O rodízio de veículos SP, assim como a Zona Azul, é uma política de mobilidade urbana adotada pela cidade de São Paulo para controlar a circulação de veículos em regiões e horários de grande movimentação. Criada no dia 3 de outubro de 1997, a lei n° 12.490 tem como objetivo melhorar o trânsito da capital paulista através da redução do número de veículos nas ruas e avenidas da cidade.

E o motorista paulista já consegue consultar se o rodízio em São Paulo está funcionando através do aplicativo Zul+. De acordo com a placa do veículo cadastrado, o app informa ao usuário seu dia de rodízio na cidade, evitando o risco do motorista ser multado ao sair de cassa desavisado. Além disso, a plataforma disponibiliza um mapa indicativo com a área de rodízio para a consulta.

Como funciona o rodízio de veículos SP?

Placa e dia da semana

O rodízio de veículos SP funciona de acordo com o número final da placa e o dia da semana. Caso a placa do veículo termine com o número do dia de rodízio, ele é proibido de circular dentro do horário e zona de rodízio.

  • Segunda-feira: rodízio para carro com placa final 1 e 2;
  • Terça-feira: final 3 e 4;
  • Quarta-feira: final 5 e 6;
  • Quinta-feira: final 7 e 8,
  • Sexta-feira: final 9 e 0.

Importante destacar que o cronograma de rodízio é o mesmo há muitos anos. 

Horário do rodízio em São Paulo

O motorista deve atentar-se para o horário de rodízio em São Paulo, que funciona no período da manhã e também de tarde. O rodízio em São Paulo começa sempre às 7h e termina às 10h. Já durante a tarde, a restrição começa às 17h e termina às 20h. Fora dos períodos citados, a circulação é livre para todos.

Mapa de rodízio em São Paulo

A área de rodízio envolve a região do centro expandido de São Paulo.

mapa do rodizio de sao paulo
A zona do rodízio abrange desde a Vila Leopoldina (Zona Oeste) até a Mooca (Zona Leste) e do Bom Retiro (Zona Norte) até o bairro da Saúde (Zona Sul).

Outra forma de visualizar é através das vias que estão na margem da zona de rodízio do centro expandido da cidade de São Paulo. São elas:

  • Marginal Pinheiro (Zona Oeste)
  • Avenida Salim Farah Maluf (Zona Leste)
  • Avenida dos Bandeirantes (Zona Sul)
  • Marginal Tietê (Zona Norte)

A circulação é restrita para carros e caminhões na região do centro expandido de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, o rodízio é suspenso. Além disso, a restrição não se aplica a motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos, veículos de serviços essenciais e de emergência.

Rodízio de veículos SP: dias e horário

Ou seja, conforme mencionado nesta publicação, o horário do rodízio SP em 2024 é das 7h às 10h e das 17h às 20h de segunda a sexta-feira para veículos de passeio. Nestes horários, veículos com determinadas placas devem evitar o centro expandido da cidade. Sendo: segunda (placas com final 1 e 2), terça (final 3 e 4), quarta (final 5 e 6), quinta (final 7 e 8) e sexta (final 9 e 0). Fácil de entender, certo?

Não há rodízio aos fins de semanas e o esquema é suspenso aos feriados.

Qual o valor da multa de rodízio SP?

Embora o rodízio seja uma atribuição do município de São Paulo, circular no dia do seu rodízio, ainda que a placa de seu veículo seja de outro município, é considerado infração segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Transitar em locais e horários não permitidos é considerado infração de trânsito de natureza média e prevê multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na CNH do motorista.

O que fazer no dia do rodízio?

Confira algumas alternativas para se locomover pela cidade de São Paulo mesmo no dia do seu rodízio.

Pegue uma carona

Agora, caso você não queira nem arriscar a pegar o carro no dia do seu rodízio, uma solução é a carona com algum amigo ou colega que vá para o mesmo lugar que você. A carona reduz o congestionamento já que cada passageiro representa menos um carro ocupando espaço nas ruas e avenidas da cidade.

Ou seja, além de ser uma prática sustentável, compartilhar um veículo para realizar o mesmo trajeto promove a socialização do trânsito. De acordo com pesquisa da CET divulgada pelo G1, 68% dos carros circulam com apenas uma pessoa dentro do veículo.

Utilize o transporte público

Outra alternativa que o motorista sempre deve manter em mente é utilizar o transporte público. Além de colaborar com o meio ambiente, usar o transporte público é importante para o exercício da cidadania.

São Paulo é uma cidade que oferece à população diferentes opções como metrô, ônibus e trem e quase todas as regiões da cidade apresentam alguma linha ou estação. Nas viagens do dia a dia, o transporte público aparece como uma ótima solução já que o passageiro não precisa se preocupar em trocar de marcha ou com a rota, basta entrar e esperar até o ponto onde deve descer.

Pedalar é uma opção

A bicicleta é cada vez mais adotada como meio de transporte nos grandes centros urbanos e pode ser uma excelente solução para o dia do rodízio do seu carro. Além de poupar espaço e não emitir gases poluentes, a bike colabora com a saúde física e permite que o ciclista enxergue a cidade de uma outra maneira.

Utilizar a bicicleta para ir ao trabalho ou à faculdade é mais saudável e econômico já que não é necessário combustível. No entanto, é importante o ciclista manter uma boa alimentação para ter energia na hora em que for pedalar.

Isenção do rodízio

O rodízio municipal de veículos em São Paulo tem algumas formas de isenção. Veículos de transporte público, motocicletas, transporte escolar, guinchos e veículos de serviços públicos essenciais estão isentos à medida. De acordo com o decreto n° 58.584 de dezembro 2018, veículos elétricos e de transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também estão isentos ao rodízio. Saiba como funciona a isenção de rodízio para PcDs.

Outras políticas de mobilidade urbana em São Paulo

A política de mobilidade vai muito além do rodízio de veículos SP. Conheça outras medidas adotadas pelo município de São Paulo para melhorar a fluidez e a organização do trânsito da capital paulista:

Zona Azul Digital

A Zona Azul Digital é uma política de estacionamento rotativo público de São Paulo. Ela organiza e democratiza o uso do espaço público permitindo que motoristas utilizem a mesma vaga de estacionamento em momentos diferentes. Em adicional, a rotatividade de veículos nas vagas permite que o trânsito tenha maior fluidez.

Frente Segura

Iniciada em abril de 2013, a Frente Segura prevê uma área de parada no semáforo especial para as motos e bicicletas separando-as dos demais veículos. A medida aumenta a segurança e visibilidade dos motociclistas no trânsito de São Paulo e busca diminuir o número de acidentes envolvendo motocicletas.

Faixa exclusiva para motociclistas

Mais recentes, as faixas exclusivas para motocicletas em São Paulo ajudam na segurança de muitos motociclistas e motoboys. A iniciativa tem bons índices de aprovação e, inclusive, já foi replicada no Rio de Janeiro.