Todo motorista já passou por uma situação de desespero com a reserva do tanque. Seja por ter esquecido de abastecer o carro ou por estar muito atrasado para parar no posto de combustível.
E nessas horas, a única coisa que você consegue pensar é que vai dar errado. “Quantos km será que dá para rodar?”. “Onde fica o posto mais próximo?”. Ou pior: “E se o carro parar aqui mesmo?”.
A gente sabe que o ideal é evitar que situações como essa aconteçam. Mas como nem tudo sai como planejamentos, o time do Zul+ preparou este blogpost com tudo o que você precisa saber sobre o que acontece quando o seu carro entra na reserva.
Nas linhas abaixo, você vai descobrir desde quantos litros tem na reserva do tanque até o que acontece quando acaba o combustível de vez.
Quantos litros tem na reserva do tanque?
Em geral, a reserva do tanque de um carro tem entre 3 a 10 litros de combustível. Tudo vai depender do modelo do carro. Veículos mais compactos têm o tanque de combustível menor do que os carros grandes. Por esse motivo, a quantidade de litros na reserva varia com o veículo.
Quantos quilômetros o carro pode rodar com a reserva do tanque?
Na maioria dos casos, é possível rodar pelo menos 10 kms com a reserva do tanque. No entanto, essa distância depende de muitos fatores.
A forma que você conduz o veículo, a quantidade de peso dentro do carro e a utilização ou não do ar-condicionado. Todos esses aspectos que influenciam diretamente no consumo de combustível.
Quem dirige mais devagar com o carro bem leve e o ar-condicionado desligado vai aproveitar muito mais os últimos litros na reserva do tanque do que alguém que pisa fundo no acelerador e transporta uma família inteira.
Por esse motivo, a quantidade de quilômetros que o carro pode rodar com a reserva do tanque é muito variável. O que você fazer é consultar o painel de bordo do seu carro. Ele pode indicar a relação de quilômetros por litro e também a quantidade de combustível restante no tanque.
Como saber quando o carro entrou na reserva?
Você sabe que o carro entrou na reserva quando acende uma luz no painel do veículo. Essa luz tem a cor vermelha e se apresenta no formato de uma bomba de combustível. Ela significa que o tanque está muito próximo do seu fim e restam apenas cerca de 3 a 10 litros no reservatório.
Ultrapassar a capacidade do tanque pode danificar o carro?
Muitos frentistas têm o hábito de ultrapassar a capacidade do tanque de combustível mesmo após a mangueira interromper o abastecimento. São aqueles litros a mais que o frentista coloca depois da mangueira travar, sabe? No entanto, isso pode sim danificar o carro.
De acordo com matéria do AutoPapo, extrapolar a capacidade do tanque vai fazer com que o combustível ocupe espaços que não deveriam ser preenchidos com líquido, como tubulações que precisam estar vazias.
Gasolina, etanol ou diesel? Comum ou aditivada? Conheça todos os tipos de combustíveis vendidos no Brasil e saiba qual o melhor para o seu carro.
Tem problema andar com o carro na reserva?
Sim, tem muito problema andar com o carro na reserva. Veja abaixo o que pode acontecer:.
Queima da Bomba de Combustível
Em primeiro lugar, andar com o tanque quase no “zero” pode queimar a bomba de combustível já que ela é resfriada pelo próprio líquido.
Sujeira do tanque pode entupir sistema de alimentação
O segundo problema é que andar com o carro na reserva pode fazer com que as sujeiras mais densas que ficam no fundo do tanque sujem o filtro e entupam o sistema de alimentação do veículo.
Pane Seca
Por fim, andar com o carro na reserva pode levar à pane seca, como é conhecido quando acaba o combustível do carro. A pane seca rende multa de R$ 130,16 e o veículo pode ser retido pela polícia e levado ao pátio.