A Zona Azul Digital é o sistema de estacionamento rotativo da cidade de São Paulo. O modelo promove a rotatividade das vagas públicas para veículos na capital paulista. Para estacionar, o motorista paulistano deve comprar e ativar o chamado Cartão Azul Digital, mais conhecido como CAD.

O CAD é o crédito eletrônico que possibilita o condutor utilizar o estacionamento rotativo e pode ser encontrado nos aplicativos Zul+ e Nova Zona Azul ou em Pontos de Venda credenciados (PDV), como bancas de jornal, lanchonetes e outros comércios.

transito avenida paulista a noite
A Zona Azul Digital surge como solução de estacionamento contribuindo para a mobilidade da cidade de São Paulo.

Implantada com o objetivo de democratizar o uso dos espaços públicos, a capital paulista foi a primeira cidade no Brasil a adotar a política de estacionamento rotativo. Após 41 anos de sua criação, São Paulo foi também a primeira cidade a implementar o modelo digital de pagamento de rotativo. A partir de 2016, o serviço pôde ser acessado através de aplicativos de celulares.

O modelo eletrônico oferece maior praticidade, segurança e conforto ao motorista na hora de estacionar. Além disso, o sistema digital colabora com a fiscalização da prefeitura, que permite que menos erros ocorram.

Acesse nosso post sobre o que é o estacionamento rotativo para entender como funciona a Zona Azul no Brasil e no mundo.

Antes do digital

Antes de São Paulo adotar o sistema digital de estacionamento rotativo, existia o modelo tradicional de talões de papel que nasceu com o decreto °11.661 em 30 de dezembro de 1974 devido à crescente demanda por vagas de estacionamento. Dessa forma, a prefeitura recebeu permissão para explorar o estacionamento em ruas e avenidas públicas da cidade.

No ano seguinte, em 1975, a Prefeitura Municipal de São Paulo criou 5.000 vagas de estacionamento rotativo, e, assim, nasceu a Zona Azul que reconfigurou o trânsito e o espaço público da cidade.

Prefeitura ou App: quem define as regras do funcionamento da Zona Azul? Acesse nosso post e descubra!

Zona Azul São Paulo

O estacionamento rotativo de São Paulo passou por uma fase de modernização em 2016 quando a prefeitura autorizou o uso da tecnologia para acessar o serviço através do decreto n° 57.115. Assim, os antigos talões de papel foram extintos na capital paulista e o motorista começou a acessar a Zona Azul pelo celular.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o rodízio de veículos da capital paulista em nossa matéria especial sobre a restrição de circulação.

Quanto custa e por quanto tempo vale a Zona Azul de São Paulo?

O valor de 1 Cartão Azul Digital em São Paulo é de R$ 6,36 e sempre terá o mesmo preço por toda a cidade independente do tempo de permanência permitido no local. Serão as placas de regulamentação de Zona Azul no local que dirão quanto tempo o CAD valerá. Ou seja, o mesmo crédito de R$ 6,36 vale 1h nas vagas de estacionamento da Rua Oscar Freire e 2h nas vagas do Parque Ibirapuera, por exemplo.

trânsito avenida paulista são paulo
Na maior parte de São Paulo, as vagas de Zona Azul são de alta rotatividade devido ao alto número de carros nas ruas e avenidas da cidade.

Pontos de Venda Credenciados

Caso você seja um motorista que não tenha o aplicativo, você ainda consegue estacionar na Zona Azul Digital. Basta comprar o CAD em um Ponto de Venda credenciado, como bancas, lanchonetes, restaurantes e outros pequenos comércios. Em geral, os PDVs estão localizados próximos às vagas de estacionamento.

Veja como funciona a Zona Azul Digital de São Paulo nos dias de feriado.

Quantas vagas existem na Zona Azul São Paulo?

Em mais de quatro décadas de operação, o número de vagas aumentou de 5.000, em 1975, para 54.678 vagas em 2024, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Elas são divididas em cinco categorias de estacionamento e a quantidade de vagas ofertadas está relacionada com a demanda por cada categoria.

