A revisão do carro e o check-up do veículo são essenciais para quem vai pegar a estrada. Viajar com o carro pode ser muito divertido, no entanto, é preciso planejamento. Afinal, ninguém quer “ficar na mão” no meio da rodovia.

O que deve ser revisado no veículo antes de viajar?

O mais recomendável, em todos os casos, é a realização da manutenção preventiva. Para evitar qualquer contratempo, você deve sempre respeitar as revisões periódicas do seu veículo indicadas no manual do carro. Ou seja, o check-up do carro começa muito antes de viajar.

No entanto, essas revisões nem sempre estão em dia. E, por falta de conhecimento do funcionamento do seu próprio carro, muitos motoristas ficam na dúvida do que pode ou não apresentar problemas durante a viagem.

Dessa maneira, a equipe do Zul+ traz uma lista de cuidados práticos de manutenção e check-up que você pode adotar imediatamente.

É importante alertar que as dicas a seguir não substituem uma revisão completa do veículo em uma oficina mecânica ou concessionária. Elas também não levam em conta as especificidades do seu carro e servem mais para orientar você sobre a importância da manutenção preventiva para o pleno funcionamento do automóvel.

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O que checar no veículo antes de viajar?

Além de encher o tanque para não ficar sem gasolina no meio da estrada, é importante você checar algumas outras partes do seu carro. Vale lembrar que os postos de combustíveis não são locais recomendados para a manutenção do veículo. Para realizar uma revisão correta, leve seu carro a uma oficina mecânica.

1) Pneus (não esquecer o do estepe)

homem segura pneu

Os pneus não são simples borrachas. Eles desempenham função fundamental em um veículo já que são a única parte de contato entre a estrutura do automóvel com o asfalto – daí sua importância.

O primeiro cuidado a se tomar com os pneus é a calibragem. Ela deve ser realizada a cada duas semanas respeitando a pressão indicada pelo manual do veículo. Porém, antes de uma viagem, é recomendável calibrá-los novamente, incluindo o pneu reserva do estepe.

Com pneus calibrados, o atrito do carro com o solo é menor do que com eles murchos. Assim, a calibragem também ajuda você a economizar combustível, já que o motor do seu carro precisa gerar menos força para fazer o veículo se movimentar.

O segundo ponto de atenção é verificar o limite de segurança na banda de rodagem do pneu. Ele é um indicador que mostra o desgaste da borracha e fica entre na parte do pneu que tem contato com o solo, entre os chamados “sulgos”.

Caso a profundidade seja inferior a 1,6mm, o pneu será considerado careca e sua troca é fundamental para a segurança de todos os passageiros.

Uma forma prática e bem comum de medir a profundidade do pneu é encaixar uma moeda de R$1,00 próxima a esse indicador. Caso a borda dourada não apareça, o pneu ainda pode ser utilizado. No entanto, se a parte dourada ficar visível é recomendada a troca do pneu o quanto antes.

Para cada carro, um tipo de pneu. Entenda as diferenças entre os pneus existentes no mercado e descubra qual o melhor tipo para o seu veículo.

2) Kit do estepe (triângulo, macaco e chave de roda)

Todo mundo tem alguma história de quando o pneu do carro furou no meio de uma viagem. Dependendo do lugar, vão existir buracos e alguns objetos cortantes (como pedaços de madeira, vidros, parafusos e peças de outros veículos) no meio da pista. Portanto, o melhor a fazer é estar preparado para o pior.

Antes de viajar, não basta só verificar se o kit do estepe está ali escondido no fundo porta-malas do veículo. É preciso saber como ele funciona. Não adianta ter o macaco, a chave de roda e o triângulo em mãos e não saber como utilizá-los.

Por isso, é importante que você tire o kit do estepe para fora do carro e simule uma troca de pneus. Aprender como utilizar o macaco e a chave de roda é imprescindível pra quem dirige. Assim, quando precisar usá-los de verdade, você não dependerá de ninguém.

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3) Óleo do motor

mecanico faz a troca de oleo do motor de um carro

O óleo do motor é outro componente importante para o funcionamento do carro. Ele lubrifica as peças internas do motor, reduzindo o atrito entre elas. O óleo velho gera o desgaste excessivo desses componentes e pode acabar fundindo o motor.

Em geral, a troca do óleo deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses. Nesse caso, o que ocorrer primeiro determina a renovação.

4) Alinhamento e balanceamento das rodas

O carro desalinhado ou desbalanceado pode ser muito perigoso na estrada. Se o volante do seu veículo começar a trepidar assim que você alcança uma velocidade alta, está mais que na hora de ir até uma oficina mecânica realizar o alinhamento e balanceamento do carro.

Dirigir com um desequilíbrio entre os eixos gera menor controle sobre a direção, o que aumenta as chances de um grave acidente. Além disso, um carro desalinhado aumenta o desgaste dos pneus de maneira expressiva.

A recomendação é realizar o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados independentemente do modelo do seu carro.

5) Luzes, faróis e lanternas

carro com farol queimado

Checar os faróis e lanternas do carro é essencial em qualquer situação. Além da iluminação durante a noite, o que garante segurança para os passageiros do veículo, as luzes servem também para se comunicar com outros motoristas.

Por exemplo, ao pisar no freio, a farol na traseira informa imediatamente para o condutor que vem atrás que é preciso reduzir a velocidade. Ao acionar a seta, você comunica que pretende mudar de faixa. E, ao dar farol alto para o carro à frente, você indica que deseja realizar uma ultrapassagem.

Dessa maneira, as luzes, faróis e lanternas são fundamentais para se posicionar na via e fazer com que seja notado pelos outros motoristas.

Portanto, verifique se todos os faróis, setas e outras luzes estão funcionando e colabore na prevenção de acidentes que ocorrem por falta de visibilidade ou comunicação no trânsito.

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