre como escolher o melhor pneu para o seu carro.
O que significam bolhas, cortes ou furos no pneu?
As bolhas nos pneus não são apenas uma questão estética. Quando elas aparecem, é um sinal de que houve um rompimento das fibras internas do pneu. Desta forma, apenas uma camada de borracha está segurando o ar em seu interior, o que é um grande risco à segurança dos passageiros.
Quando há cortes ou furos nos pneus, é comum que os motoristas levem seus carros em borracharias para fazer o reparo do mesmo. A prática, porém, pode não é ideal, principalmente quando o dano é na lateral do pneu.
Segundo os fabricantes, não há segurança em reparos na região e, desta forma, é necessária a troca do pneu. Além disso, a banda de rodagem também tem um limite para consertos.
Pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro
Por conta do desgaste irregular, é possível que não seja necessário fazer a troca dos quatro pneus ao mesmo tempo, apesar de ser o ideal para que todos estejam nas mesmas condições.
Quando isso ocorre, é importante que os pneus novos sejam colocados no eixo traseiro. Isso porque ele é o responsável por dar maior aderência nas curvas e manter a estabilidade do veículo. Ao fazer isso, os pneus que estavam na traseira devem ser levados para o eixo frontal.
Como diminuir o desgaste do pneu?
O atrito constante da borracha com o asfalto gera um grande desgaste para o pneu e isso é inevitável. Porém, é possível tomar uma série de medidas para que esse desgaste diminua, aumentando a vida útil dos pneus.
Usar apenas pneus iguais
Essa é uma atitude que poucas pessoas prestam atenção na hora de fazer a troca dos pneus. Diferentes modelos de pneus podem afetar a direção do veículo de várias formas. Portanto, o ideal é que os quatro pneus sejam da mesma marca, deixando seu carro mais equilibrado e, consequentemente, mais seguro.
Fazer o rodízio dos pneus a cada 10 mil km
Fazer o rodízio dos pneus também é uma forma de equilibrar o desgaste. A medida é recomendada porque tanto o peso mal distribuído e o próprio trajeto percorrido faz com que um dos pneus se desgaste mais do que os outros. Desta forma, colocar os pneus que estavam no eixo traseiro no eixo frontal, e os que estavam do lado direito no lado oposto, faz com que o desgaste seja um pouco mais equilibrado. É recomendado que isso seja feito, no máximo, a cada 10 mil quilômetros rodados.
Alinhamento e balanceamento do carro
Duas ações bastante conhecidas dos motoristas, o alinhamento e o balanceamento também ajudam a diminuir o desgaste dos pneus. Para saber a hora de realizar os procedimentos, basta um teste simples. Em uma pista reta, veja se o veículo está com uma tendência de virar para um dos lados mesmo se o volante estiver reto ou se ele vibra em velocidades um pouco mais altas.
Calibrar os pneus a cada 15 dias
Simples e rápido de fazer, a calibragem dos pneus também diminui o desgaste. Ao manter o pneu calibrado, o motorista também ajuda a diminuir o gasto com combustível, já que, o pneu precisa de menos esforço para rodar. É recomendado calibrar os pneus a cada 15 dias.
Evitar carregar peso desnecessário
Ao andar com o veículo muito pesado, você também aumenta o desgaste do pneu. Isso porque o peso extra acaba forçando o veículo junto ao chão, aumentando o atrito entre a borracha e a rua. Portanto, tire tudo o que não for necessário do seu veículo.
Além disso, peso desnecessário no carro aumenta o consumo do veículo.
Não dirigir de forma agressiva
Além de colocar em risco todos que estão na rua, acelerar e frear de forma brusca ou ficar “costurando” os demais veículos também aumenta o desgaste nos pneus. Desta forma, dirigir com tranquilidade, apostando na direção defensiva, também é uma forma de aumentar a vida útil dos pneus, além de ser muito importante para a segurança de todos.
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