O Zul+ acaba de estrear uma grande novidade no Rio Grande do Sul. De agora em diante, os motoristas gaúchos também podem consultar e pagar IPVA, Multas e Licenciamento do seu carro direto no app. Tudo de maneira simples, rápida e muito segura, com a possibilidade de pagamento à vista via Pix e parcelamento em até 12x no cartão de crédito.

O app Zul+ já estava disponível no Rio Grande do Sul com serviços como: solicitar a tag de pedágio, pagar o combustível com Shell Box, ver o valor de mercado do seu veículo, adicionar manutenções realizadas, localizar concessionárias e estacionamentos da rede Estapar e pesquisar seguradoras, entre outros. Com mais essa funcionalidade, o aplicativo fica muito mais completo.

Para André Brunetta, Diretor de Inovação e Digital da Estapar, a ampliação dos serviços no Rio Grande do Sul é mais um importante passo para a plataforma se tornar referência entre os motoristas brasileiros quando o assunto é carro. “Esperamos simplificar o pagamento de IPVA, Multas e Licenciamento para muitos gaúchos. Em breve, levaremos essas e novas soluções para mais Estados ao redor do país”, afirma.

A seguir, veja como pagar tributos no Rio Grande do Sul pelo Zul+, começando pelo vídeo abaixo sobre IPVA 2023:

Como pagar tributos no RS pelo Zul+?

Para pagar o IPVA, Multas e Licenciamento pelo Zul+ veja o passo a passo a seguir:

  1. Baixe o app Zul+ no seu iPhone ou Android;
  2. Faça seu cadastro;
  3. Clique em “IPVA, Multas e Licenciamento”;
  4. Informe o Renavam do veículo e consulte o valor;
  5. Selecione se você deseja pagar os tributos à vista no Pix ou em até 12x no cartão de crédito;
  6. Deslize o dedo para pagar.

O que acontece se eu não pagar o IPVA RS?

Se você não pagar o IPVA, não consegue licenciar seu carro. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

No Rio Grande do Sul, o pagamento do IPVA após o vencimento é acrescido de multa moratória de 0,334% do valor do tributo, por dia de atraso, até o limite de 20%. Após o 60º dia do vencimento do imposto, o débito é inscrito em dívida ativa, momento em que são acrescidos mais 5%, totalizando 25% de multa moratória.

Além disso, após a inscrição em dívida ativa, o débito pode ser encaminhado ao cartório de protestos e aos serviços de proteção ao crédito, tais como Serasa, Boa Vista etc., o que implicará nas despesas com as taxas destas instituições.

Ao deixar de pagar o IPVA no prazo previsto, inicia-se também o processo de cobrança do valor por meio do envio da Notificação de Lançamento ao devedor, que é publicada no Diário Oficial do Estado e enviada ao endereço cadastrado do contribuinte e proprietário do veículo.

O que acontece se eu não pagar o licenciamento?

Como já informado alguns parágrafos acima, conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Além disso, carro não licenciado pode ser apreendido se oferecer algum risco à segurança. A diferença agora é que, de acordo com a lei 14.299/21, sancionada em outubro de 2021, o condutor terá o veículo liberado – em uma primeira autuação – mediante o pagamento da taxa no momento da blitz. Ou seja, você pode pagar o licenciamento na hora, de forma online, por aplicativo.

Mas se o seu carro for retido, também é necessário pagar os custos relacionados à apreensão, incluindo guinchamento e diárias no pátio do departamento de trânsito local, assim como outras pendências (multas e IPVA).

Qual a diferença entre IPVA e licenciamento?

A principal diferença entre IPVA e licenciamento é que o IPVA se trata de um tributo estadual. Já o licenciamento se refere a uma taxa administrativa para renovação do documento do veículo.

Enquanto o IPVA varia de acordo com o valor de mercado do automóvel, o licenciamento tem o mesmo valor para todos os veículos da mesma categoria.