A manutenção preventiva é o cuidado básico e rotineiro que todo motorista deve tomar com seu veículo para garantir que seu uso seja seguro e prolongar sua vida útil. O principal objetivo de fazê-la regularmente é evitar que a máquina apresente problemas graves no futuro, que possam colocar você e outras pessoas em risco. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar de olho para quando fazer a manutenção preventiva no carro e em quais partes dele.
Este é o mês da segurança viária no Brasil – o chamado Maio Amarelo. O movimento tem o objetivo de alertar a sociedade civil e o poder público para a questão das mortes no trânsito no país. Por isso, estamos publicando uma série de textos sobre o tema neste mês. A seguir, veja as nossas dicas:
Por que e quando fazer a manutenção preventiva?
Cuidados periódicos, como a troca do óleo, a calibragem e o alinhamento dos pneus, resultam na maior eficiência e vida útil do veículo. Com o intuito de manter o bom funcionamento do automóvel, a manutenção preventiva também ajuda a economizar dinheiro com o surgimento de problemas maiores. Assim, você evita a manutenção corretiva, que envolve a troca de peças e um gasto bem maior.
A recomendação geral para realizar a manutenção preventiva no veículo é a cada seis meses de uso ou após dez mil quilômetros rodados. Ou seja, se você rodar essa quilometragem antes de seis meses, o ideal é levar o carro até a oficina mecânica. Se o veículo for 0km, fique atento às revisões obrigatórias, que ajudam a identificar possíveis problemas de fábrica.
Muitos motoristas consideram difícil escolher uma oficina mecânica em que possam confiar. Por isso, a equipe do Zul Digital conversou com mecânicos profissionais que podem te ajudar a decidir onde levar o carro.
Manutenção preventiva evita que carro apresente problemas graves no futuro
Troca de óleo
O óleo do motor é um dos componentes fundamentais para o funcionamento do carro e o motorista precisa estar atento à sua troca periódica. O óleo lubrifica as peças internas do motor, o que reduz o atrito entre elas e evita o desgaste excessivo.
A troca do óleo deve ser realizada conforme o indicado pelo manual do proprietário, e cada modelo tem sua especificidade. Se o carro ficou parado por muito tempo, é necessário que o motorista adote alguns cuidados especiais.
Líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento é um dos itens mais importantes da manutenção preventiva. Ele é responsável por refrigerar o sistema do motor do carro e o proteger de corrosões e enferrujamento.
A recomendação das montadoras é para que a troca do líquido de arrefecimento seja realizada a cada 30 mil quilômetros ou a cada 2 anos aproximadamente. Este período é determinado por conta do prazo de validade do aditivo utilizado. É fundamental verificar o manual do veículo para saber o período recomendado para o seu veículo.
Calibragem dos pneus
A calibragem dos pneus deveria ser levada muito mais a sério pelos motoristas. Além de garantir a segurança do veículo, já que os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o solo, a calibragem dos pneus ajuda o motorista a economizar no combustível.
Com pneus calibrados, o atrito do carro com o solo é menor do que com eles murchos. Assim, o motor precisa gerar menos força para fazer o veículo se movimentar.
É recomendável que o condutor calibre os pneus do seu carro a cada duas semanas de acordo com as especificações do manual do proprietário.
Alinhamento e balanceamento também são essenciais para evitar o desgaste excessivo de pneus. O serviço é recomendado a cada 10 mil quilômetros, assim como realizar o rodízio dos pneus.
Sistema de freio
O sistema de freios é um dos itens mais importantes para o funcionamento do carro. Fazer a manutenção de seus componentes regularmente é uma questão de cuidado não só com a máquina, mas também com a própria segurança ao utilizá-la.
O disco de freio é uma peça montada junto ao cubo da roda, sendo responsável pela desaceleração do veículo quando o sistema é acionado, por meio do atrito das pastilhas. Fazer a manutenção preventiva das pastilhas ajuda a garantir a vida útil do disco, que por sua vez implica em um custo muito maior quando precisa ser trocado.
As pastilhas geralmente têm vida útil de cerca de 40 mil quilômetros. Depois desta distância, as peças já estarão muito desgastadas, com o material de fricção reduzido, e não apresentarão o nível mínimo de segurança necessário.
O fluido de freio também é um item que merece atenção do motorista quando o assunto é manutenção básica. Ele é responsável por transmitir o movimento do acionamento do pedal do freio para todo o sistema de frenagem do veículo (pastilhas, lonas e cilindros).
Com o tempo, o fluido de freio absorve umidade e se contamina. A recomendação é revisá-lo a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano em uma oficina mecânica.
Filtro de ar
Existem dois tipos de filtro de ar em um carro – o primeiro, do motor, e o segundo, do ar condicionado. Ambos têm a mesma função: filtrar as impurezas do ar.
O filtro de ar do motor absorve as impurezas para que a combustão seja a mais limpa e eficiente possível. Já o do ar condicionado protege o motorista e os passageiros da sujeira que entra no veículo pelo sistema de refrigeração interna.
A recomendação das principais montadoras é substituir o filtro de ar a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, é importante que o motorista leve em consideração outros fatores, como a intensidade de uso do veículo. Carros que andam diariamente na cidade podem precisar da troca do filtro de ar bem antes de alcançar os 10 mil quilômetros.
Troca das velas de ignição
As velas de ignição são fundamentais para o sistema de combustão de um veículo. O engasgue ou até mesmo o baixo desempenho podem ser sinais de algum problema e resultam no maior consumo de combustível. São elas que iniciam a combustão da mistura de ar com o combustível, gerando a força para o veículo se mover.
É recomendável que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros rodados para que o sistema de injeção e combustão funcionem perfeitamente. Deixar de trocar a vela de ignição pode resultar em um custo de manutenção muito maior, já que o combustível não queimado sai pelo escapamento e danifica o catalisador do veículo.
Regulagem do farol
É comum que os faróis do carro se desregulem com o tempo por conta das vibrações do veículo ao se movimentar. No entanto, faróis desregulados comprometem a segurança de todos no trânsito porque podem atrapalhar a visão de outros condutores na via. Além disso, andar com os faróis desregulados é uma infração grave de acordo com o artigo 233 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
É recomendado que o condutor verifique a regulagem do farol em um especialista a cada 6 meses. No entanto, é importante também que todos os motoristas sempre chequem não só os faróis, mas todas as luzes do veículo (luz de ré, setas, luz de freio) antes de sair de casa.
Saiba quando fazer a manutenção com o Zul+
O aplicativo Zul+ traz a opção de você registrar todas as manutenções realizadas no seu carro. Assim, você pode acompanhar sempre que for a hora de fazer um novo check-up no veículo. É só baixar o app em seu celular e acessar a opção “Revisão/Manutenção”.
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