Quando o assunto é a revisão do carro muitas dúvidas surgem na cabeça demotoristas que não conhecem bem os seus veículos. As pessoas ficam com um pé atrás com medo de serem enganadas por questões técnicas demais sobre mecânica.
No entanto, a revisão não pode ser deixada de lado. A segurança no trânsito é um tema que precisa ser abordado como prioridade. O carro é uma máquina, assim como um computador, geladeira ou uma lavadora. Caso o sistema esteja desregulado, seu funcionamento pode ser comprometido. E quando falamos de automóveis, a falta de revisão pode causar acidentes.
Andar de carro não é só colocar gasolina. Ao dirigir, diversos problemas podem aparecer. E se o motor superaquecer por causa de um defeito do radiador? E se o pneu furar e o estepe não estiver calibrado? E se o sistema de freios não funcionar, gerando um acidente?
É para isso que serve a revisão do carro. Ela é feita para evitar que aconteçam problemas nos diferentes sistemas do automóvel. A revisão diminui preocupações e preserva o veículo e suas peças, garantindo o bom funcionamento. Ao respeitar os prazos de substituição de peças ao realizar a manutenção delas, você dirige com mais segurança.
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O que é feito na revisão do veículo?
A revisão do carro é uma forma de manter o funcionamento e prolongar a vida útil do veículo. No Brasil, carros ainda são bens de consumo de valor alto para grande parte da população, que mantém o mesmo veículo por muitos anos. Daí a importância da manutenção.
As peças do veículo e o os componentes do motor sofrem desgaste natural conforme o uso. Isso se deve a diversos fatores; como as condições das vias, a maneira como o motorista dirige, o clima, a qualidade do combustível utilizado etc.
Antes de ser lançado, o carro passa por uma maratona de testes e exames realizados pela montadora. Situações práticas do dia-a-dia são colocadas para acompanhar como o modelo se sai em cada uma delas. Assim, a montadora conhecerá os limites do carro e durabilidade dos materiais e peças que o compõe.
Quais são os tipos de revisão do carro?
Manutenção Corretiva: É a revisão que corrige eventuais defeitos. Quando uma peça está quebrada ou apresenta alguma falha, ela será substituída por uma nova. Desde o disco de freio desgastado até uma lâmpada do farol de seta podem apresentar problemas durante a manutenção corretiva.
Manutenção Preditiva: É quando se estipula um período para a substituição de uma peça. Pode ser realizada ao atingir determinada quilometragem ou tempo sem manutenção. Geralmente, a própria montadora define a substituição. Por exemplo, troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados, troca de amortecedores a cada 40 mil quilômetros rodados e alinhamento do carro a cada seis meses.
Manutenção Preventiva: Ocorre quando certa peça apresenta desgaste, o que evita com que novos problemas apareçam no futuro. Ao manter uma peça com defeito no veículo, problemas maiores podem surgir danificando outras partes do carro. O desgastes das peças vai depender dos cuidados do motorista ao dirigir e até mesma as condições da pista. Saiba mais aqui.
Cuidados diários com o automóvel
Existem alguns procedimentos que você mesmo pode fazer em sua garagem diariamente para checar o funcionamento e a condição do veículo. É importante ressaltar que esses cuidados não substituem a revisão do carro completa, embora, esse processo contribua para a manutenção preventiva do carro.
Quando for sair de carro, lembre-se de:
- Calibrar o pneu: saiba o calibre adequado do seu pneu. Geralmente, ele se encontra no manual do veículo ou na tampa do tanque de combustível. Depois disso, vá a uma bomba de ar disponíveis em postos de combustíveis e digite o valor no aparelho. Insira a mangueira na válvula do pneu e retire quando a bomba de ar apitar. Isso significa que seu pneu está calibrado. É recomendável fazer o procedimento de 15 em 15 dias.
- Checar o nível do óleo do motor: o primeiro passo é retirar do cárter a vareta e limpá-la com um pano limpo quando o motor estiver frio. Depois, coloque ela novamente e gire ela para os dois lados, rodando. Retire e veja se o nível do óleo está entre o mínimo e o máximo. Caso esteja, isso significa que está tudo bem. Se estiver abaixo do mínimo, o motor vai ficar sem lubrificação. E se estiver acima do máximo, também é ruim porque pode causar outros problemas, como aumentar a pressão no reservatório e provocar vazamentos. A troca de óleo deve ser feita após 10 mil km rodados.
