Dependendo do tipo de seguro auto contratado pelo motorista, as coberturas oferecidas pelo serviço podem ser diferentes. Garantias contra o roubo do carro, acidentes, mecânico ou terceiros são algumas das opções que o proprietário pode incluir em sua apólice de seguro de acordo com seu perfil.

Atualmente, existem diversos planos de seguro auto no mercado automotivo. Há desde o seguro mais básico, que garante apenas indenização contra roubo ou furto, até o mais completo, que disponibiliza um veículo extra para o segurado quando seu carro estiver na oficina.

São diversas as coberturas que a seguradora pode oferecer para proteger o veículo e o motorista deve optar pelo plano de seguro auto que seja mais adequado ao seu contexto, levando em consideração o custo e a importância do veículo em seu dia a dia.

O motorista que já tem um seguro de carro contratado, pode ter fácil acesso ao contato de sua seguradora através do aplicativo Zul+. Sem mais precisar ir atrás da apólice ou perder tempo procurando na internet, o motorista já consegue ter em seu celular todos os telefones de contato atualizados da companhia de seguro auto contratada. Baixe já o app Zul+ e tenha o seguro auto em seu celular!

Confira os tipos de seguros de automóveis:

Assistência 24h

Essa cobertura está presente na maioria dos planos de seguro auto e garante ao motorista segurado assistência mecânica 24h. Caso a bateria tenha descarregado e o condutor não consiga ligar o carro, ele pode ligar para seguradora pedindo ajuda mecânica.

Precisa consertar o carro e não sabe onde levar? Saiba como escolher sua oficina mecânica com dicas de profissionais da área.

Seguro contra roubo e furto

carro roubado vidro quebrado
Caso a seguradora recupere o veículo, é realizada a avaliação dos danos e prejuízos para decidir o tipo de indenização do segurado.

O seguro contra roubo ou furto é a modalidade mais simples e comum entre os tipos de seguro. Ao contratar essa proteção, o motorista tem a garantia que será indenizado caso seu veículo seja roubado ou furtado.

No caso da seguradora encontrar o veículo, será realizada uma avaliação dos danos do automóvel. Caso o valor do prejuízo ultrapasse 75% do preço do veículo, o segurado tem o direito de receber integralmente a indenização da seguradora.

O valor da cobertura contra crimes costuma  variar de acordo com o ano e modelo de veículo. Carros caros, exclusivos ou relíquias costumam ter um valor de um seguro contra roubo e furto muito mais alto do que um veículo econômico 1.0.

Seguro contra alagamento e eventos da natureza

O seguro contra alagamento e outros eventos naturais protege o motorista segurado caso seu veículo enfrente uma enchente, granizo ou ventos extremamente fortes. O proprietário que contrata essa cobertura recebe a indenização completa se o valor do prejuízo da enchente for mais alto que 75% do valor do automóvel.

Veja as 10 principais regiões de São Paulo que alagam em dias de chuva.

Seguro contra incêndio

Assim como o seguro contra eventos naturais, o seguro contra incêndio promete indenização integral ao motorista segurado caso os danos do carro sejam superiores a 75% do preço do veículo. Na maioria das vezes, a cobertura considera apenas explosões acidentais e quedas de raio, evitando que pessoas coloquem fogo em seus veículos para garantir o dinheiro da seguradora.

Seguro de acidente de passageiros

Motorista sentado na calçada em estado de choque após acidente com o carro
Ao se envolver em um acidente de carro, o motorista pode prestar apoio médico às vítimas.

O seguro de acidente de passageiros garante indenização ao motorista em caso de passageiros feridos em um acidente de trânsito. A cobertura compreende acontecimentos como a morte ou invalidez (parcial ou total) dos passageiros, incluindo o condutor. Para motoristas de aplicativo, esse tipo de seguro é obrigatório.

Seguro contra danos corporais a terceiros

O seguro contra danos corporais a terceiros oferece ajuda ao segurado caso ele seja responsável por um acidente com outras pessoas envolvidas. A cobertura desse tipo de seguro garante assistência nas despesas que o motorista for obrigado a pagar como: médicos, exames, internações e até advogados, caso ele seja processado. Um exemplo em que esse seguro pode ser útil é em caso de atropelamento.

Seguro contra danos materiais a terceiros

Esse tipo de seguro garante amparo financeiro ao motorista segurado caso ele seja responsável por ocasionar um acidente de trânsito e gere danos materiais em veículos de terceiros. Essa cobertura banca as despesas que os outros motoristas terão com o reparo e podem custear peças, oficinas mecânicas e até mesmo um advogado em caso da abertura de um processo.

Seguro contra perda total (PT)

Caso o motorista se envolva em um grave acidente de carro e o veículo dê perda total (PT), a seguradora é responsável por pagar a indenização integral do valor do veículo de acordo com a Tabela Fipe. Ao receber a indenização, o proprietário do automóvel segurado poderá utilizar o dinheiro como quiser.

Colisão e batidas

carro batido acidente transito a noite
Dependendo do tipo de dano do veículo em uma batida, a seguradora pode pagar pela indenização integral ou pelo conserto do automóvel.

O seguro contra colisão e batidas ajuda o motorista segurado a pagar pelo conserto do carro. Essa tipo de cobertura vale para qualquer tipo de batida, como na lateral, no para-choque, lanternas e até capotamento.

Para o segurado garantir o auxílio da seguradora, o valor do reparo deve ser maior do que a franquia determinado no contrato e menor do que 75% do preço do automóvel. Dessa forma, o motorista só precisa pagar sua franquia, ao passo que a companhia de seguro irá custear o valor restante do conserto.

Entenda como funciona a franquia do seguro e quando o motorista deve acioná-la em nosso blogpost completo sobre o assunto.

Seguro para despesas médicas e hospitalares de passageiros

Muito parecido com a cobertura contra danos corporais a terceiros, esse tipo de seguro é específico para despesas médicas e hospitalares de passageiros que venham a sofrer lesões em caso de acidente de trânsito. O motorista que tiver contratado esse seguro poderá contar com um auxílio financeiro para custear hospitais, internações, médicos, exames, remédios e até operações.

Coberturas adicionais

Seguro para vidros do carro

A cobertura para vidros do carro pode garantir o reparo pela seguradora dos vidros das portas ou das lanternas caso estejam quebrados. Como um vidro trincado é um pequeno evento que pode ocorrer no dia a dia, como em uma colisão ou um tronco que caia sobre o para-brisa, o seguro para os vidros do carro pode ser útil.

Cobertura para acessórios do veículo

Roubo dos pneus, retrovisores, rádio, step ou outros acessórios do veículo são cobertos neste tipo de seguro.

Os acessórios automotivos são responsáveis por oferecer maior conforto ao motorista e passageiros. Conheça os melhores acessórios para carro em nossa matéria completa sobre o assunto.

Cobertura de carro extra

Aqui, o motorista segurado tem direito a um carro extra caso seu veículo esteja parado no mecânico ou sem condições de funcionamento. O seguro que dá direito a um carro extra tem uma das coberturas exclusivas e caras do Brasil.

Cobertura da higienização do Veículo

A cobertura da higienização costuma ser adotada após o veículo passar por uma enchente.

Baixe já o app Zul+ e tenha o contato de sua seguradora no seu celular quando precisar!