A Zona Azul Digital é o sistema de estacionamento rotativo da cidade de São Paulo. O modelo promove a rotatividade das vagas públicas para veículos na capital paulista. Para estacionar, o motorista paulistano deve comprar e ativar o chamado Cartão Azul Digital, mais conhecido como CAD.
O CAD é o crédito eletrônico que possibilita o condutor utilizar o estacionamento rotativo e pode ser encontrado nos aplicativos Zul+ e Nova Zona Azul ou em Pontos de Venda credenciados (PDV), como bancas de jornal, lanchonetes e outros comércios.
Implantada com o objetivo de democratizar o uso dos espaços públicos, a capital paulista foi a primeira cidade no Brasil a adotar a política de estacionamento rotativo. Após 41 anos de sua criação, São Paulo foi também a primeira cidade a implementar o modelo digital de pagamento de rotativo. A partir de 2016, o serviço pôde ser acessado através de aplicativos de celulares.
O modelo eletrônico oferece maior praticidade, segurança e conforto ao motorista na hora de estacionar. Além disso, o sistema digital colabora com a fiscalização da prefeitura, que permite que menos erros ocorram.
Acesse nosso post sobre o que é o estacionamento rotativo para entender como funciona a Zona Azul no Brasil e no mundo.
Antes do digital
Antes de São Paulo adotar o sistema digital de estacionamento rotativo, existia o modelo tradicional de talões de papel que nasceu com o decreto °11.661 em 30 de dezembro de 1974 devido à crescente demanda por vagas de estacionamento. Dessa forma, a prefeitura recebeu permissão para explorar o estacionamento em ruas e avenidas públicas da cidade.
No ano seguinte, em 1975, a Prefeitura Municipal de São Paulo criou 5.000 vagas de estacionamento rotativo, e, assim, nasceu a Zona Azul que reconfigurou o trânsito e o espaço público da cidade.
Prefeitura ou App: quem define as regras do funcionamento da Zona Azul? Acesse nosso post e descubra!
Zona Azul São Paulo
O estacionamento rotativo de São Paulo passou por uma fase de modernização em 2016 quando a prefeitura autorizou o uso da tecnologia para acessar o serviço através do decreto n° 57.115. Assim, os antigos talões de papel foram extintos na capital paulista e o motorista começou a acessar a Zona Azul pelo celular.
Quanto custa e por quanto tempo vale a Zona Azul de São Paulo?
O valor de 1 Cartão Azul Digital em São Paulo é de R$ 6,36 e sempre terá o mesmo preço por toda a cidade independente do tempo de permanência permitido no local. Serão as placas de regulamentação de Zona Azul no local que dirão quanto tempo o CAD valerá. Ou seja, o mesmo crédito de R$ 6,36 vale 1h nas vagas de estacionamento da Rua Oscar Freire e 2h nas vagas do Parque Ibirapuera, por exemplo.
Pontos de Venda Credenciados
Caso você seja um motorista que não tenha o aplicativo, você ainda consegue estacionar na Zona Azul Digital. Basta comprar o CAD em um Ponto de Venda credenciado, como bancas, lanchonetes, restaurantes e outros pequenos comércios. Em geral, os PDVs estão localizados próximos às vagas de estacionamento.
Veja como funciona a Zona Azul Digital de São Paulo nos dias de feriado.
Quantas vagas existem na Zona Azul São Paulo?
Em mais de quatro décadas de operação, o número de vagas aumentou de 5.000, em 1975, para 54.678 vagas em 2024, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Elas são divididas em cinco categorias de estacionamento e a quantidade de vagas ofertadas está relacionada com a demanda por cada categoria.
Zona Azul Digital São Paulo | Quantidade de vagas |
---|---|
Vagas comuns ou convencionais | 48.169 |
Vagas especiais reservadas para idosos a partir de 60 anos de idade – Vaga Idoso | 2.839 |
Vagas para caminhão, caminhonete e veículo misto | 2.431 |
Vagas especiais reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – DeFis | 1.168 |
Vagas para veículo de Fretamento | 71 |
Onde elas estão?
As vagas da Zona Azul Digital em São Paulo estão espalhadas pela cidade, com o objetivo de atender todas as regiões da capital paulista.
De acordo com a CET, 29% das vagas estão na região Central, 26% na região Oeste, 25% na região Leste, 17% na região Sul e 3% na região Norte.
Regras de utilização
As regras de utilização da Zona Azul em São Paulo variam de acordo com o dia, o horário e a região da cidade. Dependendo da situação, elas podem ser diferentes. Por esse motivo, é fundamental olhar a placa de sinalização da Zona Azul na hora de estacionar. Nela, você poderá observar as regras específicas daquele local.
A principal regra do estacionamento rotativo de São Paulo é que sempre que houver uma placa de “Cartão Azul Obrigatório”, é necessário comprar e ativar o CAD ao estacionar o veículo.
Além disso, o motorista pode ativar 1 CAD e renovar por mais uma vez em sequência para a mesma vaga. Ou seja, o usuário pode utilizar até 2 CADs para estacionar seu veículo. Após o fim do segundo cartão digital, ele deve retirar seu carro da vaga e só poderá utilizar novamente o serviço se parar em outro local.
Regra Geral
Quando a placa de sinalização de Zona Azul não indicar o tempo de permitido de estacionamento na vaga, isso significa que 1 CAD equivale a 1 hora de permanência.
De acordo com dados da CET, houve um aumento de mais de 38 mil vagas de Zona Azul desde sua criação em 1975 até 2019.
A regra vale para a maioria das vagas espalhadas pela cidade. Além disso, vale também para as vagas especiais reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e veículos de fretamento.
Caso o tempo do cartão expire ou o veículo não ative o cartão rotativo digital, o motorista será autuado. Veja tudo o que você precisa saber sobre a multa de Zona Azul em São Paulo aqui.
Bolsão Caminhão
A regra para estacionamento de caminhões, caminhonetes e veículos mistos fala que 1 CAD equivale a 30 minutos, e 2 CADs equivalem a 1 hora.
Quando este tipo de veículo utilizar outras vagas da Zona Azul Digital ou estacionar no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa e da Rua Eurípedes Simões de Paula, o tempo de validade é o mesmo da regra geral.
Áreas especiais de Zona Azul
Em algumas regiões específicas da cidade de São Paulo, foram estabelecidas regras especiais para o funcionamento do estacionamento rotativo com o objetivo de atender necessidades diferentes do comum.
Parques Ibirapuera e da Aclimação
No Parque do Ibirapuera e no Parque da Aclimação, 1 CAD equivale a 2 horas, sendo que o tempo máximo permitido na mesma vaga é de 4 horas. A regra foi particularizada porque os parques são locais onde as pessoas vão para praticar atividades físicas e de lazer. Entrou em consenso que a demanda por parte dos motoristas seria de mais horas de estacionamento.
Praça Charles Miller
Na Praça Charles Miller, 1 CAD equivale a 3 horas, e o tempo máximo de permanência é de 6 horas. A regra foi adaptada devido ao lugar ser considerado um ponto turístico e de lazer da cidade de São Paulo por conta do Museu do Futebol e do Estádio do Pacaembú.
Mercado da Cantareira
Além desses dois locais, o Mercado da Cantareira, mais conhecido como Mercadão, também possui uma regra específica em seu estacionamento rotativo. Lá, 1 CAD equivale a 1 hora, assim como a regra geral. No entanto, a Zona Azul opera todos os dias da semana, inclusive aos domingos. Seu horário de funcionamento é das 7h às 18h. O mercado municipal é considerado como um ponto turísticos e comércio de alimentos com grande circulação.
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