- Verificar as luzes e setas: Ligue o carro e ative todas as luzes, desde os faróis até as setas e luzes internas. A iluminação do veículo é importante porque representa comunicação no trânsito. Caso não estejam funcionando direito, acidentes podem ser provocados.
Além disso, o carro envia sinais que podem passar despercebidos mas mostram a necessidade de revisão. Um barulho estranho ou alguma luz no painel. Veja como decifrar o painel do seu carro aqui.
De quanto em quanto tempo devo fazer revisão do carro?
Grande parte dos motoristas deixa para realizar a revisão dias antes de viajarem ou quando vão vender o carro. Porém, não é essa a recomendação. A revisão do carro deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados independente do modelo. Ir mais cedo ou mais tarde vai depender de qual marca for atingida antes, tempo ou distância percorrida.
Mesmo assim, o tempo é relativo para cada situação. Depende muito da frequência de uso do carro e da quantidade de peças a serem revisadas e suas especificidades. No manual do veículo, é possível encontrar as informações sobre a revisão do modelo detalhada.
Seu carro ficou muito tempo parado? Veja o que fazer em nossa matéria especial para motoristas que deixaram o carro na garagem durante a pandemia.
Quais os itens verificados na revisão do carro?
Como já dissemos, é recomendável levar o carro de 6 em 6 meses para a revisão ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Existem itens que devem ser verificados toda vez que o carro passar pela revisão.
De modo geral, uma revisão automotiva precisa envolver todos os sistemas de um carro, então as seguintes partes não podem deixar de ser avaliadas:
- Motor;
- Embreagem;
- Freios;
- Câmbio;
- Suspensão;
- Fios e cabos elétricos;
- Bateria;
- Pneus;
- Ar-condicionado;
- Sistema de arrefecimento;
- Filtro de ar;
- Filtro de combustível;
- Velas;
- Faróis e lanternas;
- Radiador
Confira a lista abaixo com as principais partes que precisam passar pela manutenção caso seu carro já tenha atingido certa quilometragem:
O que é para verificar? | Para que serve? | Já devo fazer a revisão? |
---|---|---|
Alinhamento e Balanceamento | Fundamental para estabilidade e segurança ao dirigir. Um carro desalinhado consome mais combustível e provoca maior desgaste dos pneus. O desequilíbrio entre as rodas demanda maior esforço do motor. | A partir dos primeiros 10 mil km rodados |
Filtro de ar do motor | Responsável pela admissão de ar no motor e é quem impede a entrada e circulação de poeira abrasiva no seu interior. Vale lembrar que o período será reduzido caso você transite em regiões com alto nível de poeira ou fuligem. | A partir dos primeiros 15 mil km rodados |
Filtro de combustível | O filtro consegue segurar até 98% das impurezas presentes no combustíveis comercializados no Brasil. Porém, esse período pode ser antecipado devido ao alto índice de abastecimento com combustíveis adulterados. O acúmulo de resíduos no motor prejudica o seu rendimento. | A partir dos primeiros 15 mil km rodados |
Filtro de ar-condicionado | Responsável pela purificação do ar que entra dentro do carro. Fundamental para evitar o acúmulo de bactérias que prejudiquem a saúde do motorista e dos passageiros. | A partir dos primeiros 15 mil km rodados |
Fluído de freio | Ignorar a troca do fluído de freio fará com que as peças que compõem o sistema de freios comecem a oxidar. Ruídos incômodos e falta de resposta do freio são sintomas para a manutenção. | A partir dos primeiros 20 mil km rodados |
Velas de ignição | Fornecem a faísca elétrica responsável por dar partida no motor. A troca é necessária porque a faísca perde intensidade. Como consequência, acaba deixando de queimar parte do combustível que entra na câmara de combustão. Aumenta o consumo e diminui a potência do motor. | A partir dos primeiros 20 mil km rodados |
Palheta do para-brisa | Sintomas como riscos no vidro e excesso de barulho significam que os limpadores precisam ser trocados. | A partir dos primeiros 20 aos 40 mil km rodados |
Conjunto de pneus | Único componente do carro que se comunica com o solo. Pneus lisos não tem aderência e isso pode acarretar em acidentes. No Brasil, os pneus possuem um indicativo de desgaste. Além disso, mantenha-os sempre calibrados. | A partir dos primeiros 60 aos 80 mil km rodados |
Suspensão | Faz parte do sistema responsável por absorver as irregularidades do solo. As molas e os amortecedores fazem parte da suspensão do veículo. | A partir dos primeiros 60 aos 80 mil km rodados |
Mangueiras de combustível | Servem para o transporte do combustível do tanque ao motor. Caso apresentem algum problema, o carro pode não funcionar. | A partir dos primeiros 60 aos 80 mil km rodados |
Bateria | É responsável por dar partida no carro. A bateria acumula energia graças à conversão de energia mecânica, gerada pela combustão do combustível, em energia elétrica. Por isso, ao ligar o carro, a bateria recarrega. | Com mais de 100 mil km rodados |
Sensores do motor | Gerenciam a combustão interna do motor do carro. | Com mais de 100 mil km rodados |
Sistema de freio | Responsável pela desaceleração e parada total do veículo. O sistema conta com diversos componentes que se desgastam ao longo do tempo. | Com mais de 100 mil km rodados |
Qual o valor de uma revisão de carro?