Zona Azul Digital São Paulo Quantidade de vagas
Vagas comuns ou convencionais 48.169
Vagas especiais reservadas para idosos a partir de 60 anos de idade – Vaga Idoso 2.839
Vagas para caminhão, caminhonete e veículo misto 2.431
Vagas especiais reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – DeFis 1.168
Vagas para veículo de Fretamento 71

Onde elas estão?

As vagas da Zona Azul Digital em São Paulo estão espalhadas pela cidade, com o objetivo de atender todas as regiões da capital paulista.

De acordo com a CET, 29% das vagas estão na região Central, 26% na região Oeste, 25% na região Leste, 17% na região Sul e 3% na região Norte.

Regras de utilização

As regras de utilização da Zona Azul em São Paulo variam de acordo com o dia, o horário e a região da cidade. Dependendo da situação, elas podem ser diferentes. Por esse motivo, é fundamental olhar a placa de sinalização da Zona Azul na hora de estacionar. Nela, você poderá observar as regras específicas daquele local.

A principal regra do estacionamento rotativo de São Paulo é que sempre que houver uma placa de “Cartão Azul Obrigatório”, é necessário comprar e ativar o CAD ao estacionar o veículo.

Além disso, o motorista pode ativar 1 CAD e renovar por mais uma vez em sequência para a mesma vaga. Ou seja, o usuário pode utilizar até 2 CADs para estacionar seu veículo. Após o fim do segundo cartão digital, ele deve retirar seu carro da vaga e só poderá utilizar novamente o serviço se parar em outro local.

Regra Geral

Quando a placa de sinalização de Zona Azul não indicar o tempo de permitido de estacionamento na vaga, isso significa que 1 CAD equivale a 1 hora de permanência.

De acordo com dados da CET, houve um aumento de mais de 38 mil vagas de Zona Azul desde sua criação em 1975 até 2019.

A regra vale para a maioria das vagas espalhadas pela cidade. Além disso, vale também para as vagas especiais reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e veículos de fretamento.

Caso o tempo do cartão expire ou o veículo não ative o cartão rotativo digital, o motorista será autuado. Veja tudo o que você precisa saber sobre a multa de Zona Azul em São Paulo aqui.

Bolsão Caminhão

A regra para estacionamento de caminhões, caminhonetes e veículos mistos fala que 1 CAD equivale a 30 minutos, e 2 CADs equivalem a 1 hora.

Quando este tipo de veículo utilizar outras vagas da Zona Azul Digital ou estacionar no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa e da Rua Eurípedes Simões de Paula, o tempo de validade é o mesmo da regra geral.

Áreas especiais de Zona Azul

Em algumas regiões específicas da cidade de São Paulo, foram estabelecidas regras especiais para o funcionamento do estacionamento rotativo com o objetivo de atender necessidades diferentes do comum.

Parques Ibirapuera e da Aclimação

No Parque do Ibirapuera e no Parque da Aclimação, 1 CAD equivale a 2 horas, sendo que o tempo máximo permitido na mesma vaga é de 4 horas. A regra foi particularizada porque os parques são locais onde as pessoas vão para praticar atividades físicas e de lazer. Entrou em consenso que a demanda por parte dos motoristas seria de mais horas de estacionamento.

Praça Charles Miller

Na Praça Charles Miller, 1 CAD equivale a 3 horas, e o tempo máximo de permanência é de 6 horas. A regra foi adaptada devido ao lugar ser considerado um ponto turístico e de lazer da cidade de São Paulo por conta do Museu do Futebol e do Estádio do Pacaembú.

Mercado da Cantareira

Além desses dois locais, o Mercado da Cantareira, mais conhecido como Mercadão, também possui uma regra específica em seu estacionamento rotativo. Lá, 1 CAD equivale a 1 hora, assim como a regra geral. No entanto, a Zona Azul opera todos os dias da semana, inclusive aos domingos. Seu horário de funcionamento é das 7h às 18h. O mercado municipal é considerado como um ponto turísticos e comércio de alimentos com grande circulação.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da mobilidade urbana? Siga o Zul Digital no Instagram e no Facebook.