Hoje, ao ir no posto abastecer o carro, você se depara com diferentes tipos de combustível. Tem a gasolina, o álcool, o diesel e eles podem ser do tipo comum ou aditivado. Mas com tantas possibilidades, qual o melhor tipo de combustível para o seu carro?

Como, às vezes, é difícil esclarecer essa dúvida na hora de abastecer, o blog do Zul Digital preparou essa matéria completa em que explicamos as principais diferenças entres os tipos de combustível. 

Gasolina ou álcool? Comum ou aditivada? Qual a melhor? Aqui, vamos indicar as propriedades de cada um desses combustíveis. Dessa maneira, você será capaz de identificar o tipo ideal para o seu carro. No entanto, antes de ver cada tipo de combustível, é importante entender o que significa o termo octanagem.

O que é a octanagem?

A octanagem é a resistência do combustível à combustão. A gasolina e o álcool têm índices de octanagem diferentes. 

Quanto maior for a octanagem, maior será a capacidade do combustível ser comprimido em altas temperaturas, levando ao melhor desempenho do motor. Quanto menor ela for, o combustível entrará em combustão antes do momento correto. Na prática, a baixa octanagem leva à má queima do combustível. 

Em carros flex abastecidos frequentemente com gasolina, é comum um barulho de batida de pino no motor. Isso ocorre porque a gasolina (que tem um índice de octanagem baixo)  entra em combustão antes do ponto máximo de elevação do pistão. Para tentar corrigir o problema, é recomendado abastecer o veículo com etanol, já que ele tem uma octanagem mais alta que a gasolina.

Caso o problema persista, é importante levar seu carro a uma auto mecânica para avaliação do caso numa oficina mecânica de confiança.

Quais os principais tipos de combustível e suas principais diferenças? 

É importante dizer que não existe um melhor tipo de combustível. Tudo vai depender da maneira que você utiliza o veículo. 

Por exemplo, o etanol não é indicado para quem dirige por curtas distâncias. Durante o percurso, o motor pode não aquecer o suficiente para realizar a combustão correta do combustível. O que pode acontecer nesse caso é a contaminação do óleo lubrificante, que se mistura ao etanol.

Já a gasolina não é recomendada para quem usa o carro somente no final de semana. Ao ficar parada no tanque de combustível por muito tempo, a gasolina pode acabar evaporando. Isso provoca a perda de octanagem. Ou seja, a gasolina vai perder a capacidade de explosão, o que compromete o desempenho do carro.

Gasolina Comum

Derivada do petróleo, a gasolina comum é o tipo de combustível base para a maioria dos brasileiros. Embora seja mais cara que o etanol, o consumo do carro é menor quando abastecido com a gasolina. Além disso, ela é mais lubrificante para o motor do que o álcool.

Tecnicamente, a gasolina comum é conhecida como gasolina “tipo C” e tem cor amarelada. Ela leva 27% de etanol anidro (com baixa concentração de água) em sua composição e sua octanagem é, agora, de 92 IAD (Índice Antidetonante). Em agosto de 2020, passou a valer uma nova especificação da gasolina em todo o Brasil.

A gasolina comum também apresenta certos problemas. Além de lançar para atmosfera gases poluentes (como o CO, CO2, NOx, HC), sua queima deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor. Também conhecido como borra – esse resíduo compromete o funcionamento do veículo a longo prazo, aumentando o consumo. 

Vai fazer a troca de óleo? Leia nosso blogpost sobre o tema!

Gasolina aditivada

A gasolina aditivada não melhora desempenho do veículo. Ela não vai aumentar a potência do seu carro ou deixá-lo mais rápido. No entanto, a gasolina aditivada carrega elementos químicos importantes para a limpeza e manutenção do sistema de combustão e admissão do motor.

Ou seja, a gasolina aditivada é a gasolina comum somada a detergentes e aditivos que promovem a limpeza e colaboram com a lubrificação dos componentes do motor. De cor esverdeada, ele também apresenta um índice de octanagem de 87 IAD.

Gasolina premium

A gasolina premium é o tipo de gasolina de alta octanagem (mínimo de 91 IAD). Ela é recomendada para veículos potentes porque sua função (a alta octanagem) contribui para o melhor aproveitamento da combustão do motor.

Para quem tem a dúvida, abastecer um carro normal com gasolina premium não vai fazer a menor diferença, a não ser pelos componentes lubrificantes. O motor de um veículo comum não está preparado para este tipo de combustível. Dessa maneira, ele não apresentará mudanças significativas em sua potência.