O valor de uma revisão de carro varia de acordo com o modelo e depende em qual quilometragem irá ser feita a manutenção. Para entender melhor na prática e ter uma ideia dos preços, fizemos uma tabela com os valores médios de revisão dos carros mais vendidos no Brasil em 2019. Os dados dos dez carros mais emplacados no Brasil foram colhidos através do levantamento feito pela FENABRAVE até abril deste ano.
Muitos motoristas reclamam do alto custo para fazer a revisão do carro. No entanto, a longo prazo, pagar por uma revisão preventiva sai muito mais em conta do que uma manutenção corretiva. Assim, o motorista pode economizar dinheiro e evitar futuras dores de cabeça com problemas mais sérios em seu veículo.
Modelos mais vendidos em 2019 (em ordem decrescente) | Preço médio de revisão a cada 10 mil km |
---|---|
Chevrolet Onix | R$440,80 |
Hyundai HB20 | R$395,60 |
Ford Ka | R$447,60 |
Chevrolet Prisma | R$440,80 |
Renault Kwid | R$410,80 |
Volkswagen Gol | R$447,80 |
Fiat Argo | R$479,20 |
Jeep Renegade | R$792,40 |
Volkswagen Polo | R$456,80 |
Jeep Compass | R$897,60 |
É diferente a revisão de um carro novo para a revisão de um carro usado?
A principal diferença é que, para o carro novo, as primeiras revisões são feitas diretamente na concessionária e são oferecidas pela montadora.
Já para os carros usados, é necessário que o atual dono procure por mais informações. Pode ser uma conversa com o antigo proprietário na hora da compra ou uma busca no manual do veículo. Tudo para ficar por dentro de quando fazer a revisão e quais peças do veículo precisa de maior atenção.
Onde fazer a revisão do carro?
A revisão do carro pode ser feita em uma concessionária ou em uma oficina mecânica, a depender da preferência do proprietário do veículo.
As concessionárias são conhecidas por realizar um serviço de manutenção mais especializado e específico. Além disso, é feita a certificação das revisões finalizadas através de carimbos e documentos. Entretanto, os preços das peças e da mão de obra podem ser maiores do que em uma oficina mecânica.
A manutenção realizada em uma oficina mecânica costuma sair muito mais em conta. Além de tratar diretamente com o mecânico, os preços não são tão caros em relação às concessionárias. Há também uma maior flexibilidade no agendamento e nos horários disponíveis.
Escolher uma oficina mecânica em que você confie de olhos fechados pode ser uma tarefa difícil. Conheça dicas e cuidados recomendados por mecânicos profissionais para escolher uma oficina mecânica de confiança aqui.
Perguntas Frequentes
Uma revisão no carro geralmente envolve a verificação e substituição de fluidos, inspeção de componentes mecânicos, elétricos e de segurança, além de ajustes e manutenções conforme o manual do fabricante para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo.
A revisão do carro deve ser feita conforme as recomendações do fabricante, geralmente a cada 10.000 a 15.000 quilômetros rodados ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro, para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo.
O custo da revisão de um carro pode variar dependendo do modelo, da marca e dos itens incluídos na revisão, mas geralmente pode variar de algumas centenas a alguns milhares de reais, dependendo do tipo e da extensão dos serviços realizados.
A manutenção preventiva do carro é o conjunto de ações realizadas regularmente para evitar falhas e garantir o bom funcionamento do veículo, incluindo trocas de óleo, inspeções de fluidos, verificações de pneus e outros componentes conforme as recomendações do fabricante.