A Zona Azul Digital é o sistema de estacionamento rotativo da cidade de São Paulo. O modelo promove a rotatividade das vagas públicas para veículos na capital paulista. Para estacionar, o motorista paulistano deve comprar e ativar o chamado Cartão Azul Digital, mais conhecido como CAD.
O CAD é o crédito eletrônico que possibilita o condutor utilizar o estacionamento rotativo e pode ser encontrado nos aplicativos Zul+ e Nova Zona Azul ou em Pontos de Venda credenciados (PDV), como bancas de jornal e comércios em geral.
Implementada com o objetivo de democratizar o uso dos espaços públicos, a capital paulista foi a primeira cidade no Brasil a adotar a política de estacionamento rotativo. Após 41 anos de sua criação, São Paulo foi também a primeira cidade a evoluir para o modelo digital de pagamento de rotativo. A partir de 2016, o serviço pôde ser acessado através de aplicativos de celulares.
O modelo eletrônico oferece maior praticidade, segurança e conforto ao motorista na hora de estacionar. Além disso, o sistema digital colabora com a fiscalização da prefeitura, que permite que menos erros ocorram.
Zona Azul Digital em São Paulo
O estacionamento rotativo de São Paulo passou por uma fase de modernização em 2016 quando a prefeitura autorizou o uso da tecnologia para acessar o serviço através do decreto n° 57.115.
Confira a seguir as principais informações sobre a Zona Azul Digital.
Quanto custa e por quanto tempo vale a Zona Azul de São Paulo?
O valor de 1 Cartão Azul Digital (CAD) em São Paulo é de R$ 6,67 desde janeiro de 2025.
1. Onde é obrigatório ativar o CAD?
A regra que vale para a maioria das vagas é: 1 CAD para 1 hora e 2 CADs para 2 horas. No entanto, as regras de utilização da Zona Azul em São Paulo variam de acordo com o dia, o horário e a região da cidade. Dependendo da situação, elas podem ser diferentes. Por esse motivo, é recomendado sempre olhar a placa de sinalização da Zona Azul na hora de estacionar. Nela, o motorista poderá observar as regras específicas daquele local.
2. Em quais dias a Zona Azul deve ser ativada?
A Zona Azul Digital funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h. A parada é livre aos domingos e feriados, com exceção das vagas em áreas especiais (Praça Charles Miller, Parque da Aclimação e Rua da Cantareira/Mercado Municipal).
Leia mais em “Zona Azul funciona hoje?”
3. Qual o app oficial de Zona Azul em São Paulo?
O app Zul+, a plataforma digital da Estapar, é o app oficial da Zona Azul Digital de São Paulo. O download é gratuito para aparelhos Android e iOS. Clique aqui para baixar.
4. Como usar o app da Zona Azul?
É muito simples comprar créditos da Zona Azul pelo app Zul+. Veja o passo a passo:
- Baixe o Zul+ nas plataformas digitais Google Play ou App Store;
- Cadastre o seu veículo;
- Escolha uma forma de pagamento;
- No momento do estacionamento, o app vai apresentar um mapa baseado na localização do GPS do seu celular e indicará a área onde o veículo se encontra;
- Escolha a regra de horário em que você se encaixa;
- Confirme o pagamento,
- Pronto! Você já está de acordo com as regras de trânsito da cidade.
5. Por quanto tempo é possível utilizar uma mesma vaga de Zona Azul?
É permitido usar 1 ou no máximo 2 CADs para permanecer estacionado na mesma vaga, a depender da regra do local. O tempo de estacionamento pode ser prorrogado diretamente pelo app Zul+.
6. É preciso deixar um comprovante no painel do carro?
Não. A CET passou a fiscalizar os carros estacionados com tecnologia digital capaz de fazer leitura das placas. Assim, o sistema é capaz de identificar veículos que acionaram o sistema de Zona Azul ou não.
7. Estacionar em vaga de Zona Azul sem ativar o Cartão Azul Digital é infração de trânsito?
Sim. Carros estacionados em áreas de Zona Azul sem a devida ativação da Zona Azul Digital podem ser punidos com notificação de infração grave (5 pontos na carteira e multa R$ 195,23) e medida administrativa (guinchamento). A punição também vale para os veículos que ultrapassarem o período de estacionamento.
8. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida têm isenção de Zona Azul?
Não. As regras de Zona Azul são para todos e, inclusive, para vagas especiais reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Leia: “Como funciona a isenção de rodízio para PcD em SP”
O app número 1 para quem dirige
Baixe o Zul+, o app número 1 para quem dirige. Com a plataforma digital da Estapar você tem acesso ao conteúdo da revista Quatro Rodas, cotação e contratação de seguro auto, tag que funciona em todos os pedágios do Brasil sem mensalidade e também pagamento da Zona Azul na cidade de São Paulo e em outros 12 municípios paulistas: Americana, Araraquara, Jacareí, Limeira, Mogi das Cruzes, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté e São João da Boa Vista.
Além do estacionamento rotativo, o Zul+ oferece pagamento de IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes, acesso ao CRLV Digital, cotação e contratação de seguro auto, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em aeroportos e arenas, entre outros. O app já conta com mais de 6 milhões de usuários em todo o Brasil.