A gasolina premium leva 25% de etanol anidro e tem coloração alaranjada.

Etanol

Por ser mais barato que a gasolina comum, o etanol é muito popular entre os motoristas de todo o país. No entanto, não é só seu preço que o coloca como concorrente direto da gasolina na hora de abastecer. O etanol é um biocombustível, ou seja, vêm de fontes alternativas não fósseis. Ele pode ser produzido a partir de diferentes bases vegetais. No Brasil, um dos países mais avançados na produção do etanol, optou-se pela cana-de-açúcar como matéria-prima, mas ele também pode ser obtido através da beterraba, batata, milho e outras plantas.

Por esse motivo, ele é considerado um combustível mais ecológico que a gasolina, já que a emissão de CO2 pode ser absorvida pela plantação de cana-de-açúcar durante a fotossíntese. No entanto, ele não é 100% limpo e sua combustão ainda emite gases poluentes à atmosfera.

O etanol encontrado nos postos é uma mistura de álcool e água, com teor mínimo de álcool de 94,5%. Incolor, o etanol tem octanagem (110 IAD) maior do que a gasolina, o que leva ao melhor aproveitamento do potencial do motor. No entanto, ele não é tão lubrificante para os componentes do motor como a gasolina. 

Aquecer o motor antes de sair andando com o carro é uma das principais dicas para quem quer gastar menos na hora de abastecer.

Pode misturar etanol com gasolina?

Sim.  Não importa a proporção. Em um carro Flex, pode sim misturar etanol com gasolina. 

Nesse tipo de veículo (que aceita gasolina e etanol), há um equipamento no escapamento chamado sonda lambda. Ela é responsável por identificar o que está sendo queimado pelo motor e informar à injeção eletrônica. Esta, por sua parte, irá se adaptar para que o motor trabalhe da forma mais eficiente possível.

Dessa maneira, misturar etanol com gasolina pode equilibrar o desempenho do carro, unindo as características dos dois tipos de combustível: a maior autonomia e lubrificação, da gasolina, e a maior octanagem e limpeza, do etanol.

Pague seu licenciamento com o Zul+

Etanol Aditivado

Assim como a gasolina aditivada, o etanol aditivado é o etanol comum somado a aditivos que promovem a limpeza e proteção do sistema de injeção do motor. Logo, ele não aumenta a potência do carro e o motorista não irá sentir diferenças ao dirigir. 

Embora a limpeza de resíduos do motor seja importante, vale ressaltar que o etanol comum já é um combustível “mais limpo”. Alguns especialistas apontam até que o etanol aditivado não promove uma limpeza tão significativa que justifique o preço mais alto do combustível.

O etanol aditivado também tem octanagem de 110 IAD e sua coloração é esverdeada.

Gás Natural Veicular (GNV)

Derivado do metano, o Gás Natural Veicular é conhecido por ser um combustível barato e também menos nocivo à saúde – embora ainda emita gases poluentes como o CO2, só que em menor escala do que a gasolina.

Embora a promessa de economia em combustível seja tentadora, veículos que foram adaptados para o gás natural podem apresentar perda de potência, já que seus motores não foram desenvolvidos com esse ideal.

IPVA em até 12x é com o Zul+

Diesel (S-500)

Assim como a gasolina, o diesel também é um combustível derivado do petróleo. Porém, o diesel é destinado para veículos de grande porte ou caminhões por oferecer alto rendimento energético. 

O principal malefício do óleo diesel, que tem cor avermelhada, é alta presença de enxofre em sua composição (500 partes por milhão), que é liberado durante a combustão. A gasolina comum tem por volta de 50 parte por milhão de enxofre.

Diesel S-10

Já o diesel S-10 é um tipo de óleo diesel muito menos poluente que o diesel comum, que apresenta teor máximo de enxofre de 10 partes por milhão. De acordo com a BR Petrobras, o S-10 reduz as emissões de material particulado em até 80% e de óxidos de nitrogênio em até 98%. Sua coloração é amarelada.

Diesel aditivado

O diesel aditivado conta com aditivos detergentes e anticorrossivos que colaboram na limpeza e lubrificação do sistema de injeção do motor. Há também anti-espumantes que atuam durante o abastecimento com o objetivo de garantir o total enchimento do tanque e reduzir o tempo de parada.